> >
Coronavírus: paciente com sintoma de gripe vai ser investigado no ES

Coronavírus: paciente com sintoma de gripe vai ser investigado no ES

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai fazer levantamento para definir nível de transmissão da doença no Estado

Publicado em 17 de março de 2020 às 11:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagem do novo coronavírus analisado em laboratório: pacientes vão ser testados por amostragem. (Freepik)

Diante do surgimento de mais casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decidiu realizar uma "investigação sentinela". Trata-se de uma medida que visa identificar pacientes com quadro gripal - febre e sintomas respiratórios - que não relatam contato com pessoas contaminadas, nem viagem ao exterior.

A investigação será feita em unidades de saúde,  por amostragem, pelas próximas três semanas.  O secretário Nésio Fernandes, que preferiu não relacionar os locais que serão monitorados, disse que ao final do período será capaz de definir o nível de transmissão do coronavírus no Estado. 

A ideia é verificar se o Espírito Santo vai chegar à fase de transmissão comunitária sustentada - quando não é mais possível estabelecer de quem partiu a contaminação - ou se permanecerá no nível local, em que uma pessoa é infectada em contato direto com outra aqui no Estado. 

"Se a gente reconhecer a transmissão comunitária, serão mantidas as medidas já adotadas e uma série de outras precisarão ser implementadas. Se não, as decisões de agora poderão ser revistas", explicou Nésio Fernandes. 

Este vídeo pode te interessar

O surgimento dos novos casos - agora são oito confirmados no Espírito Santo - inclusive foi o que motivou o governo a suspender as aulas na rede pública estadual e recomendar que a mesma medida fosse adotada pelos municípios e pelas escolas particulares. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais