Coronavírus no ES: Casagrande faz novo pronunciamento

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou ao vivo sobre o coronavírus no Estado; veja o que foi dito

Publicado em 28/04/2020 às 18h39
Atualizado em 28/04/2020 às 18h55

18:51

Agradecimentos

"É um dia com notícias ruins, mas que reafirmamos o nosso compromisso em proteger vidas, com as pessoas mais vulneráveis. Mais uma vez agradecido à população que tem colaborado com a gente. É uma tarefa não só do governo, mas o isolamento social é uma tarefa de todos individualmente. Obrigado a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente desse trabalho. Serviço público tem um papel fundamental, e às vezes é discriminado. Vamos juntos administrar essa crise profunda no mundo todo. Vamos de mãos dadas ultrapassar essas dificuldades. Obrigado e boa noite a todos".


18:48

"Vida humana em primeiro lugar"

"A vida humana está em primeiro lugar. Se colaborarmos, podemos avançar na atividade econômica. Mas se não colaborarmos, não temos como avançar. A preservação da vida e a atividade econômica não são antagônicas. Em primeiro lugar, a vida. É bom que a gente compreenda isso, não tem segredo para conviver com o coronavírus. Como não tem vacina e não tem tratamento, vamos diminuir a interação. Precisamos de um percentual de isolamento. Por isso peço ajuda de vocês para dar um passo adiante".


18:47

Abertura do comércio

"A possibilidade de abrir o comércio não pode reduzir o isolamento. Só poderemos, de fato, caminhar para de fato abrir o comércio se a gente conseguir isolar, se as pessoas pararem de interagir. Precisamos de 55% de isolamento. Só podemos dar o passo para abertura de atividade econômica se atividade de lazer for paralisada. Alcançar o isolamento social é tarefa de cada um de nós, capixabas. Podemos dar passo adiante, mas não podemos correr o risco de perder vidas sem assistência".


18:44

Reunião com novo ministro da Saúde

"É preciso reconhecer que não temos preparação definitiva. Não podemos dizer que o sistema de saúde não vai colapsar. O vírus é muito agressivo. Não conseguimos comprar respiradores. Até agora conseguimos comprar 60, que serão entregues totalmente até julho. Na quinta-feira (30), teremos uma reunião com o ministro da Saúde. Quero tratar com ele de dois temas, assim como os outros governadores devem tratar. Falei com ele hoje sobre a questão dos respiradores, pedi um planejamento para nós e para todos os Estados. Vou tratar desse tema com ele e vou falar do credenciamento de leitos. Governo Federal tem nos ajudado, mas precisamos credenciar mais leitos para coronavírus e outras enfermidades. O Sistema Único de Saúde financia em torno de 23% da saúde. 77% é financiado por nós, pela população capixaba. Estamos preparados para esta fase. Se houver crescimento da pandemia no Estado, isso não nos assegura".


18:43

Isolamento social

"O isolamento social continua sendo importantíssimo. Tendo que se mobilizar, se movimentar: mantenha a distância entre as outras pessoas que você encontra, que precisa conversar. Use uma barreira, que é a máscara. Proceda com todas as necessidades de higiene. Isso é muito importante. Isole as pessoas do grupo de risco. Você, se é do grupo de risco, se mantenha isolado. Isolamento de todos nós que pudermos ficar isolados é fundamental. Por enquanto, o sistema de saúde continua com as condições no atendimento. Nos preparamos para atender, neste momento, um número de leitos significativo. Mas não podemos afirmar que será suficiente, porque não cuidamos só do coronavírus".


18:40

Números no Brasil e no ES

"Este é um dia muito triste, com notícias ruins em torno da pandemia do coronavírus. No Brasil, foram 474 pessoas que perderam a vida. O recorde, infelizmente, no Espírito Santo também. 14 pessoas perderam a vida. Esses dados têm demonstrado o crescimento da pandemia e do contágio. Temos reafirmado e estamos novamente reafirmando: não temos vacina e não temos tratamento. Só temos uma maneira de administrar o sistema de saúde para que nem todas as pessoas sejam contaminadas ao mesmo tempo. Estamos vendo que o número do contágio tem aumentado. De ontem para hoje, mais de 200 pessoas foram testadas positivamente".

Coronavírus: vírus causa grave infecção no corpo
Coronavírus. Crédito: Radoslav Zilinsky/Getty Images

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.