> >
Comerciantes reclamam de mudança na sinalização em Jardim da Penha

Comerciantes reclamam de mudança na sinalização em Jardim da Penha

Na rua Aristóbulo Barbosa Leão foram instaladas placas de "proibido estacionar" ao longo da via e próximos dos centros comerciais, o que segundo os comerciantes, está trazendo um enorme prejuízo já que os clientes não tem mais onde parar seus veículos

Publicado em 29 de julho de 2019 às 23:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A empresária Mariana Fiorini afirma que as vendas caíram 70% depois da implantação das placas. (José Carlos Schaeffer)

Comerciantes da rua Aristóbulo Barbosa Leão, em Jardim da Penha, Vitória, estão insatisfeitos com uma mudança na sinalização do local feita pela prefeitura a cerca de um mês. Foram instaladas placas de “proibido estacionar” ao longo da via e próximos dos centros comerciais, o que segundo eles, está trazendo um enorme prejuízo, já que os clientes não tem mais onde parar seus veículos.

A empresária Mariana Fiorini, que possui uma loja de roupas na região, questiona a mudança feita pela administração municipal. Ela diz que as placas começaram a ser instaladas na rua no mês passado, mas que na última quinta-feira (25), a sinalização também foi implantada próximo às lojas.

A comerciante diz que o movimento caiu cerca de 70%. “Eu estou aqui há três anos, mas tem lojista com 20 anos aqui na região e nunca foi proibido estacionar. E aí do nada eles colocam as placas? Nosso movimento caiu coisa de 60 a 70%”, disse.

Comerciantes reclamam de mudança na sinalização em Jardim da Penha

A queda no movimento se acentuou no último sábado, quando a empresária disse ter vendido apenas R$ 69 reais em produtos. A justificativa é a falta de local para estacionar, segundo ela. “Em um sábado normal eu vendo de 1500 a 2000 reais. Em um sábado vender 70 reais? Com certeza porque as pessoas não podem parar pra estacionar. É um absurdo”, reclamou.

O problema é relatado por outros comerciantes da região. Também dona de uma loja de roupas, a empresária Fabiana de Souza confirma a queda no movimento e relata a dificuldade em não ter vagas para os clientes. “Na minha loja as vendas caíram 70%, porque a pessoa passa direto, ela não tem como parar. Todos estão sendo muitos prejudicados”, relatou.

Nesta segunda-feira (29) placas haviam sido retiradas. Questionada, prefeitura não informou a autoria e o porquê. (José Carlos Schaeffer)

Nesta segunda-feira (29), algumas placas de “proibido estacionar” foram retiradas das proximidades das lojas localizadas na rua. Os comerciantes comemoraram, mas dizem não saber se a mudança é permanente. Segundo Mariana, falta uma posição definitiva da prefeitura.

“A gente fica sem saber se pode estacionar ou não. Se vou acordar um dia e se minha loja vai ter estacionamento, se vai ter movimento, porque isso influencia diretamente no movimento de todas as lojas. E a prefeitura não toma uma posição. Acho que tinha que conversar com os lojistas, com os moradores e buscar uma solução boa para todo mundo. Isso não pode continuar”, destacou.

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informa que a sinalização foi feita a pedido dos próprios moradores do bairro, mas que novos estudos estão sendo feitos para a região.

Este vídeo pode te interessar

Sobre a retirada das placas nesta segunda-feira (29), a secretaria não informou a autoria e o porquê até o fechamento desta matéria. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais