> >
Afinal, a quem realmente pertence o monumento do Frade e a Freira?

Afinal, a quem realmente pertence o monumento do Frade e a Freira?

Umas das formações rochosas mais famosas do Espírito Santo, o Frade e a Freira é disputado pelos moradores de muitas cidades no Sul do ES

Publicado em 10 de junho de 2019 às 20:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Frade e a Freira. (Cacá Lima/Setur)

Uma das formações rochosas mais famosas do Espírito Santo, a Pedra do Frade e a Freira pode ser vista de diversas cidades do Sul do Estado e também por quem passa na BR101, estrada que liga Vitória ao Rio de Janeiro. São nada menos que 683 metros de altitude, o que deixa esse "casal", que virou até lenda, ainda mais imponente.

Encanto talvez seja uma das palavras que surge para quem vê o monumento. No entanto, há muita discordância, principalmente entre os moradores o Sul capixaba, sobre onde realmente fica localizado a pedra do Frade e a Freira. Cachoeiro de Itapemirim, ItapemirimVargem Alta ou mesmo Rio Novo do Sul. 

Segundo informações do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF)  a localização correta é Vargem Alta, embora a nota reconheça que o monumento está em dois municípios.

"De acordo com a Gerência de Cartografia do IDAF, a pedra do "Frade e da Freira" fica localizada no município de Vargem Alta, já que a "Pedra do Frade e a "cabeça" da Freira estão no município de Vargem Alta, apenas a parte sul do "corpo" da Freira está no município de Itapemirim", diz a nota. 

No entanto, o Instituto Estadual de Meio Ambiente, o IEMA, considera o conjunto granítico como sendo localizado em três municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta. "Em setembro de 2007, pelo decreto estadual nº 1.917-R, foi criado o Conselho do Monumento Natural o Frade e a Freira - Monaff. A região foi declarada como Patrimônio Natural Cultural, por meio da Resolução nº 07, do Conselho Estadual de Cultura, em 12 de junho de 1986", diz a nota no site do IEMA. 

O que dizem as prefeituras

Procuramos os municípios para saber como eles classificam a localização do "disputado" Frade e a Freira. A prefeitura de Vargem Alta considera que o monumento natural pertence a três cidades: Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta. Para Vargem Alta, os três municípios têm os limites em partes do Frade e a Freira. Já Cachoeiro indicou que procurássemos o IEMA para dar o veredito, e a resposta foi a mesma divisão. Itapemirim disse que a estrada até o acesso à Pousada Chalé pertence ao município. Reconhece, também, que o monumento possui uma divisão: sendo a Freira pertencente ao município de Vargem Alta e o Frade, dividido entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim.”

Soneto do poeta capixaba Benjamim Silva (1886-1954)

Diz a lenda - uma lenda que espalharam -

Que aqui, dentre os antigos habitantes,

Houve um frade e uma freira que se amaram...

Mas que Deus os perdoou lá do infinito,

E eternizou o amor dos dois amantes

Este vídeo pode te interessar

Nessas duas montanhas de granito!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais