A apuração começa com o anúncio das penalidades de cada escola. Com os descontos de cada uma estabelecidos, começam a ser lidas as notas dos jurados para nove quesitos. São eles: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegoria e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira.
Este vídeo pode te interessar
Veja ranking das escolas do Grupo Especial
Em 1º lugar: Independente de Boa Vista; 2º lugar: Mug; 3º lugar: Jucutuquara; 4º lugar: Novo Império; 5º lugar: Unidos da Piedade; 6º lugar: Imperatriz do Forte; 7º lugar: São Torquato, que caiu para o Grupo A e desfilará na sexta-feira em 2021.
Presidente da Boa Vista: "Foi um desfile marcante"
Emerson Xumbrega, presidente da Independente de Boa Vista, comemorou o título e dedicou a alguns membros da agremiação que perderam familiares recentemente. "Foi um momento único. Gostaríamos de agradecer todos os músicos, nossa comunidade, nosso povo, fizemos um grande desfile. É bicampeão! Agora é comemorar, é um alívio, sentimento de dever cumprido e muito feliz. Vamos pensar no próximo carnaval. Cariacica: filhos teus não fogem à luta jamais! Vamos para a quadra comemorar", finalizou.

Independente de Boa Vista é a grande campeã do Carnaval de Vitória
A escola também foi a melhor do Carnaval de Vitória em 2019. Com o enredo "O voo da Águia anuncia: A festa é boa, pode chegar. Ao som de uma linda sinfonia, a música capixaba celebrar!", a Boa Vista homenageou músicos e ritmos que são a cara do Espírito Santo.

"Emoção é muito grande, é gratificante", diz presidente da Andaraí
"Viemos com o intuito de unir a comunidade. Sempre quisemos unir e esse é o resultado. A gente fez um carnaval de Grupo Especial. Estávamos esperando esse resultado sim, só tivemos um problema na questão do tempo. Mas, graças a Deus, confiamos e conseguimos. Estivemos no Grupo Especial em 2018 e fizemos um excelente carnaval. Tivemos a infelicidade do carro quebrar na avenida. Na sexta-feira já têm escolas de alto nível, tradicionais. Agora vamos trabalhar mais ainda para conseguir fazer um belo carnaval no sábado. A festa vai ser em Santa Marta, e tomar cachaça", disse.

Andaraí é a campeã do Grupo A e sobe para o Grupo Especial
Com o resultado, a Andaraí, grupo de Maruípe, garantiu o acesso ao Grupo Especial. A escola trouxe como enredo um forte elemento cultural do povo brasileiro: a cachaça. De acordo com o vice-presidente da escola, Wesley, o trabalho para colocar a agremiação na avenida foi grande. "Queremos agradecer ao Toninho, sem esse 'cara' a gente não tava nem na avenida. Queria agradecer toda a comunidade de Santa Marta. Fizemos carnaval sim!", afirmou.
Começa a apuração das escolas do Grupo A
Pega no Samba, Chega Mais, Andaraí, Rosas de Ouro, Chegou o Que Faltava, Unidos de Barreiros e Mocidade da Praia disputam para ver quem sobe para o Grupo Especial e, consequentemente, passa a desfilar na sexta-feira.
Veja a ordem da pontuação das escolas do Grupo B
Em primeiro lugar, ficou a Império de Fátima com 178,70; em 2º lugar, União Jovem de Itacibá com 178; em 3º lugar, Independente de Eucalipto com 176,80; em 4º lugar, a Mocidade Serrana com 175,20 e, por último, no 5º lugar, Tradição Serrana com 174,40.
Império de Fátima é a grande vencedora do Grupo B
A escola é a campeã do Grupo B e ano que vem, já no Grupo A, desfilará na sexta-feira. De acordo com o presidente da escola, Sérgio Anderson, a emoção é grande e inexplicável. "É um ano todo na avenida treinando,. Fazer carnaval na quinta-feira não é fácil, mas a gente vem com muita garra. O ano passado tivemos um problema do carro alegórico que chegou fora do horário, e perdemos um ponto. Agora, o resultado vem para resgatar e mostrar que a Império de Fátima sabe fazer o carnaval e o lugar dela é no sábado! O resultado vem de muito amor e garra", disse.

Começa a apuração no Sambão do Povo
Com sete minutos de atraso, começou a apuração dos desfiles do Carnaval de Vitória. Gabriela Martins e Gustavo Cheluje acompanham a contagem das notas. Fazem parte do Grupo de Acesso B: Tradição Serrana, União Jovem de Itacibá, Mocidade Serrana, Independentes de Eucalipto e Império de Fátima. Ao todo, são nove quesitos — entre eles: fantasias, alegorias e enredo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.