> >
STF retira de pauta julgamento sobre royalties e ajuda o ES

STF retira de pauta julgamento sobre royalties e ajuda o ES

Julgamento da ação que poderia reduzir os royalties de Estados produtores estava marcado para o dia 29 de abril. Nova data ainda não foi informada

Publicado em 24 de abril de 2020 às 09:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 06/12/2019 - ES - Linhares - Estação de tratamento de petróleo da Petrobras Fazenda Alegre
Estação de tratamento de petróleo da Petrobras Fazenda Alegre, em Jaguaré. (Carlos Alberto Silva)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu retirar de pauta o julgamento de uma ação que poderia mudar as regras de distribuição dos royalties de petróleo. Com isso, ficam beneficiados – ao menos por enquanto – os Estados produtores de petróleo: Rio de JaneiroSão Paulo e Espírito Santo.

Segundo o jornal O Globo, o adiamento aconteceu depois de pressão de deputados cariocas e capixabas e dos governadores do Espírito Santo e Rio de Janeiro. A sessão sobre o tema estava marcada para semana que vem, dia 29 de abril.

Nesta data, o plenário da Corte decidiria se manteria ou não uma decisão liminar da ministra Cármen Lúcia de 2013, que barrou a aplicação de uma lei que prejudicaria estados produtores de petróleo ao redistribuir os recursos da exploração de óleo e gás no país.

Este vídeo pode te interessar

A suspensão do julgamento foi formalizada na noite desta quinta-feira, mas não há menção à nova data. Segundo o sistema do Supremo, a exclusão da pauta foi feita pelo presidente da Corte.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais