> >
Produção da indústria do ES cresce 0,9% em abril, aponta IBGE

Produção da indústria do ES cresce 0,9% em abril, aponta IBGE

O quadro no Estado diverge do panorama nacional, que apresentou retração de 1,3% no mesmo período. Alta capixaba é a segunda seguida

Publicado em 9 de junho de 2021 às 12:57

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Indústria, metalúrgica, siderúrgica, fábrica
Produção da indústria do ES cresce 0,9% em abril, aponta IGBE. (José Paulo Lacerda/CNI)

O Espírito Santo teve aumento de 0,9% na produção industrial no mês de abril, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seguindo a tendência apresentada no mês de março, quando cresceu 1,5%. O quadro no Estado diverge do panorama nacional, que apresentou queda de 1,3% na indústria no mês de abril.

O Estado foi o terceiro com as maiores altas do mês, perdendo apenas para o Amazonas (1,9%) e Rio de Janeiro (1,5%), com o primeiro marcando a segunda taxa positiva consecutiva e acumulando no período ganho de 11,0%; e o segundo eliminando parte da perda de 5% verificada no mês anterior.

O resultado das indústrias capixabas em comparação com o mês passado está ligado ao desempenho das indústrias de fabricação de produtos de minerais não-metálicos (+83,2%) e de fabricação de produtos alimentícios (+74,7%).

Já as indústrias extrativas (-10,8%) tiveram queda com relação a março, refletindo novamente a queda na produção de pelotas de minério de ferro, que está em patamar abaixo do observado em anos anteriores, e também da extração de petróleo e gás, abalada pela crise.

Produção industrial no ES
Produção da indústria do ES cresce 0,9% em abril. (Divulgação | IBGE)

COMPARAÇÃO COM 2020

O resultado capixaba é otimista ao comparar com abril do ano passado, por exemplo, em que houve queda abrupta de 20,4% na produção do setor industrial, que foi pressionado pelo isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.

No acumulado do ano de 2021 (janeiro-abril), em comparação com igual período de 2020, o crescimento notado na produção nacional alcançou 10 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, entre eles o Espírito Santo (1,7%).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais