> >
PF no ES prende suspeito de criar 6 CPFs para receber auxílio emergencial

PF no ES prende suspeito de criar 6 CPFs para receber auxílio emergencial

Criminoso recebeu recursos indevidamente e teve bens bloqueados pela Justiça,. Ele foi alvo também de mandado de busca e apreensão

Publicado em 26 de maio de 2021 às 11:17

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Polícia Federal prende suspeito de fraudar o auxílio emergencial
Polícia Federal prende suspeito de fraudar o auxílio emergencial. (Polícia Federal/Divulgação)

Polícia Federal deflagrou a Operação Mendacium e prendeu uma pessoa, em Guarapari, suspeita de cometer fraudes com o auxílio emergencial e de ter usado ao menos seis nomes diferentes para receber o recurso, criado, em 2020, para ajudar os mais pobres, autônomos e desempregados na crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

PF no ES prende suspeito de criar 6 CPFs para receber auxílio emergencial

A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (26) e contou com a participação de cinco homens da corporação além de dois auditores da Receita Federal. A medida visa a combater irregularidades com o benefício. Existe a suspeita ainda de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Com autorização da Justiça Federal, a operação tinha a finalidade de cumprir um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão. O suposto criminoso também teve os bens bloqueados e materiais e equipamentos apreendidos, como mídia em geral e documento falso.

O nome da operação vem do latim mentiri, que significa mentir, enganar, falsidade, falha e defeito. As investigações, segundo a PF, vão continuar com a elaboração de laudo pericial e análise dos equipamentos de mídia para verificar a participação de outros envolvidos.

ENTENDA A OPERAÇÃO

A operação apura o cometimento de crimes de falsidade ideológica, estelionato contra a União e lavagem de capitais, decorrentes do recebimento indevido do auxílio emergencial do governo federal em razão da pandemia associada à Covid-19. O investigado, de acordo com a corporação, usou  documentos, como CPFs falsos, para receber esses auxílios.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais