> >
Grande Vitória registra inflação de 0,12% em março, segundo o IBGE

Grande Vitória registra inflação de 0,12% em março, segundo o IBGE

No país, preços subiram apenas 0,07%. Por causa da pandemia, instituto mudou metologia de coleta dos dados

Publicado em 9 de abril de 2020 às 17:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alimentos puxaram a inflação para baixo em setembro
Tomate foi um dos itens que mais subiu de preço em março. (Reprodução | Pixabay)

A inflação na Grande Vitória foi de 0,12% em março em relação ao mês anterior, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No país, o indicador ficou em 0,07%, o menor resultado para o período desde o início do Plano Real.

Em março de 2019, a taxa havia sido de 0,75%. O índice acumula no ano alta de 0,53% e, nos últimos 12 meses, de 3,30%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três tiveram deflação em março.

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 3 a 30 de março de 2020 (referência) com os preços vigentes no período de 29 de janeiro a 2 de março de 2020 (base).

Em virtude da pandemia da Covid-19, o IBGE suspendeu, no dia 18 de março, a coleta presencial de preços. A partir dessa data, os preços passaram a ser coletados por outros meios, como pesquisas em sites de internet, por telefone ou e-mail.

Este vídeo pode te interessar

Na Grande Vitória, segundo a pesquisa, as principais altas foram nos itens de alimentação, como o tomate, que ficou 49,9% mais caro; a cebola (24,19%) e a manga (18,33%) mais caro.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais