> >
Acordo entre Arábia Saudita e Rússia: produção de petróleo será reduzida

Acordo entre Arábia Saudita e Rússia: produção de petróleo será reduzida

Produção em alta fez baixar o preço do barril, afetou países dependentes da commodity e petrolíferas. Esforço é para poupar o mercado de um colapso causado pela pandemia de coronavírus

Publicado em 9 de abril de 2020 às 16:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Plataforma da Petrobrás
Plataforma da Petrobras: a queda nos preços ameaçou a estabilidade de países dependentes de petróleo e forçou empresas do setor a controlar gastos. (Arquivo/André Motta de Souza/Agência Petrobras)

guerra do preço do barril do petróleo, que balançou mercados em todo o mundo este ano, chegou ao fim. Arábia Saudita e Rússia chegaram a um acordo para reduzir a produção da commodity, junto com outros membros da aliança Opep+

É um esforço para poupar o mercado de um colapso causado pela pandemia do novo coronavírus.

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e seus aliados, reunidos em videoconferência, concordaram em reduzir a produção em cerca de 10 milhões de barris por dia em maio e junho, disseram delegados enviados à reunião, pedindo para não serem identificados antes de uma declaração oficial.

As informações são da agência de notícias Bloomberg.

A Arábia Saudita e a Rússia, os maiores produtores do grupo, reduzirão a produção para cerca de 8,5 milhões por dia, com todos os membros concordando em reduzir a oferta em 23%, disse um delegado.

O acordo provisório ocorreu após forte pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, e de parlamentares americanos, que temem milhares de perdas de empregos na área de xisto dos EUA, sem mencionar o caos em Wall Street.

A queda nos preços também ameaçou a estabilidade de países dependentes de petróleo e forçou empresas do setor a controlar os gastos.

O petróleo Brent apagou os ganhos anteriores, caindo 2,3% a US $ 32,10 por barril em Londres. Os preços caíram pela metade este ano, com a disseminação do coronavírus coincidindo com uma amarga guerra de preços que viu os produtores inundarem o mercado.

"O Covid-19 é uma ameaça invisível que parece estar afetando tudo em seu caminho", disse Mohammad Barkindo, secretário-geral da Opep, em discurso na reunião online. "Os fundamentos da oferta e demanda estão terríveis" e o excesso de oferta esperado, principalmente no segundo trimestre, está "além de tudo o que vimos antes".

Este vídeo pode te interessar

A Rússia insistiu que os EUA, em particular, façam mais do que apenas permitir que as forças do mercado reduzam sua produção recorde. Enquanto isso, Trump disse que o corte da América acontecerá "automaticamente", à medida que os baixos preços colocarem o xisto em apuros, um sentimento reiterado por seu secretário de Energia.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais