Publicado em 23 de julho de 2020 às 10:49
As agências da Caixa Econômica Federal voltaram a registar longas filas na manhã desta quinta-feira (23). Centenas de trabalhadores foram até a instituição bancária para buscar informações sobre o auxílio emergencial. Em todo o país, a cena se repete após a Caixa bloquear mais de 1 milhão de contas por suspeita de fraude e problemas no cadastro.>
Em Campo Grande, Cariacica, a fila chegava dar voltas no quarteirão. Algumas pessoas foram bem cedo, para conseguir ser atendido. Funcionários foram para o lado de fora da agência para tentar esclarecer as dúvidas de quem buscava atendimento. >
A Caixa esclareceu, por meio de nota, que, para melhorar o atendimento ao cliente e reduzir as filas, realizou melhorias no processo de regularização cadastral, permitindo que grande parte dos usuários possam fazer, a partir desta quinta-feira (23), a atualização de cadastro por meio do Caixa Tem, enviando a documentação solicitada, sem precisar ir a uma agência.>
Caixa volta a ter filas após bloqueio de contas do auxílio emergencial
Já nos casos de recebimento da mensagem é necessário regularizar o seu acesso. A orientação da instituições é que o beneficiário procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento, respeitando o calendário escalonado de recebimento, a fim de evitar busca massiva às agências e consequentes filas.>
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"O banco reforça que o aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro. O baixo percentual de fraudes observado deve-se à engenharia social, em que são utilizadas informações, documentos e acessos dos próprios clientes. Assim, recomenda-se utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais", diz a nota.>
De acordo com instrução do banco, os beneficiários do auxílio emergencial, FGTS e benefício pela redução da jornada que tiveram as contas bloqueadas pela Caixa precisam ir até uma agência do banco, de forma presencial, para autorizar o desbloqueio. O processo é feito imediatamente e em cerca de 15 minutos o trabalhador já pode acessar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. >
A Caixa decidiu bloquear milhares de contas de poupanças digitais no aplicativo Caixa Tem por suspeita de fraude. Em entrevista nesta quarta-feira (22) à rádio CBN Vitória, o superintendente disse que o acesso em múltiplos aparelhos foi um dos motivos para a suspensão de contas usadas para o pagamento do auxílio.>
Quem foi prejudicado com o bloqueio precisa apresentar um documento de identificação em uma agência da Caixa para provar que realmente são os titulares da poupança digital.>
Para evitar novas tentativas de fraudes, os beneficiários do auxílio emergencial não podem mais acessar a sua conta poupança digital em diferentes aparelhos ou usar um único aparelho para logar em mais de uma conta do aplicativo Caixa Tem. >
Denis Matias
Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal no Espírito SantoSegundo o superintendente, essa é uma medida preventiva, já que "se observou essa característica naquelas fraudes identificadas.">
A Caixa dividiu as contas em dois grupos: bloqueio por suspeita de fraude e suspensão do Caixa Tem por documentação pendente.>
Bloqueio por suspeita de fraude>
Representam 51% dos casos, segundo a Caixa. Os trabalhadores precisam ir à agência regularizar a situação. Só podem ir ao local de acordo com o calendário de recebimento, no caso de quem é contemplado pelo auxílio emergencial.>
Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente>
O banco bloqueou as contas de quem tem inconsistência no cadastro. Nesse caso, não é preciso ir à uma agência. O trabalhador pode resolver a questão pelo aplicativo, pedindo para "Liberar acesso".>
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