> >
Decreto do governo do ES amplia medidas econômicas até outubro

Decreto do governo do ES amplia medidas econômicas até outubro

Benefícios do Invest-ES ou Compete-ES não poderão ser cancelados ou suspensos. Além disso, ficam suspensos ajuizamentos de execuções fiscais

Publicado em 2 de julho de 2020 às 17:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Renato Casagrande participa de reunião sobre o socorro aos Estados com o presidente Jair Bolsonaro, outros governadores e os presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre
Renato Casagrande assinou decretos com medidas de estímulo à economia durante a pandemia. (Helio Filho/Secom-ES)
Decreto do governo do ES amplia medidas econômicas até outubro

governo do Espírito Santo, por meio de Decreto Nº 4684-R, publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (2), ampliou o prazo de execução de medidas econômicas a serem adotadas para o estímulo à economia. Dessa forma ficam suspensos, até 1º de outubro, alguns procedimentos e processos que as empresas têm com o Estado.

Dentre eles estão: rescisões de contrato de parcelamento por inadimplência do contribuinte, protestos de débitos fiscais vencidos, ajuizamentos de execuções fiscais, execuções de penhora de faturamento e cancelamento ou suspensão de benefícios do Invest-ES ou Compete-ES.

O texto estadual estabelece medidas para o enfrentamento do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Foi prorrogado o sétimo artigo do Decreto nº 4623-R, de 04 de abril de 2020. As medidas passaram a valer a partir da data de publicação do novo decreto, ou seja, na última quinta-feira (2).

Parte do Decreto Nº 4623-R já havia sido prorrogado pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), no dia 2 de junho. Naquela ocasião foi estendido o prazo das Certidões Negativas ou Positivas, com efeitos de Negativa de Débito para com a Fazenda Pública Estadual, com vencimento entre 01/05/2020 e 30/06/2020.

No decreto desta quinta-feira (2), Casagrande estendeu, por exemplo, o período pelo qual benefícios do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) ou (Contrato de Competitividade) Compete-ES não podem ser cancelados ou suspensos. Ambos são programa de desenvolvimento e proteção à economia do Estado e visam fornecer incentivos para atrair empresas para o Espírito Santo.

A medida também amplia o prazo de suspensão para ajuizamentos de execuções fiscais, rescisões de contrato de parcelamento motivadas por inadimplência do contribuinte e protestos de débitos fiscais vencidos – decorrentes de operações ou de prestações relativas ao imposto.

VEJA COMO FICA O DECRETO Nº 4623-R COM AS MUDANÇAS

Art. 7º Ficam sobrestados até 1º de outubro de 2020, os procedimentos e processos relativos a: 

  • I - rescisões de contrato de parcelamento motivadas por inadimplência do contribuinte; 
  • II - protestos de débitos fiscais vencidos, decorrentes de operações ou de prestações relativas ao imposto; 
  • III - ajuizamentos de execuções fiscais; 
  • IV - execuções de penhora de faturamento deferidas nas execuções fiscais; e 
  • V - cancelamento ou suspensão de benefícios do Invest-ES ou Compete-ES. 

Este vídeo pode te interessar

Parágrafo único. Não se aplica o disposto neste artigo nas hipóteses de risco para os interesses do Estado, de justificada urgência ou de possível ocorrência da prescrição ou da decadência.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais