ASSINE

Vitória está há 7 dias sem registrar mortes por coronavírus

O secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, utilizou suas redes sociais para divulgar que a Capital atingiu a marca nesta terça-feira (6)

Publicado em 06/10/2020 às 19h23
Atualizado em 06/10/2020 às 20h40
Vista aérea de Vitória e Vila Velha
Vista aérea de Vitória e Vila Velha. Crédito: Luciney Araújo

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, utilizou suas redes sociais para afirmar que Vitória chegou ao sétimo dia sem registrar mortes causadas pelo novo coronavírus, nesta terça-feira (6).

Durante coletiva de imprensa da Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), realizada na segunda-feira (5), o secretário já havia afirmado que a Capital poderia ser o primeiro município da Grande Vitória a atingir essa marca. No total, o Espírito Santo possuía, até a noite de ontem, 50 cidades que estavam há 7 dias sem óbitos registrados em decorrência da Covid-19.

“Dos quatro maiores municípios da Grande Vitória, Vitória tende a ser o primeiro a entrar nesta lista de cidades sem registro de óbitos há pelo menos sete dias”, explicou Nésio, na ocasião.

Para Nésio, a lista revelou que o Estado tem uma redução sustentada do número de óbitos e acrescentou que é papel de todos cuidar para manter estes dados. O secretário destacou ainda que, enquanto não se tem uma vacina, o melhor caminho é seguir os protocolos sanitários.

"As mortes pela Covid-19 é o que mais preocupa e impacta na vida da sociedade. Entendemos que o papel dos municípios e da sociedade na fiscalização dos protocolos sanitários, na mitigação dos contatos dos assintomáticos intradomiciliares, e o monitoramento dos demais contatos passa a ser fundamental. A sociedade precisa compreender que enquanto não houver vacina, a vacina disponível é seguir os protocolos sanitários, o respeito às medidas, assim como a investigação e o bloqueio quantificado da cadeia de transmissão", disse, durante a coletiva.

NÚMEROS DA COVID-19 NO ES

Desde o início da pandemia, o Espírito Santo já registrou 3.604 mortes e 135.850 casos de Covid-19, segundo o Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizado na tarde desta terça-feira (6). A ferramenta mostra que, nas últimas 24 horas, foram registrados 849 novos casos e 10 óbitos.

Ao todo, 125.105 pessoas conseguiram vencer a batalha contra o coronavírus. A taxa de letalidade no Estado é de 2,7% e, até agora, 406.801 testes para detectar a doença já foram realizados em todo o Estado.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.