> >
Superlua ou lua rosa: prévia do fenômeno ganha destaque no céu do ES

Superlua ou lua rosa: prévia do fenômeno ganha destaque no céu do ES

O coordenador do observatório astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Márcio Malacarne explicou sobre as diferentes nomenclaturas do fenômeno

Publicado em 26 de abril de 2021 às 19:05

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fenômeno da Superlua ou Lua Rosa acontece nesta terça-feira (26), mas lua
Fenômeno da Superlua ou Lua Rosa acontece nesta terça-feira (27), mas lua "rosada" já apareceu para os capixabas. (Vitor Jubini)

A data oficial é terça-feira (27), mas a superlua, também conhecida como lua rosa, já deu uma prévia no céu capixaba no início da noite desta segunda-feira (26). À reportagem da CBN Vitória, o coordenador do observatório astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Márcio Malacarne explicou sobre as diferentes nomenclaturas do fenômeno.

"A lua recebe cada tipo de evento durante o mês com nomes, alguns considerados de forma científica e outros de forma mística e exotérica. Desde lua de sangue, lua azul, lua rosa, lua de neve e muitas outras, os nomes são todos relacionados à cultura de cada local", disse.

Já no início da noite desta segunda-feira (26), o fotógrafo de A Gazeta Vitor Jubini fez alguns registros da lua na Praia de Camburi, em Vitória.

Fenômeno da Superlua ou Lua Rosa acontece nesta terça-feira (27), mas lua "rosada" já apareceu para os capixabas(Vitor Jubini)

SUPERLUA PERIGEANA

Sobre o fenômeno desta terça-feira (27), tecnicamente conhecida como superlua perigeana, o astro luminoso estará no seu perigeu, ou seja, mais próximo da Terra, pontualmente às 12h. "Ela vai estar até 30% mais brilhante do que se fosse uma lua do apogeu, ou seja, mais distante da Terra", explicou o especialista.

De acordo com análises feitas pelo professor e astrônomo Marcos Calil, do Instituto Climatempo, a superlua do dia 27 de abril terá uma diferença horária entre a ocorrência da lua cheia e do perigeu. Ele também reafirma que o melhor momento de observação ocorrerá durante o amanhecer.

Sendo assim, no momento que o sol estiver nascendo, a lua irá se pôr no horizonte oeste. "Vale muito observar o ocaso da lua (pôr da lua) poucos instantes antes do nascer do sol. Será um belo espetáculo", pontuou o especialista.

Já para a superlua de 26 de maio, ocorrerá uma diferença horária que contribui a contemplação durante o anoitecer. Ou seja, poucos instantes antes do pôr do sol vale ficar atento para o horizonte oeste e esperar um belíssimo nascer da lua. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais