ASSINE

Sistema da Unimed Vitória também é alvo de ataque hacker

Ação aconteceu no início da semana e foi confirmada nesta quinta-feira (12), após parecer técnico de empresa de cibersegurança contratada pela cooperativa

Rede Gazeta
Publicado em 12/11/2020 às 18h48
Atualizado em 12/11/2020 às 20h19
A Unimed está há 41 anos no mercado do Espírito Santo
Fachada da Unimed no ES. Cooperativa foi alvo de hackers. Crédito: Unimed Vitória/Divulgação

Correção

12 de Novembro de 2020 às 20:07

Uma versão anterior deste texto trazia uma foto do atendimento em teleconsulta feito pela Unimed, mas a assessoria da cooperativa informou que esse serviço não foi afetado pelo ataque hacker. Por esse motivo, a fotografia foi alterada. 

Além da Prefeitura de Vitória, mais um sistema operacional foi atacado por hackers no Espírito Santo. A Unimed Vitória confirmou, na tarde desta quinta-feira (12), que a cooperativa sofreu uma tentativa de invasão no início da semana.

Segundo a Unimed, a ação dos hackers tinha a intenção de criptografar arquivos dos computadores da cooperativa, mas a ação foi controlada rapidamente pela equipe de tecnologia da informação. No entanto, para ter a certeza de que se tratava de um ataque hacker, foi contratada uma empresa especializada em cibersegurança para averiguação.

A empresa de tecnologia, em um relatório técnico, confirmou que a ação realmente foi um ataque de hackers. O parecer dado será utilizado pela Unimed para fazer um boletim de ocorrência junto à Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

SEM VAZAMENTO DE DADOS

Apesar do ataque, a Unimed assegurou que não houve vazamento de dados e que todas as informações continuam salvas nos servidores da cooperativa. Além disso, disse que outras medidas de segurança adotadas contribuíram para que o impacto fosse o menor possível para os clientes; os atendimentos foram realizados sem interrupções. 

* Vinícius Zagoto é aluno do 23° Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, sob supervisão da editora Joyce Meriguetti e de Aline Nunes

A Gazeta integra o

Saiba mais
Unimed Vitória Ataque Hacker

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.