> >
Secretário do ES sobre Ômicron:"Testar, vacinar e máscaras por mais tempo"

Secretário do ES sobre Ômicron:"Testar, vacinar e máscaras por mais tempo"

Nésio Fernandes afirmou que as celebrações de fim de ano no Estado vão depender da eficiência da vacina contra a nova variante

Publicado em 29 de novembro de 2021 às 13:34

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Coletiva de imprensa com o Governador Renato Casagrande e os secretários, Nésio Fernandes, da Saúde e Rogelio Amorim, da Fazenda
O Secretário da Saúde Nésio Fernandes disse que a realização de festas de fim de ano depende da cobertura vacinal. (Fernando Madeira)

"Vacinar, vacinar, vacinar, testar, testar, testar", é o que diz o secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, sobre a possibilidade de serem realizadas festas de fim de ano e de verão no Estado em meio ao avanço da nova variante da Covid-19, a Ômicron, sobre o mundo. Em uma sequência de postagens em seu perfil no Twitter, nesta segunda-feira (29), Nésio levantou a possibilidade de serem celebradas as comemorações caso haja uma ampla cobertura vacinal e de testagem, assim como o sucesso da eficiência das vacinas contra a nova cepa.

Nas publicações, Nésio afirma que o principal alerta é a variante Ômicron, que já foi classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Sáude (OMS) e gera atenção de líderes de vários países em todo o mundo. De acordo com o secretário, a realização de festas de fim de ano está diretamente relacionada aos impactos da nova cepa, que ainda são desconhecidos.

"O impacto da variante Ômicron poderá ser heterogêneo nos diversos países, muito determinada pela exposição comunitária anterior à doença e ao avanço da vacinação com duas e três doses. Tudo vai depender principalmente do possível escape vacinal, se houver. As próximas semanas serão necessárias para reconhecer impactos. Precisamos entender que já temos elementos para diversas decisões. A primeira e principal é: vacinar todos os povos do mundo com esquemas completos", disse.

Nésio ressaltou que a variante Ômicron possui características diferentes das observadas em outras cepas do vírus que se tornaram dominantes no mundo, casos da Delta e da Gama. Ele reiterou que as medidas de proteção ao contágio da doença são a testagem, a vacinação e o uso de máscaras.

Aspas de citação

Estamos enfrentando uma nova variante com condições diferentes das que tivemos ao início da pandemia e no surgimento da Delta. Vacinar, vacinar, vacinar, testar, testar, testar, manter o uso das máscaras por mais tempo

Nésio Fernandes
Secretário da Saúde do ES
Aspas de citação

Nésio também reitera a possibilidade das mutações na estrutura do vírus representarem o rico de escape vacinal. A variante Ômicron possui cerca de 50 mutações, muitas delas na proteína espícula, responsável por fazer a ligação do vírus com as células humanas, o que pode indicar uma capacidade de driblar a proteção criada pelo imunizante. O secretário, portanto, reitera a importância da terceira dose e credencia a realização das festas de fim de ano e de verão à eficiência das vacinas contra a variante e à ampla cobertura vacinal.

"Em síntese: restrições as festas de fim de ano, ao ciclo verão/carnaval e a atividades mais amplas podem ser adotadas principalmente se houver fato novo reconhecido como escape vacinal associado à baixa adesão ao esquema completo e a desobediência civil. Vacine-se", argumenta o secretário.

ONDE FAZER O TESTE DE COVID-19

Em julho deste ano, entrou em funcionamento um sistema de agendamento para testes de graça pelo site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). É possível marcar o horário em que deseja realizar o exame e escolher um dos locais disponíveis:

  • Aeroporto de Vitória;
  • Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra; 
  • Hospital Central, em Vitória; 
  • Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, em Guarapari.

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Cadastro

    Para ter acesso ao agendamento, o cidadão deverá fazer o cadastro no link “Acesso ao Cidadão” do Governo do Estado. Se não for cadastrado, deve clicar em "Criar uma conta"

  • 02

    Agendamento

    Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site da Secretaria de Saúde, na lateral esquerda, clicando em "Agendamento", haverá a opção “Realizar Agendamento”, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.

  • 03

    Preenchimento automático

    Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde, e sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para outras pessoas, precisando estar munidos dos dados acima (CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone) para conclusão do processo.

  • 04

    Horário e documentos

    No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.

  • 05

    Resultado

    Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais