Secretário de Saúde fala sobre medidas de combate ao coronavírus no ES

O Estado já registra o total de 123 mortes e 3.351 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus

Publicado em 05/05/2020 às 10h02
Atualizado em 05/05/2020 às 11h30

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou, em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (05), sobre o combate ao coronavírus no Espírito Santo. O Estado já registra o total de 123 mortes e 3.351 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus, de acordo com a última atualização no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na tarde desta segunda-feira (04). 


11:23

Agradecimento

Ao encerrar a coletiva de imprensa, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, agradeceu à compreensão dos capixabas em relação às medidas tomadas para conter o avanço da doença e também enalteceu o esforço das categorias, especialmente dos profissionais da saúde no empenho para tratar os pacientes. Além disso, o representante da Sesa, pediu que a população siga cumprindo com o isolamento. 


11:20

Estado comprando mais testes?

Nésio: "Já foram comprados 80 mil testes e 40 mil deles serão aplicados em testes sorológicos. Teremos a capacidade de fazer 30 mil testes por milhão de habitantes, como nos países de primeiro mundo. Esperamos alcançar até 200 mil testes no Espírito Santo. A capacidade nossa de testagem é robusta e ampliada. Caminhamos para ser o melhor estado do país na relação por habitantes no enfrentamento à pandemia".


11:18

Contratação de hotéis

O secretário afirmou que o Governo deve finalizar nesta semana a contratação de quartos de hotéis para hospedar funcionários da saúde. As demandas ainda estão sendo ajustadas.


11:12

Hospital de campanha no ES?

Nésio afirma que o Estado não descarta a construção de um hospital de campanha, mas pontuou que o governo tem outras estratégias que são prioritárias. "Construir um hospital de campanha pode ser uma decisão do governo do Estado do Espírito Santo na medida que o crescimento da expansão de leitos não for possível para atender a demanda. Um hospital de campanha tem muitas complexidades e não necessariamente representa a melhor solução"


11:08

Mais respiradores

"Nós temos uma compra de 200 respiradores sendo negociada. Temos mais de 100 ventiladores que estão finalizando a aquisição do Espírito Santo"


11:00

Tendas acopladas às UPAs

Nésio afirma que  o Estado analisa acoplar tendas de campanha às UPAs dos municípios da  Grande Vitória, Linhares, Colatina e São Mateus.


10:56

Leitos de enfermaria e UTI

O secretário projeta que o Espírito Santo tenha 1300 leitos de enfermaria e UTIs para coronavírus, no conjunto de hospitais do Estado até o final de maio.


10:52

Inquérito Sorológico vai testar 32 mil capixabas

O secretário fala sobre os testes que serão aplicados em casa em 32 mil moradores. Inquérito começa a ser aplicado na próxima semana


10:46

Possibilidade de lockdown

"A possibilidade de lockdown nos centros urbanos do país é real. Não depende somente de uma boa ou não taxa de ocupação de leitos. Se continuarmos tendo a cada dez dias a letalidade dobrando, ainda que as pessoas estejam morrendo no hospital, não podemos assumir que a estratégia de enfrentamento esteja correta. Precisamos proteger a vida"


10:42

"Se o Brasil colapsar, o Espírito Santo vai colapsar junto"

"O Espírito Santo não é uma ilha. Se o conjunto de estratégias do país não tiver um novo rumo, se o conjunto não apontar um novo caminho e o Brasil colapsar, o Espírito Santo vai colapsar junto"


10:39

"A maneira mais eficaz de quebrar a cadeia de transmissão é o distanciamento"

"Não nos interessa somente ter muitos leitos para que a população adoeça e morra no hospital. A situação no mundo caminha para uma piora no número de infectados. O objetivo central é a proteção à vida. A maneira mais eficaz de quebrar a cadeia de transmissão do vírus é o distanciamento social, estratégia que garante que menos capixabas adoeçam e menos capixabas morram"


10:36

Permanência na UTI

"Enquanto, a permanência média do paciente coronavírus no UTI é de 16 dias no Brasil, no Estado tem tempo médio de permanência de 5,7 dias"


10:33

"Não estamos em uma situação cômoda nem tranquila", diz Nésio

Nésio continua, no entanto, alertando sobre o avanço da covid-19 no Espírito Santo: "Não estamos em uma situação cômoda nem tranquila, que nos permita qualquer tipo de aventura no que diz respeito às decisões de governo", declarou.


10:29

Até o momento as redes pública e privada não colapsaram, afirma secretário

O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, iniciou falando sobre o aumento dos casos de coronavírus no Estado, mas pontuou que até o momento os hospitais no Espírito Santo não colapsaram.


09:52

Casos da Covid-19

O Estado já registra o total de 123 mortes e 3.351 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus, de acordo com a última atualização no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na tarde desta segunda-feira (04)

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.