Subsecretário de Saúde fala sobre a pandemia de coronavírus no ES

A coletiva é transmitida pela internet e A Gazeta acompanha todas as informações

Publicado em 04/09/2020 às 10h10
Atualizado em 04/09/2020 às 11h25

A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (04) para falar sobre a situação da pandemia de coronavírus no Espírito Santo. A coletiva é transmitida pela Sesana internet e A Gazeta acompanha todas as informações. Inicialmente, a entrevista seria com o secretário Nésio Fernandes, mas por volta das 10h30 a Sesa informou que a coletiva será com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o gerente estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso. Em todo o Estado, já são 3221 mortes e 113.759 casos confirmados de Covid-19.


11:24

Subsecretário encerra a coletiva

Após apresentar as pesquisas, Reblin encerra a coletiva. "De maneira ponderada, com os cuidados, desejo que todos possam descansar e refletir que a doença permanece entre nós. As vacinas estão em fase final e ainda não sabemos quando estarão disponíveis. Evitar contaminar seu parente ou um colega de trabalho é uma responsabilidade de todos nós", destaca o subsecretário.


11:08

Censo hospitalar

Agora, o subsecretário fala sobre um censo sorológico com os servidores dos hospitais da Secretaria de Estado da Saúde. Foi coletado material para sorologia de todos os trabalhadores da rede hospitalar da pasta, segundo a Sesa. Dos exames já feitos, 26% apresentaram resultado reagente para anticorpos do coronavírus. 


11:00

Pesquisa sobre os primeiros casos

O subsecretário e o gerente agora falam sobre uma pesquisa feita sobre os 100 primeiros casos de coronavírus no Espírito Santo. A pasta analisou o nível de anticorpos nos pacientes.  "Estamos percebendo que, com passar do tempo, esse nível de anticorpos reduz como acontece em outras doenças", explica Reblin.


10:51

Plano de contingência nas escolas

"Estamos em um processo criação de um plano de contingência para cada unidade escolar e um comitê de monitoramento e um protocolo para, ocorrendo um caso suspeito em uma determinada escola, determinada sala, de como proceder. Esse protocolo está sendo concluído e será adotado para que em um primeiro sinal se possa adotar medidas para que a doença não se dissemine na sala ou na escola. Já adotamos para fins de monitoramento a realização do exame de PCR tanto nos professores quanto nos alunos", conta Reblin.


10:47

Retorno às aulas

"Quando se trata de crianças pequenas o cumprimento de regras é muito diferente. Com muito cuidado, as equipes estão preparando com toda atenção, buscando experiência em outros países e Estados, e trabalhando na elaboração de um protocolo", diz Reblin


10:46

"A doença ainda permanece entre nós"

"Essa é uma doença que ainda permanece entre nós. Embora se aponte uma queda de casos e óbitos, a doença ainda permanece entre nós. Não aparece escrito na testa de ninguém se a pessoa tem ou não a doença", afirma Reblin


10:40

Apelo sobre feriado

Reblin lembra do feriado na próxima semana e pede que os capixabas mantenham o isolamento para evitar aumento do contágio do coronavírus. "Que esse não seja um momento para naturalizar as mortes"


10:30

Atraso na coletiva

Prevista para começar às 10h, a coletiva ainda não se iniciou na Secretaria de Estado da Saúde. Inicialmente, a entrevista seria com o secretário Nésio Fernandes, mas por volta das 10h30 a Sesa informou que a coletiva será com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o gerente estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso. O secretário se ausentou da entrevista porque participa da homenagem a um profissional de saúde do hospital Jayme Santos Neves que morreu de Covid-19


09:49

Coletiva na Sesa

A coletiva convocada pelo secretário Nésio Fernandes está prevista para começar às 10h

A Gazeta integra o

Saiba mais
SESA Coronavírus Coronavírus no ES nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.