Secretário de Saúde atualiza situação da pandemia de Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concede coletiva de imprensa presencial na tarde desta terça-feira (3); acompanhe a transmissão on-line

Publicado em 03/08/2021 às 14h16

14:45

Fim da transmissão

O secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão online da coletiva de imprensa, que continuará presencialmente.


14:40

Viana poder o primeiro município do ES a ter cobertura plena de vacinação

Nésio Fernandes: "A nossa meta é alcançar pelo menos 15 mil pessoas no Projeto Viana Vacina. Ao longo dos próximos dias, o agendamento estará aberto para alcançar quem foi vacinado no mesmo período. Conquistando a segunda dose no Dia dos Pais, poderemos ter a primeira cidade capixaba para ter cobertura plena de duas doses da vacina disponibilizada pelo PNI, mas em especial, a vacina da astrazeneca".


14:38

Subsecretário esclarece sobre segunda dose da Pfizer

Luiz Carlos Reblin: "Devemos ter aceleração na entrega de vacinas. Chegou, no dia seguinte a gente entrega. Os municípios vão ter que se preparar. Ainda em relação a questão da Pfizer, que houve um pouco de ruído na informação, não há redução no período de vacinação entre uma dose e outra. Orientamos organização da aplicação dessa dose. Dentro da semana 12, orientamos que a cidade prepare o agendamento e aplique a segunda dose da Pfizer".


14:33

60 mil pessoas do ES ainda não tomaram a segunda dose da vacina

Nésio Fernanedes e Luiz Carlos Reblin: "Orientamos a toda a população que realize seu auto cadastro. Estamos organizando uma campanha para toda a população capixaba. De acordo com o avanço desse auto cadastro, as informações serão mais precisas. Temos ainda um grupo de pessoas importante para tomar a D2, mais de 60 mil pessoas que precisam atualizar seu cartão de vacina. A primeira dose é importante, mas a segunda consolida a imunidade. Quem ainda não providenciou a segunda dose, procure o sistema de Saúde da sua cidade".


14:31

ES vai receber meio milhão de vacinas até 15 de agosto

Nésio Fernandes: "Sobre as vacinas, temos expectativas de receber meio milhão de vacinas até o dia 15 de agosto. Municípios já estão orientados a se adaptar ao contexto de ampla disponibilidade de vacinas para aplicar na população. Nesta semana, iremos aplicar uma revisão da quantidade de doses D1 enviada aos municípios capixabas para garantir o equilíbrio da distribuição de doses. Reconhecemos que, considerando a quantidade de doses enviadas a alguns municípios, Serra e Cariacica, por exemplo, foram prejudicados no quantitativo de doses. Iremos corrigir com o envio de mais vacinas. Também há a expectativa de avançar na conclusão de diversos grupos prioritários anunciados ainda este mês".


14:27

Secretário fala testagem nas escolas do ES

Nésio Fernandes: "Esperamos encontrar resultados positivos na comunidade escolar. A testagem é para retirar do ambiente escolar qualquer risco de transmissão. Queríamos tornar cada vez mais o ambiente escolar um local seguro. Entendemos que a decisão do governo do Estado, de retorno presencial nas escolas, se reforça na sua segurança de ampla capacidade de testagem. Sete municípios iniciaram, esta semana, a testagem nessas escolas".


14:21

730 mil testes RT-PCR foram realizados no ES de março a julho

Luiz Carlos Reblin: "De março a julho, chegamos a 730 mil testes realizados. Isso significa 18% da população sendo testada neste período. Caminhamos com muita propriedade para ampliar ainda mais os testes e consolidar isso como uma estratégia para enfrentamento a pandemia. Ao mesmo tempo, isso demonstra que a pandemia não acabou. A testagem mostra que ainda tem vírus circulando".


14:20

Equipamento vai amplificar capacidade de testagem no ES a partir de outubro

Nésio Fernandes: "Essa longa fase de recuperação que vivemos no Espírito Santo é resultado de um conjunto de estratégias adotadas no Estado. Neste momento, temos capacidade de testagem ociosa no Estado. A incorporação de um novo equipamento nos próximos dias levará a capacidade de produzir até 8 mil testes PCR a partir do mês de outubro. Queremos destacar à população que a testagem em massa deve persistir, inclusive no momento de ampla cobertura vacinal. Mesmo vacinado, quando tiver qualquer sintoma suspeito ou dúvida de ter tido contato com alguém com Covid, essa população pode e deve procurar qualquer local de testagem disponível".


14:16

Em instantes...

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início à coletiva de imprensa desta terça-feira (3) nos próximos minutos. Durante a ocasião, ele atualizará a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.