ASSINE

Secretário de Saúde atualiza situação da pandemia de Covid-19 no ES

Nésio Fernandes realizou coletiva de imprensa presencial nesta segunda-feira (26); veja a transmissão e os principais pontos abordados por ele

Publicado em 26/07/2021 às 14h11
Atualizado em 26/07/2021 às 14h49

14:48

Término da transmissão por problema técnico

De acordo com a Sesa, por causa de um problema no áudio, a transmissão da coletiva desta segunda-feira (26) não será retomada. 


14:43

Transmissão interrompida

Após cerca de 30 minutos, a transmissão da Secretaria Estadual de Saúde foi interrompida. A reportagem aguarda retorno da Sesa se há erro técnico ou se a coletiva foi finalizada.


14:40

Gestantes receberão 2ª dose diferente, da Pfizer

"Está mantido o protocolo de iniciar e completar o esquema vacinal com o mesmo fabricante. Excepcionalmente, em decorrência de efeitos graves em gestantes, pouco mais de 3 mil gestantes e outra quantidade que não se encontrava em gestação poderão ser todas imunizadas, com prazo de 12 semanas, com a vacina da Pfizer. A partir de amanhã (27) está disciplinada a dinâmica", explica Nésio.


14:36

ES quer testar 2 mil estudantes por dia

"Em reunião realizada hoje (26) de manhã, disponibilizamos o Lacen-ES para realizar testagem em massa de todos os estudantes no momento da retomada. Os municípios estão autorizados a realizar até 2 mil testes por dia nas escolas para testar trabalhadores e alunos assintomáticos", diz Nésio.


14:35

ES vai comprar mais 500 mil testes de antígenos

"Nesta quinta-feira (29), teremos o nosso registro de preço de mais 500 mil testes de antígenos adquiridos pelo Estado, com prazo de dez dias para entrega, a fim de garantir a testagem em massa", adianta Nésio.


14:34

Balanço da testagem em terminais sairá às terças

"O balanço da testagem no aeroporto e nos terminais urbanos da Grande Vitória será informado toda terça-feira no boletim epidemiológico do Espírito Santo. Amanhã (27), um boletim da Sesa poderá ser acessado com as informações consolidadas dessa testagem", afirma Nésio.


14:32

Portal do ES deverá ter mais vacinas em agosto

"O Portal Vacina e Confia tem sido avaliado como muito positivo pelo municípios, pelo controle de estoque e pela operação logística. Com a plataforma, o prefeito de cada cidade consegue saber, em tempo real, quantas doses estão disponíveis. No módulo de agendamento já passamos a diferenciar as vacinas da Covid-19 e da Influenza, e, a partir de agosto, a plataforma deve ser usada já para outros imunizantes. É preciso que a população proceda com o autocadastro", anuncia o secretário.


14:30

Secretário reforça importância da testagem

"A testagem pediátrica, de crianças e adolescentes, tinham um processo de subnotificação. Os pais testam menos, porque é um procedimento desagradável. Estamos construindo uma recomendação mais explícita para que qualquer criança ou adolescente que apresente sintomas respiratórios leves realize, por rotina, a testagem de RT-PCR. Diante de qualquer sintoma respiratório, a população adulta que já foi alcançada com o imunizante deve levantar a suspeita de infecção por Sars-CoV-2", reforça o secretário.


14:27

Máscaras ainda devem ser necessárias em 2022

"Os países que anteciparam o abandono do uso das máscara hoje estão reavaliando as políticas. Inclusive no próximo ano, em alguns contextos, será necessário preservar o uso das máscaras, especialmente no período de sazonalidade das doenças respiratórias", diz o secretário.


14:25

Nésio fala sobre antecipação da 2ª dose da Pfizer

"Nós consideramos que, havendo ampla disponibilidade da Pfizer no nosso país, a estratégia deveria ser ampliar a primeira dose. A antecipação muito radical da D1 e da D2, que comprometa o início da cobertura de toda a população, incluindo os adolescentes, pode não ser adequada", defende Nésio.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.