Secretário de Saúde atualiza situação da pandemia de Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu coletiva on-line na tarde desta segunda-feira (28); veja a transmissão e os principais pontos abordados por ele

Vitória
Publicado em 28/03/2022 às 14h03

14:31

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 30 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra a coletiva desta segunda-feira (28).


14:30

Uso de máscara nas escolas: como está?

"Nas escolas, existe uma recomendação de que as máscaras sejam preservadas no risco muito baixo, no qual elas não são obrigatórias. No risco baixo, elas seguem obrigatórias", esclarece Nésio.


14:29

ES tem mais de 500 mil testes disponíveis

O Governo do Estado tem mais de 500 mil testes disponíveis para aplicar na população, segundo o secretário Nésio Fernandes.


14:28

Secretário comenta sobre o Carnaval

Sobre a realização do Carnaval em Vitória, o secretário Nésio Fernandes afirmou que terá, "ao longo desta semana, reuniões com o município para poder amadurecer a realização do evento e poder adotar medidas complementares para que ele ocorra de maneira segura na nossa Capital".


14:26

Desobrigação de máscara na academia: por quê?

"Na verdade, na academia, nós ajustamos a nota técnica da utilização de máscara. Há um padrão que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou. Foi um ajuste em função das atividades que requerem uma capacidade respiratória e cardiovascular maior. Então, foi desobrigado o uso nas academias", explica Reblin. 


14:25

Secretário comenta realização da Festa da Penha

"Sobre a Festa da Penha, nós queremos esclarecer alguns pontos: as atividades religiosas têm normativa específica praticamente desde o início da pandemia e as atividades de caminhada ao ar livre e celebrações não possuem restrição. As atividades de show ao ar livre na programação seguirão a mesma recomendação do período das festas de final de ano, podendo os municípios adotarem medidas complementares. Nesse sentido, a festa poderá ser realizada pelo avanço que estamos tendo neste momento no controle da pandemia", esclarece Nésio.


14:23

Secretário fala sobre o uso de máscara no ES

"Nós estamos todos cansados de alguns temas que se repetem ao longo da pandemia. Queríamos, com muita felicidade, que as máscaras fossem tratadas como um componente da nossa cultura de autocuidado e proteção coletiva. Nós não consideramos que sejam razoáveis as polêmicas que estão sendo construídas em torno da obrigação ou não do uso delas. Temos segurança que as nossas decisões são capazes de orientar o povo capixaba na conduta mais acertada de combate à pandemia. Não seremos pegos de surpresa caso uma nova variante surja e imponha uma nova fase de aceleração e que exija que o Estado se mobilize para preservar vidas. Estamos preparados em questões assistenciais, de vacinas e testes", argumenta Nésio.


14:20

Vai viajar? Faça o teste!

Reblin reforça o pedido para que as pessoas procurem fazer testes de Covid-19, quando, por exemplo, forem viajar ou se reunirem. "É possível testar nos nossos pontos. A testagem continua um elemento-chave para saber se está com o vírus ou não e se reunir com famílias e amigos com mais tranquilidade", diz.


14:16

Fim do estado de emergência em saúde?

"Acreditamos que de 60 a 90 dias de estabilidade são necessários para reconhecer elementos que subsidiam a decisão segura do fim do estado de emergência em saúde no país. A pandemia não acabou, mas estamos otimistas com o avanço da vacinação no país", defende Nésio.


14:15

Quatro regiões perto do risco muito baixo

"Nós temos a possibilidade de, nos próximos dez dias, quatro microrregiões alcançarem o risco muito baixo: Caparaó, Rio Doce, Centro-Oeste e Litoral Sul. As demais também podem alcançar ainda neste mês o risco muito baixo, dependendo da mobilização por vacinação da população idosa e dos adolescentes", adianta Nésio.


14:12

Positividade e internações em queda no ES

"Nas duas últimas semanas, a positividade reduziu ainda mais. Na semana retrasada, nós tínhamos uma positividade de 3,5 no PCR e, na última semana, era de 1,6. Mas, neste caso, ainda falta uma atualização, podendo chegar a 2,5 de positividade. É um baixo índice. As internações também estão reduzindo: ontem tínhamos 56 pessoas em UTI e 28 nas enfermarias na rede SUS", detalha Reblin.


14:11

Covid e Influenza: novo mutirão de vacinação

"Nós estamos lançando, nesta semana, mais uma semana temática com tema de vacinação das crianças e com o segundo reforço dos idosos. A aplicação do segundo reforço também irá mobilizar os idosos que estão em atraso na aplicação da segunda e terceira doses. Acreditamos que esta semana poderá ser mais uma de êxito na vacinação. Novamente, na sexta-feira (1) e no sábado (2), praticamente todos os municípios estarão adotando um mutirão de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza", afirma Nésio.


14:09

Expectativa de dias sem mortes no ES

"Nós poderemos ter nos próximos 21 dias, o início dos dias sem mortes no Espírito Santo. Isso, sem dúvidas, será algo a ser alcançado gravas ao esforço à vacinação", adianta Nésio.


14:07

ES vive desaceleração da queda

"O cenário da pandemia no Espírito Santo desenha um período de desaceleração de queda no número de casos, óbitos e internações. Nós chegamos a 0,42 óbito por milhão de habitantes na média móvel dos últimos sete dias e 28 casos por milhão de habitantes na média móvel dos últimos sete dias", destaca o secretário.


14:05

Início da transmissão

O secretário Nésio Fernandes dá início à coletiva desta segunda-feira (28), acompanhado do subsecretário Luiz Carlos Reblin. Acompanhe com A Gazeta.


14:01

Em instantes...

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início à coletiva on-line desta segunda-feira (28) nos próximos minutos, na qual atualizará o cenário da pandemia do coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.