Secretário de Saúde atualiza cenário da pandemia no ES

Nésio Fernandes  faz pronunciamento on-line, nesta terça-feira (05), a partir das 13h, para atualizar as informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo

Publicado em 05/10/2021 às 13h14

13:30

Fim do pronunciamento

Nésio encerra o pronunciamento pedindo que a população capixaba conclua o esquema vacinal com as duas doses e reiterando que a ampla cobertura vacinal é o principal caminho para passar pela pandemia da Covid-19. "O meu conselho é de não trocar as vacinas por um risco de ser entubado, internado ou passar a doença para uma pessoa próxima. Nós podemos encerrar esse capítulo se tivermos uma ampla adesão à vacina no Estado”, disse.


13:28

"Não abandonem o estudo"

"O estudo, de fato, vem alcançando a expectativa e confirmando as hipóteses que estavam sendo apresentadas. É uma vacina com segurança e eficácia testada e, agora, estamos podendo perceber a ampla cobertura vacinal. Será no mês de novembro que as conclusões devem acontecer. Nós iremos seguir mobilizando a comunidade, pedimos à população de Viana que não abandone o estudo", disse o secretário.


13:24

Reforço contra a Covid-19 pode ser aplicada com meia dose no ES

Nésio comemorou os resultados do estudo de Viana na vacinação contra a Covid-19 com meia dose da AstraZeneca e afirmou que a aplicação da meia dose pode ser utilizada na dose de reforço no Estado. "Constitui o maior estudo mundial do uso da meia dose de um imunizante na população. Os resultados têm suscitado a possibilidade de que a dose de reforço pode ser realizada com a meia dose da vacina da AstraZeneca”.


13:23

25 mil idosos com dose de reforço em atraso no ES

25 mil idosos com a dose de reforço atrasada no Espírito Santo. “Isso representa um risco individual para ter a infecção pela Covid-19 e desenvolver uma condição crítica, podendo evoluir a óbito”.


13:21

Novas regras para elaboração do Mapa de Risco

Nésio Fernandes afirmou que fará uma reunião com o governador Renato Casagrande e que poderá haver mudanças na elaboração do Mapa de Risco da Covid-19 no Estado. "A cobertura vacinal passará a ser o principal fator determinante para que o município seja reconhecido no risco muito baixo para a Covid-19”.


13:19

Adesão à vacina precisa aumentar no ES

O secretário relembrou que ainda há pessoas que não se vacinaram no Estado e pede que todo se disponham a serem imunizados contra a Covid-19. “A vacina protege o indivíduo, ao mesmo tempo que protegendo o indivíduo, podemos ter uma proteção a comunidade. Aqueles que se recusam a vacinar possuem uma probabilidade muito maior de evoluir a um quadro grave e em óbitos. Precisamos avançar no convencimento de que a população adulta se vacine”.


13:17

Aumento das internações por Covid-19

Nésio diz que há um crescimento das internações hospitalares.”42% das solicitações de internações em leitos de UTI e enfermaria representam pacientes não vacinados. Tivemos 826 solicitações de internações na última quinzena de setembro e, deste total, 42% são de pessoas não vacinadas”.


13:14

Nésio afirma que está com sintomas da Covid-19

O secretário, porém, disse que testou negativo. "Por estar com quadro de mal-estar e tosse intensa, estou de home office nesta semana".


13:13

Em instantes...

O pronunciamento do secretário da Saúde, Nésio Fernandes, começará em instantes.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.