Secretário de Saúde atualiza cenário da pandemia de Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concede coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23), na Sesa; acompanhe a transmissão on-line

Vitória
Publicado em 23/08/2021 às 14h25

15:10

Fim da transmissão


15:00

População idosa pode receber 3ª dose da vacina em setembro no ES

Nésio Fernandes: "No momento em que a terceira dose para os idosos for disponibilizada, as estratégias poderão se repetir. Os acamados sendo vacinados em casa, entre outros. Entendemos que a aplicação da terceira dose nos idosos será uma medida sanitária fundamental para impedir que o país viva novamente o crescimento da curva de óbitos. Iremos trabalhar para garantir em setembro a vacinação da terceira dose. Nós compreendemos que é oportuno e que existem doses disponíveis para avançar na vacinação neste mês de setembro".


14:58

"Grande parte dos internados são pessoas que recusaram vacina", diz secretário

Nésio Fernandes: "Há duas ou três semanas, informamos que grande parte dos internados são pessoas que se recusaram a se imunizar quando chegou o momento. Temos disponibilidade plena para vacinar a população +30 no Estado. Avançamos na faixa etária acima dos 25 anos. No entanto, o risco de não vacinar é infinitamente maior de contrair uma forma grave da doença. Precisamos reconhecer que a variante Delta tem ampla transmissão comunitária".


14:55

De 213 mil doses enviadas, 150 mil foram aplicadas no Dia D

Nésio Fernandes: "Alcançamos a meta no dia D de vacinação. Ao realizar levantamento individual com municípios, apontou a possibilidade de vacinar até 211 mil pessoas em um único dia. Das 213 mil doses enviadas, mais de 150 mil foram aplicadas entre sexta e sábado. Nos próximos 15 dias, será feita a aplicação em massa da segunda dose. Grande parte dos municípios organizou estruturas robustas de população. Parte da população jovem não aderiu no primeiro dia. Vamos adotar medidas para o próximo ciclo, da vacinação noturna, em escolas, entre outras estratégias".


14:52

Breve pausa

O secretário informou que vai fazer uma breve pausa para posicionar os veículos de imprensa, que participam presencialmente da coletiva.


14:51

Secretário fala sobre a vacinação nos adolescentes do ES

Nésio Fernandes: "Sobre a aplicação de vacina nos adolescentes, somente a vacina da Pfizer está autorizada até o momento. Esperamos que, até o final do ano, novos imunizantes sejam autorizados. A vacinação nos adolescentes é importante para poder controlar e reduzir a circulação dos vírus. O avanço da D2 para quem tem mais de 40 anos é fundamental para consolidar a queda das internações e óbitos. O Espírito Santo irá persistir nessas estratégias".


14:49

"Grande quantidade de pessoas está com a D2 atrasada", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin: "Estamos, de fato, em uma condição de aumento de casos, mas estabilidade das internações. Desde a segunda quinzena de abril, se mantém numa baixa quantidade de casos de pessoas internadas. Além da segunda dose da vacina, lembramos que tem uma grande quantidade de pessoas com a segunda dose atrasada. Estamos fazendo uma busca ativa dessas pessoas. Nessas duas semanas, haverá uma intensificação grande para segunda dose".


14:42

"50% dos capixabas já pode ter tido contato com o vírus", afirma Nésio

Nésio Fernandes: "Estimamos que 50% dos capixabas já pode ter tido contato com o vírus, considerando a letalidade e estudos que apontam essa possibilidade. Neste momento, o Espírito Santo alcançou mais de 81% de cobertura com a primeira dose. Temos características na população que diferem das pessoas de outros locais do país. Além disso, com o avanço da vacinação, de fato temos características imunológicas diferentes de outros países e do mundo. Adotamos, também, um prazo ampliado entre a D1 e D2, que vem sido reconhecido em estudos".


14:38

Secretário fala sobre possibilidade de novas medidas de restrição no ES

Nésio Fernandes: "Espírito Santo avalia que não é o momento de adotar medidas de restrição. Entendemos que algumas medidas podem ser adotadas nas próximas semanas dependendo de um comportamento sustentável do aumento de casos e que repercuta nas internações e óbitos. Iremos insistir em estratégias e protocolos de modo que, atividades que relacionem ou tenha a participação de pessoas imunizadas, possa ser privilegiada nas medidas qualificadas. Entendemos que as máscaras não poderão ser abandonadas tão cedo no nosso país. Um novo modo de se comportar deverá ser incorporado. Por isso consideramos inadequada quaisquer medidas que suspenda o uso das máscaras em transportes públicos, por exemplo".


14:37

ES vacinou 150 mil capixabas em cerca de 36h

Nésio Fernandes: "Tivemos recentemente um grande mutirão de vacinação que alcançou em aproximadamente 36 horas 150 mil capixabas com a primeira dose da vacina contra a Covid. Isso representa uma ampla capacidade de imunização da população. No entanto, a vacinação da população com mais de 50 anos com a segunda dose e a vacinação dos idosos, com a segunda dose, representam as principais medidas capazes de impedir que o país viva um novo momento de crescimento de óbitos".


14:33

ES vai avaliar possibilidade de antecipação da D2 para pessoas +40

Nésio Fernandes: "Ao longo das próximas semanas, até início de setembro, o ES vai avaliar a possibilidade de antecipar a D2 da Pfizer e Astrazeneca para, pelo menos, oito semanas para a população com mais de 40 anos. Esta é a população que representa a maior parte dos internados aqui no Estado. A segunda dose representa um reforço necessário para reduzir as internações e óbitos. Nós temos, então, a perspectiva de construir medidas que foquem na aceleração do processo de imunização da população".


14:32

ES observa aumento da curva de casos de Covid-19

Nésio Fernandes: "O Espírito Santo possui uma fotografia deste momento da pandemia e ela desenha um comportamento do aumento de casos observados. No painel, podemos observar o comportamento de crescimento dos casos. Reconhecemos que existe um potencial grande de sub notificação de casos observados determinados por dois fenômenos: o primeiro, é que com o avanço da vacinação, temos cada vez mais casos leves com características subclínicas, o que leva a população a não reconhecer ou dar importância àquele caso. A população vacinada não está impedida de contrair o vírus e desenvolver a forma leve da doença. Da mesma forma, muitos serviços de saúde ainda não reconhecem esses casos leves como coronavírus. Queremos reforçar à população que a testagem para Covid-19 deve ser por demanda espontânea. Deve prescindir de qualquer avaliação médica. Há 16 dias, a queda da curva de internações foi interrompida, apresentando instabilidade que pode, nas próximas semanas, apresentar comportamentos distintos: crescimento ou retomada da queda, como já ocorreu antes. A queda de óbitos se mantém sustentada no nosso Estado".


14:27

Em instantes...

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início à coletiva de imprensa desta segunda-feira (23) em minutos. Objetivo é atualizar o cenário da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.