ASSINE

Secretário de Saúde atualiza cenário da pandemia da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes fez um pronunciamento on-line nesta terça-feira (23) para atualizar as informações sobre o enfrentamento à pandemia no Espírito Santo

Vitória
Publicado em 23/11/2021 às 13h10

13:30

Término do pronunciamento

Depois de cerca de 20 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra o pronunciamento desta terça-feira (23).


13:29

Prazo para servidores comprovarem vacinação

"A partir do dia 1º de dezembro, por meio de uma portaria publicada, será definido o prazo para que todos os servidores comprovem a vacinação. Aqueles que não comprovarem não vão poder acessar os serviços públicos e levarão falta, podendo sofrer processos administrativos disciplinares", adianta Nésio.


13:28

Secretário reforça pedido por vacinação

"Tivemos casos na Grande Vitória de um município ofertar 9 mil vacinas e nem 1.000 serem agendadas. Existe uma ociosidade na oferta das vacinas. Estamos em um momento em que a percepção de risco pela população diminuiu. É importante destacar que a vacinação completa é com três doses para idosos e adultos. Por isso pedimos para que a população se mobilize", reforça o secretário.


13:25

ES: 108 doses a cada 10 mil habitantes

"No último dia 20, o Espírito Santo foi o Estado que mais vacinou per capita do país, com 108 doses aplicadas para cada 10 mil habitantes. Temos um comportamento de 'lentificação' da vacinação em todo o país, mas o Estado ainda se destaca entre as outras unidades. O desafio de mobilizar para que a vacinação retome o ritmo de agosto e setembro é fundamental para fechar o ano com todos os municípios no risco muito baixo", afirma Nésio.


13:24

ES quer levar vacina contra Covid-19 às escolas

"Outro ponto é que estamos com uma articulação para levar a vacina até a escola. Isso vai ajudar as microrregiões para atingir as duas primeiras metas (para integrarem o risco muito baixo)", comenta Reblin.


13:22

Reblin: "Testagem segue essencial"

O subsecretário Luiz Carlos Reblin também participa do pronunciamento. "Passamos a ter a doença em locais mais controlados, em pequenos surtos. A testagem é essencial. Tem de livre demanda, tem por agendamento na internet... Ela permanece necessária", reforça.


13:20

Nésio: "Reforço nos idosos é o principal desafio"

"Ao longo desta tarde, as microrregiões Sudoeste e Rio Doce serão as próximas a alcançar 80% da população adulta vacinada com a segunda dose e devemos ter, até semana que vem, a ampla maioria alcançando a meta de 90% das primeiras doses nos adolescentes. No entanto, a dose de reforço nos idosos ainda é o principal desafio", afirma Nésio.


13:18

Não vacinados são 33% das internações no ES

"Neste momento, nós queremos reforçar, com todo o povo capixaba, que a gente consiga convencer todas as pessoas conhecidas e próximas que se vacinem com a primeira dose. Precisamos alcançar esses 5% da população apta que decidiu não se vacinar e que hoje representam 33% das internações no Estado. Se estivéssemos com toda a população vacinada, poderíamos ter uma internação abaixo dos três dígitos", reforça Nésio.


13:16

ES tem 80% da população adulta vacinada com D2

"Hoje temos 80% da população adulta vacinada com as duas doses. Temos certeza que com a vacinação de reforço nos idosos e nos adultos aptos temos uma menor chance de uma nova grande onda da Covid-19 com repercussão nas atividades sociais e econômicas", garante o secretário.


13:14

ES segue com queda em índices da Covid-19

"O Espírito Santo avança na tendência de queda nas internações. Hoje temos apenas 154 pacientes internados em leitos públicos de UTI para Covid-19. Também mantemos queda nos casos e óbitos. Apenas quatro municípios apresentaram variação positiva nos óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. Já 19 cidades tiveram uma variação positiva no comportamento dos casos novos, mas sem uma repercussão nos óbitos. Estamos vivendo os resultados da ampla vacinação", afirma Nésio.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.