Secretário da Saúde faz pronunciamento sobre cenário da pandemia no ES

Nésio Fernandes atualizou informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Estado e destacou o aumento da procura por atendimento nos últimos dias

Publicado em 31/08/2021 às 09h05

O secretário de Estado da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes, fez um pronunciamento para atualizar informações sobre o combate à pandemia de Covid-19 no Espírito Santo. O subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Luiz Carlos Reblin, também participou. Reveja.


09:33

Fim do pronunciamento

O secretário Nésio Fernandes encerra o pronunciamento reforçando a orientação para que a população faça o teste para detectar a doença, caso apresente sintomas, e que mantenha os cuidados necessários para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus.


09:28

Secretário diz que apresentou sintomas e fez teste, que deu negativo

Depois de tossir durante o pronunciamento, o secretário Nésio explica sintomas e diz que fez o teste RT-PCR, que deu negativo. "Estive em uma agenda em São Domingos do Norte no fim de semana e apresentei sintomas. Suspendi a agenda e fiz o teste RT-PCR, que deu negativo. Fiz novamente o teste nesta segunda (30) e deu negativo novamente". 


09:26

Quase 100 mil vacinados no último mutirão

Luiz Carlos Reblin: "Vacinamos quase 100 mil pessoas no último mutirão, que tinha como objetivo aplicar a segunda dose das pessoas que estavam em atraso ou no período de receber a D2".


09:23

ES confirma casos da variante Delta

Nésio Fernandes: "365 amostras de RT PCR foram enviadas para a Fiocruz para identificação das variantes que circulam no ES. Dessas, 158 tiveram o resultado liberado e 11% delas representam testes positivos para a variante Delta. O restante representa casos da variante Gama. No entanto, esses resultados não têm relevância para projeção estatística da proporção da presença dessas variantes no ES. Mas podem representar e confirmar quais são as variantes que estão em circulação no Estado".


09:19

Dose de reforço em idosos e vacinação de adolescentes em setembro

Nésio Fernandes: "Foi informado em reunião do Comitê Bipartite que, em setembro, todo o país deve iniciar a dose de reforço em idosos, a partir do dia 15. A vacinação de adolescentes com comorbidade começará nos próximos dias. Também em setembro deve ser iniciada a vacinação em adolescentes sem comorbidade. Mas ainda é aguardada a informação do quantitativo de doses da Pfizer para início da vacinação desses grupos". 


09:16

167 mil capixabas com segunda dose em atraso

Nésio Fernandes: "Temos 167 mil capixabas que ainda estão em atraso com a segunda dose. Mesmo com mutirão e com estratégias, ainda existe persistência de parte da população a não voltar para a segunda dose".


09:12

Maior procura de pacientes desde abril

Nésio Fernandes: "Neste período, desde o mês de abril, não tínhamos essa procura na rede hospitalar. Esse aumento de casos e estabilidade na internação ainda não influenciou no comportamento de queda de óbitos. No entanto, nós sabemos que o comportamento dos óbitos é tardio. Nós queremos comunicar que o comportamento de risco, neste momento, poderá fazer que conquistas importantes já conquistadas podem ser interrompidas". 


09:10

Alerta epidemiológico

Nésio Fernandes: "Comunicamos que vivemos um momento de alerta epidemiológico. Estamos identificando um aumento sustentado da procura de pacientes sintomáticos respiratórios, em especial na Grande Vitória e em municípios do interior, nos PA’s e nas UPAs, por quatro dias consecutivos". 


09:00

Começa o pronunciamento

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, fazem o pronunciamento na manhã desta terça-feira (31).

A Gazeta integra o

Saiba mais
SESA Coronavírus no ES nesio fernandes

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.