Secretário da Saúde atualiza informações sobre o combate à Covid no ES

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, atualizou as informações sobre o enfreamento ao coronavírus no Espírito Santo

Publicado em 05/10/2020 às 15h18
Atualizado em 05/10/2020 às 17h32

16:51

Fim da transmissão


16:50

Cidades do ES têm aumento significativo de mortes

"A avaliação do dia, comparada com os anteriores, mostra que Vila Velha, Marataízes, Viana, Ibatiba, Alegre, Itapemirim e Guaçuí tiveram aumento na média móvel de 14 dias de óbitos".


16:44

Ônibus: 2 passageiros em pé por metro quadrado

"Nós construímos protocolos para retorno dos ônibus com ar-condicionado e também a questão dos passageiros que permanecem viajando em pé. Ônibus sairão do terminal apenas com passageiros sentados. Em todo percurso da viagem, ônibus acabam recolhendo passageiros que aguardam nos pontos de paradas. Hoje, buscando maior orientação, estabelecemos regra para número de passageiros que pode circular em pé. Os ônibus, nos seus projetos básicos de funcionamento, podem ter até 6 pessoas por metro quadrado viajando em pé. Partindo dessa regra geral, estabelecemos que, para este momento, duas pessoas por metro quadrado possam permanecer viajando em pé. É uma redução de 6 para 2 passageiros. Em relação à utilização do ar-condicionado, ele renova o ar de dentro do veículo e é um padrão que já se aplica a todos os ambientes de trabalho que enfrentamos cotidianamente. A entrada desses veículos em funcionamento reduz a quantidade média de pessoas dentro dos coletivos que estavam circulando".


16:41

Volta às aulas está mantida

"Está mantida a atividade de retorno às aulas. O censo escolar é uma questão importante. Vamos ressaltar que não é passaporte para retorno individual às aulas. Para todos os protocolos de retomada das atividades, depende de cada instituição de ensino publicar seu plano de enfrentamento à doença".

aula -aluno - ensino - distancia - escola - curso
Crédito: Freepik

16:39

"Verde não significa ausência de risco", diz subsecretário

"Grande parte das nossas cidades está na cor verde. Vamos lembrar que, mesmo no semáforo, o verde requer cuidado. Nosso governador repete em todas as suas intervenções: o verde não significa ausência de risco. É risco baixo, mas tem risco. O grande feriadão de setembro induziu o aumento do número de casos. Se desconsiderarmos o risco que existe, não respeitar os protocolos, não manter afastamento entre as pessoas, não usar a máscara... Voltaremos a aumentar o risco. A cidade pode ficar amarela, vermelha, a restrição voltará automaticamente. O verde não pode ser considerado como isenção do risco (...) Municípios localizados nas montanhas, a questão do turismo é preponderante. As pessoas frequentam, moradores da Grande Vitória têm propriedades, sítios, e se deslocaram no feriado. Essa aglomeração provocou, provavelmente, esse aumento de casos.".


16:36

Cidade que migrar de risco baixo para moderado terá restrições mais duras

"Nós estamos preparando um conjunto de atualizações para a matriz de risco que irão rever medidas para risco moderado e alto. Entendemos que risco baixo é uma conquista de resistência e combate à Covid-19. Essa conquista precisa ser preservada e depende de ações do poder público, das pessoas, dos estabelecimentos. Vamos rever de modo que, se algum município entrar no risco moderado, teremos restrições mais duras para evitar uma segunda onda".


16:33

Carreta irá ajudar no inquérito escolar na Grande Vitória

"Teremos na Grande Vitória uma carreta que irá circular e colaborar em pontos definidos, para realização do inquérito escolar".


16:30

Inquérito: coleta em alunos e professores já foi finalizada em Cachoeiro

"Inquérito Sorológico Escolar vai acontecer em 13 municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. A pesquisa já foi iniciada e concluída no município de Cachoeiro de Itapemirim. Dos 13 municípios, foram sorteadas 86 escolas, das quais serão testados, aproximadamente, 3.400 professores, 2.300 funcionários e cerca de 5.065 alunos, que também foram sorteados – entre aqueles os quais a família demonstrou interesse em participar".

Data: 27/05/2020 - ES - Viana - Profissionais da saúde fazendo o Inquérito Sorològico no bairro Nova Bethânia , em Viana - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Crédito: Ricardo Medeiros

16:26

52% das mortes ocorrem na rede particular e filantrópica

"É importante destacar que ocorreram mudanças importantes no comportamento do perfil de óbitos por Covid no Estado. No início, 59% dos pacientes que evoluíram a óbito estavam nos hospitais públicos. Nos últimos 100 óbitos, percebemos que 52% ocorre na rede privada e filantrópica contra os 48% na rede pública. Também percebemos um aumento entre o tempo de internação dos pacientes com Covid até a data da evolução para o óbito. No início da pandemia, os pacientes que evoluíam a óbito tinham período mediano de 4 dias de internação. Hoje, esse período evoluiu para 12 dias".


16:22

Aumento de casos no ES têm relação com o feriadão de setembro

"Aqui na Grande Vitória houve um aumento do número de casos observados conforme alertamos. Esse aumento percebido tem, muito provavelmente, relação com o feriadão de setembro. Nas cidades onde observamos aglomerações, na Grande Vitória, cidades Serranas... Tivemos o maior número de casos. Felizmente na terceira semana subsequente ao feriadão já tem sinal de queda. Alguns casos ainda podem ser acrescentados nessa semana. De maneira sustentável, temos diminuição de casos e óbitos aqui no Espírito Santo".


15:17

Início da entrevista coletiva

À frente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes deu início à entrevista coletiva desta segunda-feira (5), na qual vai falar a respeito do combate ao coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Saúde Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.