Secretário da Saúde atualiza informações sobre o combate à Covid no ES

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, concede uma coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (1°), para atualizar informações sobre o combate à Covid-19 no Espírito Santo

Publicado em 01/09/2020 às 10h02

11:09

Coletiva encerrada

Secretário e equipe encerram a entrevista coletiva. Na quinta-feira (3), serão apresentados os resultados dos testes nos 100 primeiros casos confirmados.


11:08

ES tem bom desempenho

Segundo os dados da EPIMED, que também monitora a rede de outros Estados e hospitais particulares, o Espírito Santo apresenta um bom desempenho no combate à doença. “De uma forma geral, o cidadão que buscou a saúde pública no Espírito Santo, por conta do coronavírus, teve um melhor tratamento e sobreviveu mais, em comparação com outros Estados”, disse Carlos Eduardo Reis.


11:00

Quase metade precisou de ventilação mecânica

Ainda sobre os 1.034 pacientes internados em UTI na rede da SESA entre 1 de julho e 20 de agosto, quase metade precisou de ventilação mecânica. Segundo os números da EPIMED, 45,5% tiveram o auxílio de equipamentos para respirar.


10:57

Idade de pacientes em UTI

O médico e presidente da EPIMED Soluções, Carlos Eduardo Reis, que realiza o monitoramento da rede assistencial de hospitais do ES, apresenta números sobre internações da Covid-19. Segundo ele, de 1 de julho a 20 de agosto, a média de idade dos 1.034 pacientes internados em UTI na rede da SESA para tratamento do coronavírus é 63,6 anos. Deste total, 48% tem 65 anos ou mais.


10:47

"Não está escrito na testa de ninguém se tem ou não tem Covid"

Reblin fala sobre a aglomeração registrada em bares e praias nas últimas semanas e diz que não há segurança se isso pode interferir ou não em novos casos nos próximos dias. Ele destaca que o vírus permanece em circulação. "Percebemos que um grande número de pessoas, especialmente os mais jovens, passaram a se aglomerar em casas noturnas, praias, sem máscaras e distanciamento. Neste momento, não temos a interferência sobre novos casos e óbitos. Mas ainda não temos a segurança absoluta se não haverá interferência nos próximos dias. Ainda temos casos, temos transmissão, temos óbitos. Então, a doença ainda está circulando entre nós. Não está escrito na testa de ninguém se tem ou não tem Covid", destacou o subsecretário.


10:44

"Grande Vitória tem consolidação da queda", diz subsecretário

Luiz Carlos Reblin destaca consolidação da queda na Grande Vitória. "Nós chegamos a um momento da curva que ela é descendente de maneira consolidada na Grande Vitória, com uma queda significativa do mês de agosto, dos óbitos em relação a julho. E estamos chegando a um patamar ao que era o final de abril e início de maio em relação a número de casos e óbitos. Portanto, há uma consolidação da queda", disse.


10:40

"Sem casos de reinfecção até o momento", diz secretário

Nésio afirma que, de todos os casos de reinfecção analisados até o momento, nenhum se confirmou. "Sobre os casos de reinfecção, praticamente todos foram finalizados e não tendo ocorrência de casos de reinfecção no Espírito Santo, até o presente momento", destacou.


10:39

Sesa estuda flexibilização de atividades esportivas e religiosas

"Durante o mês de setembro estamos avaliando atividades relacionadas ao esporte e religiosas, para aperfeiçoar medidas e protocolos nessas atividades", diz o secretário Nésio.


10:37

Inquérito sorológico escolar

Nésio afirma que testes realizados nas escolas serão diferentes dos inquéritos já feitos. "Estamos finalizando todos os detalhes. Estamos lidando com uma população especifica, que tem complexidade na coleta de sangue de crianças, adolescentes e que exige um conjunto de mobilização para coleta. Não vamos usar o teste rápido, estamos estudando utilizar o teste da Abbott, que tem uma complexidade maior", disse.


10:32

Inquérito sorológico nos presídios

Secretário Nésio afirma que testes estão sendo realizados e os resultados devem ser apresentados em 15 dias. "Vamos fazer a testagem em muitos setores. E, em 15 dias, vamos apresentar o resultado do inquérito nos presídios. Estamos estudando a realização do inquérito na população indígena", afirmou.


10:23

Secretário e equipe

Participam da coletiva além do secretário Nésio Fernandes, o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o médico intensivista Carlos Eduardo Reis


10:00

Coletiva começa em breve

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, vai atualizar informações sobre o combate ao novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe todos os detalhes em tempo real.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.