Secretário da Saúde atualiza informações do combate à Covid-19 no ES

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, atualiza as informações sobre o enfreamento ao coronavírus no Espírito Santo em um pronunciamento nesta terça-feira (1)

Vitória
Publicado em 01/06/2021 às 14h58

15:26

Fim do pronunciamento

Nésio Fernandes: "Agradecemos a presença de todos. Pedimos que continuem com disciplina e tenham comportamento seguro para preservar a vida de todos. Obrigado a todos, seguimos lutando e resistindo. Muito obrigado".


15:25

"Vamos encerrar capítulo do atraso de doses", garante Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: "Temos a expectativa de receber doses da Coronavac por parte do Butantan dentro da compra realizada pelo Ministério da Saúde. Até o dia 15 deste mês, devemos encerrar esse capítulo do atraso de doses".


15:23

Reblin pede que as pessoas doem sangue em junho

Luiz Carlos Reblin: "Estamos no mês de junho, no 'junho vermelho'. Mês de doação de sangue. Por uma série de questões, as pessoas têm receio para procurar o serviço e doar sangue. No mês de junho é importante que a gente reabasteça nosso estoque no banco de sangue. A população pode contribuir com isso e salvar vidas com uma doação de sangue. Por favor, procurem um hemocentro mais próximo e agende".


15:21

Partidas da Copa América no Espírito Santo

Nésio Fernandes: "O tema da Copa América no Espírito Santo está em debate e não será objeto deste pronunciamento".


15:15

"Não retiramos as doses do grupo de comorbidades", esclarece Reblin

Luiz Carlos Reblin: "A vacinação por faixa etária, a partir da próxima remessa que recebermos, já será destinada neste formato. 80% será para aplicação por faixa etária. 20% é destinada ao grupo de comorbidades. Não retiramos o grupo de comorbidades. É importante dizer que se alguém com comorbidades tem menos de 60 anos, poderá tomar a vacina por faixa etária. Dará muito mais agilidade".


15:13

"Vamos avançar rapidamente na vacinação por idades", diz Nésio

Nésio Fernandes: "Temos previsão de recebimento de 12 milhões da vacina da Pfizer ao longo do mês de junho a todo o Brasil. Deste total, 2% deve vir ao Espírito Santo de modo que, junto com os 21 milhões de doses da Fiocruz prevista, consigamos avançar rapidamente na vacinação tanto dos grupos prioritários, como também avançar na vacinação por idades".


15:11

ES vai receber 12.870 doses da Pfizer nesta semana

Luiz Carlos Reblin e Nésio Fernandes: "Iniciamos a distribuição da Pfizer para todas as cidades. A utilização dela nas geladeiras científicas foi ampliada para até mais de um mês pela própria Anvisa. Já estávamos preparados e agora passamos a fazer a distribuição quando a vacina chegar para nós, na quantidade de maneira per capita. O Espírito Santo vai receber 12.870 doses da vacina da Pfizer esta semana e 123 mil doses da Astrazeneca. Devem chegar nas próximas 48 horas".


15:06

ES vai realizar testes em terminais e vigilância no Aeroporto de Vitória

Nésio Fernandes: "Neste momento o Estado tem condições para dar passos mais ousados na testagem em terminais, como já anunciado anteriormente. Estamos preparando condições para iniciar vigilância no Aeroporto de Vitória. Neste momento, ampla disponibilidade de testes vai incrementar a capacidade do Estado de fazer a gestão adequada da crise em que vivemos. Evitar que o Estado viva novas ondas".


15:03

"O Espírito Santo vive estágio de estabilidade", afirma secretário da Saúde

Nésio Fernandes: "Vivemos estabilização da incidência de casos novos. Estamos mantendo estabilização da ampliação hospitalar, dos pacientes internados em UTI. Retomamos tendência de queda de internações em enfermarias e no número de óbitos. Estamos, ainda, em um período de alerta perigoso até o final do mês de junho. Os casos observados também estão alcançando um estágio de estabilidade".


15:01

"Foi um trabalho muito importante", diz Reblin sobre caso em hotel

Luiz Carlos Reblin: "Nosso trabalho foi muito rápido, a investigação dos casos e dos contatos que essas pessoas tiveram anteriormente. Se alguém que estava naquele hotel teve um contato de possibilidade de transmissão da doença, esse espaço também foi considerado e investigado. Felizmente, detectamos a necessidade de interdição. Também detectamos a presença do vírus lá, mesmo que não fosse essa variante externa. Foi um trabalho importante"


14:58

Variante indiana não foi detectada em hóspede em hotel do ES

Nésio Fernandes: "A Sesa acaba de encerrar a quarentena estabelecida na unidade hoteleira que estava em investigação de casos suspeitos da variante indiana. Foram 92 trabalhadores e hóspedes investigados nesse período, onde foi rastreado o caso positivo para o coronavírus, onde foi detectada a variante brasileira P1. Foi descartada a importação de casos da variante indiana no Espírito Santo. Os demais casos investigados a partir da notificação da Anvisa também foram descartados".


14:57

Início do pronunciamento

O secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, realiza nesta terça-feira (1) às 14h30, um pronunciamento para atualizar as informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo. Também participa da transmissão o subsecretário de Vigilância e Saúde, Luiz Carlos Reblin. A coletiva será transmitida pelo canal da Sesa no YouTube. Acompanhe em A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Grande Vitória SESA Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes ES Sul ES Norte Pandemia Vacinas contra a Covid-19

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.