Secretarias de Saúde e Educação anunciam medida sobre a Covid no ES

Os secretários de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e da Educação, Vitor de Angelo, participam da entrevista

Publicado em 18/09/2020 às 09h00
Atualizado em 18/09/2020 às 12h05

Os secretários de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e da Educação, Vitor de Angelo, realizam uma coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (18), para anunciar mais uma medida de enfrentamento à Covid-19. A entrevista, marcada para 9h30, acontece de forma virtual e A Gazeta acompanha todos os detalhes.


10:30

Retomada das aulas de forma facultativa

Pais, mães e responsáveis podem não enviar os filhos para aula caso não se sintam seguros? "Sim. Poerão optar em levar ou não. A ideia de que nós retomemos mas facultemos a retomada presencial é importante porque existem pessoas que não têm comorbidades, mas convivem com outras que têm', explica o secretário de Educação.


10:26

Retomada de atividades sociais e econômicas mais amplas

Nésio:  "A prevalência apontada até o presente momento permite projetar que, em outubro, haverá razões sanitárias para pode autorizar a retomada de importantes atividades sociais e econômicas mais amplas, e entre elas, as atividades escolares poderão ser retomadas neste momento"


10:21

Praia x aula

"Se retomarmos as atividades escolares com respeito aos protocolos, estamos dizendo que: essa comunidade estará submetida ao mesmo baixo risco que ela está submetida fora da escola. É o mesmo baixo risco ao assumir o risco de ir à praia, de pegar um ônibus e ir ao shopping.A retomada proposta pode ser segura se respeitadas as medidas de segurança", afirma Nésio.


10:13

Ensino Médio e Fundamental

Secretário Nésio diz que está debatendo retornar tanto o Ensino Médio quanto o Fundamental


10:11

Volta às aulas em outubro?

Nésio sobre volta às aulas: "Não há definição de data de volta às aulas. Reunimos condições para que em outubro não exista vedação por razões sanitárias para a retomada gradual, progressiva e facultada dentro do modelo proposto e debatido com a sociedade para a retomada. No entanto, são necessárias ainda avaliações e repactuações e não há uma definição"


09:57

Inquérito sorológico escolar

Já o inquérito sorológico será aplicado em trabalhadores e alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular e será realizado antes e depois do início. Abrange 13 municípios: Vitória, VIla Velha, Cariacica, Serra, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Linhares, Colatina, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Alegre. Mais de 5 mil alunos sorteados devem  ser  testados.


09:52

100% dos trabalhadores da Educação da rede estadual serão testados

Nésio anuncia que o censo sorológico será aplicado em todos os trabalhadores da educação da rede estadual. "A partir da próxima semana, iremos apontar nos municípios onde os trabalhadores irão coletar as amostras de sangue para que 100% deles serão testados", declara.


09:47

Debate sobre retorno às aulas

Nésio comenta sobre a discussão de retorno às aulas: "Necessário que a gente consiga comprender que a doença se torna endêmica. As vacinas em desenvolvimento deverão estar disponíveis no início do próximo ano e essas vacinas estão sendo testadas em maiores de 18 anos Não é concreto pautar o debate da volta às aulas pela disponibilidade da vacina porque provavelmente não haverá em um primeiro momento a disponibilidade vacinas para as crianças. Precisamos entender que hoje temos uma segurança grande em reconhecer que os respeitos aos protocolos reduzem os riscos da doença", afirma


09:41

Testes em servidores

Vitor de Ângelo fala sobre a testagem de natureza censitária que será aplicada em todos os trabalhadores da educação na rede pública estadual. 


09:40

Inquérito sorológico

O tema abordado é o inquérito sorológico a ser aplicado nas unidades escolares e uma testagem que será feita em todos os servidores da rede.


08:36

Coletiva

A coletiva está prevista para começar às 9h30 e deve conter medidas de enfrentamento ao coronavírus na área da Educação, já que é uma coletiva conjunta entre as duas pastas


08:30

Casos e mortes

O Espírito Santo já registrou 3.399 mortes por coronavírus e mais de 122 mil contaminados, de acordo com os últimos dados divulgados pela Sesa.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.