> >
Rodoviários e empresas fecham acordo e evitam greve de ônibus no ES

Rodoviários e empresas fecham acordo e evitam greve de ônibus no ES

Trabalhadores terão 2,46% de reajuste salarial, além de outras melhorias no tíquete, plano de saúde e escala; assinatura aconteceu nessa quarta-feira (11)

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 16:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pedestres, pessoas, ponto de ônibus, passageiros
Com acordo, capixabas devem continuar contando com os ônibus nas ruas da Grande Vitória. (Fernando Madeira)

Os rodoviários e as empresas de ônibus da Grande Vitória assinaram um acordo nessa terça-feira (11) no qual concordaram com um reajuste salarial de 2,46%. Dessa forma, em um ano já conturbado por causa da pandemia do novo coronavírus, o capixaba não deve encarar as tradicionais greves, quase que anuais.

Além do aumento nos salários, o acerto entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) prevê melhorias no valor do tíquete refeição e no pagamento do plano de saúde.

Tabela mostra as mudanças decorrentes do acordo entre Sindirodoviários e GVBus
Tabela mostra as mudanças decorrentes do acordo entre Sindirodoviários e GVBus. (Divulgação | GVBus)

Todas as propostas foram aprovadas pelos trabalhadores em duas assembleias, realizadas na manhã e na tarde da última sexta-feira (6). Para alguns funcionários, que trabalham na escala de cinco dias trabalhados para um de folga, também haverá a possibilidade de descanso no final de semana.

Rodoviários e empresas fecham acordo e evitam greve de ônibus no ES

"Pela proposta, quando a folga cair no domingo, o trabalhador vai folgar o sábado também. Isso vale para as escalas 5:1. Dentro do que a gente pleiteava, esse foi um avanço significativo. Era uma questão muito importante para nós", afirmou Elton Borges Furtado, advogado do Sindirodoviários.

Aspas de citação

O sindicato preza pelo diálogo, mas quando não dá, temos que usar a única arma que é a paralisação. Graças ao bom senso dos empresários, em avançar em pontos além do reajuste salarial, os trabalhadores também entenderam o atual momento e aceitaram a proposta

Elton Borges Furtado
Advogado do Sindirodoviários
Aspas de citação

O diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar também enxerga como positivo o consenso entre as partes. "Consideramos o acordo satisfatório. Evitamos a realização de paralisações e a interrupção da prestação do serviço à população. Além do desgaste de uma possível judicialização", afirmou.

Em dezembro do ano passado, embora não tenha ocorrido greve de ônibus na Grande Vitória, a disputa entre os dois sindicatos foi parar no Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES). Os impasses duraram uma semana e só terminaram depois de três audiências.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais