> >
Prefeitura alerta sobre golpe de falso agente do coronavírus no ES

Prefeitura alerta sobre golpe de falso agente do coronavírus no ES

A prefeitura de Nova Venécia afirma que moradores foram abordados por suspeitos bem vestidos, utilizando crachás e coletes, para convencer as vítimas que são profissionais da saúde

Publicado em 8 de julho de 2020 às 16:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeitura de Nova Venécia
Prefeitura de Nova Venécia. (Divulgação | Prefeitura de Nova Venécia)

Suspeitos estão se passando por profissionais da saúde e tentando entrar em residências de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, para aplicar golpes. De acordo com a prefeitura, moradores relataram que os golpistas se apresentam como agentes de combate ao coronavírus. Nesta terça-feira (7), o Executivo emitiu um comunicado alertando sobre a ação dos criminosos nas ruas da cidade.

A prefeitura afirmou que algumas pessoas relataram ter recebido a visita de dois homens. De acordo com a descrição da população, esses suspeitos se apresentam bem vestidos, inclusive utilizando crachás e coletes, para tentar convencer o morador que realmente são profissionais da saúde.

No comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que não está realizando visita às residências e ninguém do município, e nem do Estado, está fazendo levantamentos ou qualquer tipo de trabalho nas casas. A prefeitura destacou que o morador que for vítima desse tipo de abordagem deve informar imediatamente para Polícia Militar e também fazer o registro no site da Polícia Civil.

INQUÉRITO SOROLÓGICO

O município de Nova Venécia esteve entre os 19 que participaram do Inquérito Sorológico, mas o Executivo destacou que as visitas terminaram o dia  24 de junho. A campanha realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, em quatro etapas, a testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus.

Inquérito Sorológico – testagem da Covid-19 – é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no ES
Inquérito Sorológico realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no ES. (Divulgação / Sesa)

POLÍCIA CIVIL FOI INFORMADA DA PRESENÇA DOS GOLPISTAS

De acordo com a Polícia Civil, populares afirmam que têm recebido visitas de indivíduos com uniformes semelhantes ao da Secretaria de Saúde. No entanto, não há, até o momento, registro de Boletim de Ocorrência relatando práticas criminosas relacionadas a tais visitas.

A polícia informou ainda que a Delegacia Regional de Nova Venécia tem dialogado com a comunidade e com a administração municipal, no sentido de orientar sobre medidas de segurança para toda a população.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que a principal orientação é para que as pessoas não abram as portas e destacou outras medidas para evitar esse tipo de golpe. São elas:

Este vídeo pode te interessar

  • Caso a pessoa se identifique como profissional da saúde, exija crachá ou documento funcional, e confirme se esta pessoa realmente é funcionária da prefeitura, ligando para a Secretaria de Saúde;
  • Não forneça informações pessoais, como números de documentos, cartão de crédito ou outros dados;
  • Não assine documentos, formulários ou qualquer outro papel;
  • Em caso de suspeita de crime em andamento, acionar a PM imediatamente por meio do 190;
  • Caso o cidadão acredite que já tenha sido vítima de crime, deve registrar um Boletim de Ocorrência, na delegacia do município, munida de todo material que comprove o fato e auxilie nas investigações.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais