> >
Portal dos Desaparecidos: plataforma vai ajudar polícia nas buscas no ES

Portal dos Desaparecidos: plataforma vai ajudar polícia nas buscas no ES

O portal vai funcionar como um banco de dados da polícia para mostrar imagens e informações atualizadas das pessoas que estão desaparecidas. Quem tiver informações sobre o paradeiro, poderá ajudar diretamente pelo site

Publicado em 27 de outubro de 2020 às 14:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Site vai disponibilizar informações de pessoas desaparecidas
Site vai disponibilizar informações de pessoas desaparecidas. (Reprodução)

Famílias que passam pelo drama de ter um ente querido desaparecido terão mais uma ferramenta para ajudar nas buscas. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) lançou, nesta terça-feira (27), o Portal de Pessoas Desaparecidas no Espírito Santo. A nova plataforma foi desenvolvida pela Gerência do Disque-Denúncia 181.

O site já está no ar. O endereço é o disquedenuncia181.es.gov.br/desaparecidos. O portal vai funcionar como um banco de dados da polícia para mostrar imagens atualizadas das pessoas que estão desaparecidas, informações sobre o local sobre onde viviam, idade e desde quando estão sem dar notícias aos familiares.

Segundo o governador Renato Casagrande, o fato de a plataforma trabalhar de forma conjunta com o Disque-denúncia trará mais credibilidade ao serviço. “A vantagem desse trabalho é a confiança que as pessoas têm no disque-denúncia 181, que não vai ser utilizado para nenhum crime. O documento ali é protegido por um canal seguro que vai permitir encontrar mais pessoas, resolver crimes e tirar o sofrimento de famílias com o desaparecimento”, completou.

A própria família entrega essas informações à polícia que vai fazer a atualização automática do site. Na própria plataforma, qualquer pessoa que tiver informações sobre o paradeiro do procurado ou procurada poderá enviar os dados diretamente para a polícia, como explica o gerente do Disque-denúncia, Paulo Expedito.

“É uma ferramenta inovadora que vai agregar no mesmo serviço tanto a exibição quanto a possibilidade de realizar uma denúncia, que vai ser imediatamente encaminhada para a delegacia responsável por apurar os fatos”, destacou.

Este vídeo pode te interessar

Em 2019, 628 pessoas desapareceram, 498 foram encontradas vivas, 31 mortas e 99 ainda têm o paradeiro desconhecido. Este ano, os números também chamam atenção: dos 338 desaparecidos, 81 não foram localizados.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais