> >
Piúma determina novas regras para funcionamento do comércio

Piúma determina novas regras para funcionamento do comércio

Município permanece no risco alto para contágio do novo coronavírus. Sem informações, os comerciantes fizeram por uma semana o próprio horário de funcionamento no balneário

Publicado em 6 de junho de 2020 às 18:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Centro do município de Piúma
Centro do município de Piúma. (Reprodução/TV Gazeta Sul)
Piúma determina novas regras para funcionamento do comércio

A prefeitura de Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo, definiu como deve ser o funcionamento do comércio a partir deste sábado (06). O balneário foi classificado pelo Governo do Estado como risco alto para a transmissão do novo coronavírus desde o último sábado (30). Um decreto, que explica as regras, foi publicado na noite desta sexta-feira (05).

Cidades enquadradas na categoria de risco alto, segundo Matriz de Risco, elaborada pelo Governo do Estado, precisam implantar uma série de medidas para impedir a propagação do novo coronavírus, entre elas, determinar, em decreto, o funcionamento do comércio em dias alternados de segunda a sexta-feira.

Segundo decreto do município, em dias pares do calendário, devem abrir lojas de produtos de consumo pessoal, como vestuário, calçado, óticas e acessórios. Já nos dias ímpares, podem funcionar comércios de eletrodomésticos, eletrônicos, revendas de veículos, de peças automotivas, confecção, artigos de informática e decoração. O horário é limitado de 10h às 16h e de segunda a sexta-feira. Os comerciantes devem disponibilizar álcool em gel 70% no interior e máscaras ao funcionários. Além disso, as filas devem respeitar a distância entre os clientes de 1,5 metro. 

Estão fora dessa regra de alternância os comércios considerados essenciais, como farmácias, padarias, revendas de gás, supermercados, lojas de produtos agrícolas e oficinas. Restaurantes podem funcionar de segunda à sexta, mas de 10h às 16h.

Sem informações, os comerciantes fizeram por uma semana o próprio horário de funcionamento no balneário. A cidade tem 106 casos confirmados, duas mortes por Covid-19 e 53 curados na atualização dos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desta sexta-feira (05).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais