> >
Parques em Vitória estimulam o contato permanente com a natureza

Parques em Vitória estimulam o contato permanente com a natureza

O município tem 17 dessas áreas verdes, que apresentam espécies nativas da fauna e flora e estão abertas diariamente

Publicado em 8 de setembro de 2021 às 02:06

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
No Dia da Mata Atlântica - Prefeitura de Vitória inaugura três mirantes no Parque da Fonte Grande, entre eles, o Mirante Mochuara
 Parque da Fonte Grande: novos mirantes para contemplar a vista de Vitória e cidades vizinhas. (Fernando Madeira)
Pedro Cunha
Produtor da CBN Vitória / [email protected]

De uma ponta a outra, Vitória é desenhada pelas cores de suas áreas verdes. Em pouco mais de 20 quilômetros do trajeto que separa o Parque da Fonte Grande, na região de São Pedro, do Botânico Vale, em Jardim Camburi, é possível percorrer caminhos que levam também a outros parques. Ao todo, são 17 espalhados por 14 bairros da cidade, com centenas de milhares de metros quadrados de muita natureza.

Localizado no bairro Grande Vitória e no "coração" do maciço central de Vitória está o Parque Estadual da Fonte Grande, o maior da cidade. São 218 hectares de Mata Atlântica e cerca de 50 nascentes. Essa abundância de água dá nome ao local, fonte de abastecimento hídrico para a Capital por um longo período desde a época colonial.

O Parque da Fonte Grande é um convite irrecusável à apreciação da vista, já que é o segundo ponto mais alto da cidade - 310 metros acima do nível do mar - só perdendo a primeira colocação para a Ilha de Trindade. São quatro mirantes, três deles inaugurados em maio deste ano, que oferecem uma visão panorâmica da “Ilha do Mel” e dos municípios de Vila Velha e Cariacica.

Para ter acesso aos mirantes, é necessário caminhar por trilhas pela mata, todas autoguiadas. O parque funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 8h às 17h, e a entrada, gratuita, é feita através da avenida Serafim Derenzi.

Dois parques de Vitória passam por obras e, por isso, estão temporariamente fechados para o público. É o caso do Parque Municipal Gruta da Onça, famoso por suas trilhas entre nascentes e riachos, e o Parque Natural Vale do Mulembá, uma área de preservação com 142 hectares de Mata Atlântica.

CONFIRA ALGUMAS OPÇÕES

  • No dia 24 de setembro, os alunos da Fafi vão fazer um ensaio a céu aberto, às 19h30, no Parque Moscoso, no Centro de Vitória. Imagem para conteúdo patrocinado, favor não usar.

    01

    Moscoso

    Um dos mais tradicionais e o mais antigo parque de Vitória. Oferece um “oásis” em meio à agitação do Centro com lago com peixes, a Concha Acústica e paisagismo preservado. Funciona segunda-feira, das 6h às 9h e das 17h às 22h, e de terça-feira a domingo, das 6h às 22h.

  • 02

    Tabuazeiro

    Trilhas íngremes levam a pontos privilegiados para a observação da região, já que o parque está encravado no maciço central de Vitória. Para os interessados, o local conta com viveiro de plantas medicinais e faz distribuição de maços e mudas. Funciona de terça a domingo, das 7h às 22h.

  • Horto de Maruípe

    03

    Horto de Maruípe

    Seus cinco hectares são um convite para a prática de caminhadas circulando lagos e um córrego formados pelas águas de uma nascente do local. Funciona às segundas, das 5h às 9h e das 17h às 22h, e de terça-feira a domingo, das 5h às 22h.

  • Data: 04/09/2019 - ES - Vitória - Pedra da Cebola - Fotografias para o aniversário de Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ

    04

    Pedra da Cebola

    A famosa pedra em formato de cebola dá nome ao parque de 10 hectares de restinga e Mata Atlântica. Pequenos répteis e aves habitam o local. Fica na Mata da Praia e funciona às segundas, das 5h às 9h e das 17h às 22h, e de terça-feira a domingo, das 5h às 22h.

  • Skatistas na pista do Atlântica Parque, em Jardim Camburi

    05

    Atlântica Parque

    Destino ideal para esportistas, oferece campo de futebol de grama sintética, pista de bicicross, pista de skate, espaço para musculação e ginástica funcional. Fica na avenida Dante Michelini e é um parque aberto.

  • 06

    Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (Fazendinha)

    São 23 mil metros quadrados de área verde e um grande lago. Sedia um centro de educação ambiental e pesquisa para conservação do jacaré-do-papo-amarelo. Fica na rua Eugênio Pacheco de Queiroz e funciona de terça a domingo, das 6h às 19h.

  • Foto mostra área do Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, Vitória

    07

    Botânico Vale

    Em 33 hectares, é ideal para quem quer conhecer diferentes espécies da flora da Mata Atlântica - são 140 catalogadas no local. Outra atração é um vagão-biblioteca. Fica em Jardim Camburi. O parque está temporariamente fechado devido à pandemia.

  • No Dia da Mata Atlântica - Prefeitura de Vitória inaugura três mirantes no Parque da Fonte Grande, entre eles, o Mirante do Sumaré e a Trilha da Pedra da Batata -

    08

    Fonte Grande

    parque é o segundo ponto mais alto da cidade - 310 metros acima do nível do mar - só perdendo a primeira colocação para a Ilha de Trindade. São quatro mirantes, três deles inaugurados em maio deste ano, que oferecem uma visão panorâmica da “Ilha do Mel” e dos municípios de Vila Velha e Cariacica. Para ter acesso aos mirantes, é necessário caminhar por trilhas pela mata, todas autoguiadas. O parque funciona de terça-feira a domingo,  das 8h às 17h, e o acesso é pela avenida Serafim Derenzi.

Acesse revista interativa em homenagem aos 470 anos de Vitória:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais