> >
Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Colatina

Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Colatina

Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 62 anos, atualmente é o padre da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Minas Gerais; Diocese de Colatina estava sem bispo desde janeiro, quando dom Wladimir foi transferido para SP

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 10:15

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 62 anos, novo bispo da Diocese de Colatina.
Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 62 anos, novo bispo da Diocese de Colatina. (Divulgação | Diocese de Colatina)

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (27), o padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 62 anos, da Arquidiocese de Mariana, Minas Gerais, como novo bispo da Diocese de Colatina. A data para cerimônia de posse ainda não foi definida. A Diocese de Colatina estava sem bispo desde janeiro deste ano, quando dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi transferido para a Diocese de Lorena, no interior de São Paulo.

Lauro Sérgio ainda precisa ser ordenado bispo por uma cerimônia de posse na Diocese. Atualmente, ele é o padre da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, Minas Gerais, na Arquidiocese de Mariana. Padre Lauro Sérgio é natural de Ouro Preto (MG).

TRAJETÓRIA ECLESIAL

Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 62 anos, novo bispo da Diocese de Colatina. (Divulgação | Diocese de Colatina)

Padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959. Foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais, no dia 2 de setembro de 1995. É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em 1994, iniciou uma trajetória de serviços no Seminário São José, de Mariana. Integrou a equipe de formadores do seminário por dez anos. Nesse período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço.

No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais