O balanço das denúncias sobre a vacinação da Covid-19 no ES

Na tarde desta quarta-feira (14), o secretário Nésio Fernandes fez uma apresentação do balanço das denúncias relacionadas a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 14/04/2021 às 14h44

15:13

Fim da transmissão

Nésio Fernandes: "O nosso desejo e a nossa luta é imunizar em massa toda a população brasileira rapidamente e vencer esse momento difícil da humanidade. A pandemia ainda não acabou. Agradeço a presença do secretário Edmar Camata e do Rafael. Insisto e apelo para que todos cumpram as medidas para evitar a transmissão da Covid-19. Obrigado".


15:10

Trabalhador da Saúde que não se vacinou não entrará em hospitais

Nésio Fernandes: "A partir do dia 1º de maio, aquele trabalhador que não recebeu a vacina, passará a contabilizar falta e inatividade no local de trabalho. Isso poderá levar a outros procedimentos administrativos, descontos salariais. Nós também estabelecemos uma norma, definindo penalidades para aqueles que furarem fila, trabalhadores que forem pegos em práticas inadequadas desrespeitando o calendário de vacinação. O Estado também prevê multas financeiras para aqueles que furarem as filas".


15:08

Municípios foram notificados sobre validade de doses no ES

Edmar Camata: "O primeiro relatório tem previsão para o dia 3 de maio. Dois municípios, por exemplo, já foram notificados de que estavam com vacinas a vencer nos próximos dias. Não pode ter dose com validade expirada, é uma questão vital. Também vamos emitir alerta para municípios com estoque alto do imunizante".


15:05

Redes de frios de municípios vão passar por auditorias físicas no ES

Edmar Camata: "Teremos auditorias físicas e presenciais especialmente onde estão localizadas as redes de frios: Colatina, São Mateus, Cachoeiro e Vitória. Também teremos auditorias em municípios dentro das redes de frios, levando em consideração número de atendimentos, postos de vacinação, entre outros. Teremos nessa amostra os municípios de João Neiva, Ecoporanga, Vila Velha e Guaçuí. Teremos questionários a serem respondidos".


14:58

"Controle interno pode auxiliar municípios na vacinação", diz secretário da Secont

Edmar Camata: "A vacinação passou a ser a principal política econômica do momento, isso porque está mais do que evidenciado que a vacinação é que vai nos salvar. O Espírito Santo tem se dedicado a ser o mais transparente do Brasil, isso é um reconhecimento do governo federal. Nessa vertente, a Secont lançou uma auditoria do controle do processo de vacinação. Embora a aplicação da vacina seja feita pelos municípios, o controle interno pode e deve auxiliar os municípios nessa tarefa. A primeira atribuição nesse ponto de vista é justamente criar um checklist de auditoria e enviar para os municípios. Podemos comparar com vários outros insumos ou alimentos. É importante que haja dedicação dos Estados, municípios e do governo federal. O maior desafio que temos hoje é quebrar prioridades, decidir quem dentro dos grupos vai receber a vacina, porque ela chega a conta-gotas".


14:55

ES teve 478 manifestações sobre a vacinação da Covid-19

Rafael Caliari: "Tivemos 478 manifestações até a semana 11. A evolução das manifestações, vemos um pico durante as primeiras semanas porque foi muito veiculado na mídia sobre os casos dos fura-filas, e aí foi dito que a população poderia registrar essas reclamações. Em análise, temos 314 reclamações e denúncias, total de 68,55% da amostra. Das 140 denúncias, as principais se resumiram em fura-fila, desvio de vacina, extravio de dose, falsa aplicação de dose e venda de vacina. As reclamações: fura-fila, ampliação de dose, agendamento do sistema online, vacinando por algum erro e outros. Das manifestações que chegaram, 78 são de responsabilidade da Sesa e 225 dos municípios"


14:48

Ouvidor da Sesa explica competências do setor

Rafael Caliari: "A ouvidoria tem como competência receber, examinar e encaminhar manifestações. Articular-se com as áreas. Manter o cidadão informado sobre o andamento e o resultado de suas manifestações. Monitoras respostas, garantir o cumprimento da legislação, entre outros. Recebemos como classificação denúncias, reclamações, informações, solicitações, elogios e sugestões. Utilizamos dois sistemas, o ouvidor SUS e o nosso sistema aqui do Estado".


14:45

"ES está entre cinco Estados que mais vacina do Brasil", diz Nésio

Nésio Fernandes: "A vacinação caminha em um ritmo positivo e satisfatório. Nós neste momento temos 53 municípios com menos de 20% de doses disponíveis para aplicação na população capixaba. Temos pontualmente realidades que precisam de ajustes e reforço, no entanto o desfecho final coloca o Espírito Santo entre os cinco Estados do país com maior população vacinada. No entanto, entendemos que grande desafio é conseguir alcançar pelo menos 80% da população ainda este ano, uma meta ousada. Isso vai exigir que o governo federal envie aos municípios maiores doses de vacinas".


14:44

Início da transmissão

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, dá início a apresentação na tarde desta quarta-feira (14). Acompanhe em A Gazeta. Participam da apresentação Edmar Camata, secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont) e Rafael Caliari, ouvidor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Campanha de vacinação Pandemia Vacinas contra a Covid-19

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.