> >
Nomeado pelo papa, novo bispo de Cachoeiro vem da África

Nomeado pelo papa, novo bispo de Cachoeiro vem da África

Dom Luiz Fernando Lisboa é o atual bispo de Pemba, em Moçambique. A Diocese de Cachoeiro estava há mais de dois anos sem bispo

Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 09:13- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Dom Luiz Fernando Lisboa
Dom Luiz Fernando Lisboa. (Divulgação/Arquidiocese de Vitória)

O Papa Francisco nomeou, nesta quinta-feira (11), o novo bispo para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Dom Luiz Fernando Lisboa vem da África. Ele é o atual bispo de Pemba, em Moçambique, e também recebeu a dignidade de arcebispo.

Cachoeiro estava sem bispo desde 7 de novembro de 2018, quando Dom Dario Campos foi nomeado Arcebispo de Vitória. Desde então, o padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, administrador diocesano, estava à frente da diocese no município.

O Papa Francisco nomeou, nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, dom Luiz Fernando Lisboa, atual bispo de Pemba, em Moçambique, no continente africano, para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Novo bispo da Diocese de Cachoeiro. (Divulgação/CNBB)

CURRÍCULO E TRAJETÓRIA ECLESIAL

Dom Luiz Fernando Lisboa nasceu em Marques de Valença (RJ), no dia 23 de dezembro de 1955. Ele é o nono de doze filhos do casal Francisco Lopes Pereira Lisboa e Benedita de Oliveira Pereira, ambos falecidos. Com nove anos de idade mudou-se, com a sua família, para Osasco (SP), onde passou parte de sua infância, adolescência e juventude.

Em agosto de 1975, aos 19 anos, ingressou no seminário São Gabriel da congregação da Paixão de Jesus Cristo (missionários Passionistas), em Osasco (SP); fez seu noviciado em São Carlos (SP); cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba (UCP naquela época); estudou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983.

Ele possui duas especializações (Liturgia e Missiologia) na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atual PUC SP) e mestrado em Teologia Pastoral pela PUC Curitiba, onde também foi um dos coordenadores do Curso de especialização em Missiologia.

Exerceu várias tarefas na congregação dos Passionistas e nas dioceses por onde passou, entre as quais: formador em várias etapas da formação, vigário, pároco, conselheiro provincial, coordenador de formação; coordenador da área de missão, diretor do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco, membro do Conselho de Direitos Humanos de SP e assessor no Curso de Teologia.

Dom Luiz Fernando Lisboa é o atual bispo de Pemba, em Moçambique. A Diocese de Cachoeiro estava há mais de dois anos sem bispo
Papa Francisco nomeia novo bispo para Cachoeiro. (Divulgação)

No início do ano de 2001, foi como missionário Ad Gentes para a diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhou por oito anos; retornou ao Brasil e trabalhou por quatro anos como pároco na paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na Arquidiocese de Curitiba (PR).

Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou como Bispo de Pemba. Sua posse se deu dois meses depois, em 14 de setembro, com celebração na Universidade Católica de Pemba. A cerimônia contou com a presença do presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, de arcebispos, bispos, padres e leigos da região e do Brasil. Na Conferência Episcopal de Moçambique exerceu o serviço de secretário-geral e coordenador do Departamento Social.

Este vídeo pode te interessar

Com informações da CNBB

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais