> >
Não há previsão de retorno do serviço digital em Vitória, diz secretário

Não há previsão de retorno do serviço digital em Vitória, diz secretário

Entre as atividades suspensas estão aulas on-line e agendamento de consultas. O Vitória Online, que oferece internet gratuita em alguns pontos da Capital, também está fora do ar

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 16:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Computador e-mail hackers
Prefeitura de Vitória divulgar que sofreu um ataque de hackers na madrugada do último domingo. ( Divulgação)

Após a prefeitura de Vitória divulgar que sofreu um ataque de hackers na madrugada do último domingo (08), o secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos, afirmou em entrevista à TV Gazeta que ainda não há previsão de reestabelecer o serviço digital. Com isso, aulas on-line, agendamento de consultas e emissão de notas estão suspensos. O Vitória Online, que oferece internet gratuita em alguns pontos da Capital, também está fora do ar. 

Os danos ao sistema foram similares ao ocorrido com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) há uma semana, informou a prefeitura da Capital. Por nota, o município informou que na madrugada de domingo (08) os servidores foram alvo de um ataque global de hackers e que "os serviços on-line da Prefeitura de Vitória estão momentaneamente indisponíveis. A equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) trabalha para restabelecer o ambiente o mais rápido possível", disse. 

Em entrevista à TV Gazeta, nesta segunda-feira (09), o secretário de Desenvolvimento da Cidade Márcio Passos, que também é responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), explicou que interromper esse e outros serviços foi uma opção da subsecretaria na tentativa de tentar sanar esses ataques.

"A prefeitura teve essa decisão quando detectou o ataque - um ataque que, vale salientar, foi no mundo inteiro. Inclusive no Brasil, temos o caso do STJ, onde dados foram criptografados. A gente optou por um lockdown nos servidores e cortar toda a comunicação interna e externa para poder fazer toda a avaliação geral do ambiente", disse. 

Esse corte na comunicação da prefeitura de Vitória acabou interrompendo vários serviços que precisam de internet, como o atendimento digital da área da saúde e educação.

VARREDURA

"Infelizmente é necessário fazer esse tipo de procedimento para não termos o problema que o STJ teve aqui no país. Então, a gente pede paciência da população. A gente vai enviar toda a documentação para todos os órgãos de  controle para que ninguém seja prejudicado, para que haja prazos dilatados, e vamos fazer tudo que tiver no alcance da prefeitura para poder conseguir, o mais rápido possível, restabelecer os serviços com segurança", garantiu. 

O secretário salientou que a prefeitura está bem adiantada tecnologicamente, como, por exemplo, nos serviços de processos eletrônicos. Mas alvarás, licenças e agendamentos são alguns dos serviços que por enquanto estão interrompidos no modelo digital. Indagado sobre como ficam os serviços da área da saúde, o secretário respondeu que o atendimento só é possível pessoalmente. 

"De forma on-line, está suspenso esse atendimento de saúde. Mas presencial continua sendo feito. Se a pessoa tinha uma vacina marcada, por exemplo, ela pode ir ao local, que receberá atendimento e orientação de como proceder para receber serviço da prefeitura. Isso é preciso para que a gente faça auditoria na nossa rede e tenhamos segurança para voltar com o serviço para a população", explicou. 

Aspas de citação

A gente está fazendo toda uma varredura na nossa rede, é um trabalho muito minucioso, que tem que ter muito critério, para a gente não ter nenhum problema no futuro e voltarmos com todos os serviços on-line. Então a gente não tem uma previsão precisa de retorno

Marcio Passos
Secretário de Desenvolvimento da Cidade
Aspas de citação

Com informações de Elton Ribeiro, da TV Gazeta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais