> >
Lei proíbe restrição de doação de sangue por homossexuais no ES

Lei proíbe restrição de doação de sangue por homossexuais no ES

Apesar da sanção da lei no Estado, o Superior Tribunal Federal (STF) já havia tratado o tema e proibido a restrição em maio de 2020. Desde então, Secretaria de Saúde já seguia a orientação

Publicado em 22 de setembro de 2021 às 08:15

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Doação de sangue
Doação de sangue . (Divulgação/Pixabay )

O governador Renato Casagrande sancionou uma lei que proíbe a restrição de doação de sangue por homossexuais no Espírito Santo. A publicação foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22). Apesar da sanção da lei no Estado, o Superior Tribunal Federal (STF) já havia derrubado essa restrição em 2020 e a Secretaria de Estado da Saúde seguia as orientações desde então

De acordo com o texto sancionado pelo governador, “as restrições, normas, requisitos e critérios para doação de sangue devem ser aplicados igualmente a todos, sem distinção discriminatória de cor, raça, orientação sexual, entre outros, exceto os casos devidamente justificados de proteção à saúde pública”.

A lei proíbe que seja dificultado ou aplicados requisitos mais rígidos baseados exclusivamente pela orientação sexual do doador, “sendo vetada a diferenciação dos critérios para quem manteve relações sexuais com pessoas do mesmo sexo”.

RESTRIÇÃO DERRUBADA PELO STF E SEGUIDA PELO ES EM 2020

Apesar de o tema ter se tornado lei no Espírito Santo, o STF já havia derrubado a restrição que proibia homossexuais de doarem sangue. A votação no Supremo aconteceu em maio de 2020 e declarou inconstitucional a regra que previa abstinência sexual de 12 meses para "homens que se relacionam com homens" poderem doar sangue.

Em seguida, já em junho de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde seguiu a orientação e retirou do questionário do doador a pergunta sobre homens que fazem sexo com homens.  Antes, os bancos de sangue rejeitavam a doação de homossexuais que haviam tido relação sexual com outros homens nos 12 meses anteriores à coleta.

Desde o dia 12 de junho de 2020, de acordo com informações da Sesa, foi retirado do questionário a pergunta que envolvia a orientação sexual do doador. Na prática, a modificação permitiu que parte do público LGBTI+, como homens gays, bissexuais e mulheres trans, passe de forma regular pela triagem feita por todos os demais voluntários.

"Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a orientação sexual do doador deixou de ser fator relevante para o processo de doação, permanecendo no questionário questões que dizem respeito ao comportamento de risco aumentado para transmissão de doenças sexualmente adquiridas", informou a direção do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), na ocasião.

COMO E ONDE DOAR

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis. Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais, como pressão, pulso e temperatura. A entrega da Carteira do Doador será entregue após 20 dias da doação. Confira onde doar:

  • Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Telefones: 3636-7920, 3636-7942 - Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7h às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).

  • Unidade de Coleta à Distância da Serra
Telefones: 3218-9429, 3218-9242 - Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h (cadastro do doador encerra às 11h30) e das 13h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

  • Hemocentro de Linhares
Telefones: (27) 3264-6000, 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce).
Funcionamento para doação de sangue: quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h; 13h às 15h20; quintas-feiras de 7h às 12h (cadastro do doador encerra às 12h30).

  • Hemocentro Regional de Colatina
Telefone: (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

  • Hemocentro Regional de São Mateus
Telefone: (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

Lei proíbe restrição de doação de sangue por homossexuais no ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais