Festa da Penha 2022: acompanhe ao vivo o percurso da Romaria dos Homens

Depois de dois anos de procissão virtual, milhares de fiéis voltaram a seguir a imagem da Padroeira do Espírito Santo pelas ruas de Vitória e Vila Velha na noite deste sábado (23)

Vitória
Publicado em 23/04/2022 às 19h24

00:30

Reveja como foi a Romaria dos Homens

Não conseguiu acompanhar toda a Romaria dos Homens ou quer rever alguma parte? Basta clicar neste link para conferir tudo que aconteceu, com direito a muito fotojornalismo. Confira!


00:20

Término da missa de encerramento

Depois de aproximadamente 1h15 de celebração, o arcebispo Dom Dario Campos termina a missa de encerramento da Romaria dos Homens. 


23:05

Início da missa de encerramento

Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos inicia o acolhimento da imagem de Nossa Senhora da Penha e começa a missa de encerramento da Romaria dos Homens. Acompanhe a celebração pela transmissão ao vivo de A Gazeta (acima).


23:02

Acendimento do Círio Pascal

Neste momento, o Frei Gabriel anuncia o acendimento do Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo.


23:00

Missa de encerramento da Romaria dos Homens começa em breve

"É um problema de noiva, sempre chega um pouquinho atrasada, né?", brinca Dom Dario Campos, no palco da Prainha, sobre aguardar a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha.


22:50

Movimentação grande para missa na Prainha

Os padres Hadeleon Santana e Renato Criste encerram os comentários, junto ao término da Romaria dos Homens. A partir de agora, A Gazeta segue com a transmissão, mostrando a acolhida da imagem de Nossa Senhora da Penha e a movimentação no parque da Prainha, em Vila Velha.


22:45

Minutos finais da Romaria dos Homens

"Já vamos chegando aos minutos finais da Romaria dos Homens. Graças a Deus, graças à Nossa Senhora da Penha, pudemos sair às ruas para gritar 'Viva Nossa Senhora!'", comemora o padre Renato Criste.


22:43

"Coração cheio de alegria", agradece Frei Gabriel

"É como se fosse sempre a primeira vez. O nosso coração fica sempre cheio de alegria. Muitos grupos aqui faziam uma corrente e se davam as mãos. É isso que estamos fazendo aqui: uma corrente. Obrigado por todas as pessoas e por todo o apoio. Que Deus nos proteja e nos conceda a graça de outras Romarias", agradece o Frei Gabriel, que realizou todo o percurso da Romaria dos Homens.


22:35

Palco montado para missa tem 18 metros de altura

O palco montado no parque da Prainha para a missa de encerramento da Romaria tem 18 metros de altura. Foram montadas mais de 30 toneladas de equipamento de som e 20 toneladas de equipamento de luz. 

Palco montado no Parque da Prainha, em Vila Velha, para missa de encerramento da Romaria
Palco montado no Parque da Prainha, em Vila Velha, para missa de encerramento da Romaria. Crédito: Divulgação

22:30

FOTO | Viva Nossa Senhora!

Fotografia de Fernando Madeira, de A Gazeta, mostra em detalhes a imagem de Nossa Senhora da Penha, acompanhada por uma multidão de devotos nesta noite.

Romaria dos Homens
Imagem de Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens na Lindenberg. Crédito: Fernando Madeira

22:27

Romeiros já caminham há três horas

Depois de mais de três horas de caminhada, os devotos seguem na Romaria dos Homens, acompanhando a imagem de Nossa Senhora da Penha. Testemunhos dos fiéis revelam que o cansaço físico não é nada perto do tamanho da fé e devoção à Padroeira do Espírito Santo.

Romaria
Romaria dos Homens na direção do Parque da Prainha, aos pés do Convento da Penha. Crédito: A Gazeta

22:23

Chuva de balões em Vila Velha

Enquanto a Romaria dos Homens passava no Centro de Vila Velha, houve uma chuva de balões que deixou este momento de fé ainda mais bonito.

Balões
Chuva de balões durante a passagem da imagem de Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens, em Vila Velha. Crédito: Fernando Madeira

22:20

"Penhamóvel" ganhou freio para Festa deste ano

Apesar de ter passado por inúmeras mudanças, o "Penhamóvel" continua sendo movido pela força física dos homens da Corrente da Penha, que existe há mais de 30 anos, cuidando e zelando da imagem de Nossa Senhora da Penha durante a Romaria dos Homens, conforme explicado pelo padre Renato Criste. Nesta reportagem, você confere como o veículo evoluiu ao longo do tempo.


22:15

FOTO | Pedido de paz

O fotógrafo Fernando Madeira, de A Gazeta, registrou a cena que chamou atenção do Frei Gabriel durante a Romaria dos Homens: um jovem que carregava uma faixa pedindo paz.

Romaria dos Homens
Imagem de Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens na Lindenberg. Crédito: Fernando Madeira

22:12

Parque da Prainha começa a lotar de fiéis

Palco da missa de encerramento da Romaria dos Homens, o parque da Prainha já está ficando cheio de fiéis que acompanharão a celebração que será feita pelo Arcebispo Dom Dario Campos.

Festa da Penha
Parque da Prainha, em Vila Velha, na Festa da Penha. Crédito: A Gazeta

22:07

Convento da Penha à vista

O Convento da Penha já pode ser vista pelos devotos que seguem na reta final da Romaria dos Homens.


22:01

Devotos seguem por Ibes e Glória, em Vila Velha

A Romaria dos Homens segue pela Avenida Carlos Lindenberg, passando pelos bairros Ibes e Glória, já perto do Centro de Vila Velha.


21:58

"Lágrimas e sorrisos", destaca Frei Gabriel

"Quem está nos prédios está acompanhando de camarote, aproveitando a vista, gritando, cantando e batendo palma. No meio desta avenida, tem um canteiro e as pessoas estão sentadas em cadeirinhas de praia. Quando a Nossa Senhora da Penha passa, vêm as lágrimas e os sorrisos", revela Frei Gabriel. 


21:54

"Mar de fé e devoção", comenta Frei Gabriel

"Vejam esse mar de gente. Esse mar de fé e devoção que não cansa. Esse povo grita, reza, anda, sua e reclama um pouquinho também, mas está firme e forte para para a Prainha. A pandemia não esfriou a fé desse povo. É a coisa mais bonita: vemos famílias, jovens, frades... Tantas pessoas dando testemunho de fé, alegria e amor por estar aqui na Romaria", destaca Frei Gabriel.


21:50

Fiéis começam a chegar na Prainha para missa

Imagens da transmissão de A Gazeta mostram que muitos fiéis já estão no parque da Prainha, onde será realizada a missa de encerramento da Romaria dos Homens, que está prevista para acontecer a partir das 23 horas deste sábado (23).


21:45

VÍDEO | Romaria passa por Vila Velha

Imagens mostram a multidão de devotos que tomou as ruas de Vila Velha, durante a Romaria dos Homens, nesta noite. Veja:


21:40

GALERIA | Retratos de fé e devoção

Fotografias de Fernando Madeira, de A Gazeta, mostram a força da fé e da devoção à Nossa Senhora da Penha por meio do rosto dos fiéis que participam da Romaria dos Homens. Confira:

A fé no rosto dos fiéis que participam da Romaria dos Homens neste sábado (23)

Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens . Fernando Madeira
Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens . Fernando Madeira
Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens . Fernando Madeira
Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens . Fernando Madeira
Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens . Fernando Madeira
Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens . Fernando Madeira
Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens . Fernando Madeira
Fiéis participam da Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens

21:35

Romaria das Mulheres e show da Fafá de Belém

Apesar de a Romaria dos Homens ser considerado o principal evento da Festa da Penha, esta continua com programações até o final da tarde da próxima segunda-feira (25). Neste domingo (24), por exemplo, acontecerá a Romaria das Mulheres a partir das 15 horas e, depois, terá um show da cantora Fafá de Belém, a partir das 17 horas.


21:30

Pedido de paz durante Romaria dos Homens

"A emoção está muito linda. Agora há pouco, teve um jovem com uma bandeira, pedindo paz. Nós reforçamos nossa esperança em dias melhores. Tem muitas pessoas de bom coração que querem transformar o nosso mundo e que, nesta romaria, estão reforçando este desejo", revela Frei Gabriel.


21:26

Romaria segue rumo à Prainha, em Vila Velha

"Romaria dos Homens já passou pelo trevo que dá acesso à Rodovia Darly Santos. À medida que a Santa vai passando, ela vai olhando para seus filhos e também para aqueles que não podem estar ali. Ela não deixa de alcançar essas pessoas", reforça padre Hadeleon Santana.


21:23

Missa de encerramento será às 23h na Prainha

A missa de encerramento da Romaria dos Homens está prevista para acontecer às 23 horas, na Prainha, em Vila Velha. Ela será comandada pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.


21:20

FOTO | Celulares acesos durante Romaria

Durante a passagem da Nossa Senhora da Penha pela Segunda Ponte, fiéis acenderam as lanternas dos celulares e protagonizaram uma linda cena durante a Romaria dos Homens. Confira:

Romaria dos Homens
Fiéis participam da Romaria dos Homens . Crédito: Fernando Madeira

21:16

Devotos acompanham de SP, SC, MG e CE

A Nossa Senhora da Penha mostra que tem fiéis espalhados pelo Brasil. Até o momento, já marcaram presença na transmissão de A Gazeta devotos de quatro Estados, além do Espírito Santo. São eles: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará. 


21:13

VÍDEO | Mensagens aos romeiros

Durante a Romaria dos Homens, padres e freis mandaram mensagens direcionadas especialmente aos fiéis que participam do evento recheado de fé e emoção. Veja:


21:10

Fiéis podem fazer doação até segunda-feira (25)

Após os episódios de doação de comida e água durante a Romaria dos Homens, o padre Hadeleon Santana reforça a Campanha Paz e Pão, que busca arrecadar meia tonelada de alimentos não perecíveis até a próxima segunda-feira (25). Veja aqui como doar!


21:05

Doação de água e comida: solidariedade aos romeiros

"Muitas pessoas estão pagando promessa, doando água e alimento para os romeiros. Também há faixas apoiando os romeiros. Fé e bem para todos. Viva Nossa Senhora da Penha! Viva a Romaria dos Homens! Viva o povo capixaba!", puxa o Frei Gabriel, que, neste momento, está a pé, acompanhando os fiéis.


21:00

"Fé deve nos mover", afirma padre Renato

"Quando o movimento cessa, cessa a vida. Do ponto de vista biológico, como, por exemplo, quando acaba os batimentos cardíacos. Mas também espiritualmente, quando a fé para de nos mover", defende o padre Renato Criste, fazendo um paralelo entro o exercício da vida e da fé à Romaria dos Homens.


20:58

Histórias de devoção à Padroeira do ES

Da cura do câncer à saúde do filho, devotas de Nossa Senhora da Penha contaram como a Padroeira do Espírito Santo intercedeu na vida delas e mostraram profundo agradecimento. Confira todas as histórias clicando aqui.


20:53

Conte a sua história com Nossa Senhora da Penha

Tem uma história de fé com a Nossa Senhora da Penha? Conte qual é para A Gazeta. Basta publicar nas redes sociais com a #agnaromaria e #juntosnafé. Não esqueça de dizer de onde você é. Participe!


20:49

Romaria passa pela Avenida Carlos Lindenberg

Após passar pela Segunda Ponte, a Romaria dos Homens já percorre a Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha. Devotos tomam todas as pistas da via.

Devotos percorrem a Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, durante a Romaria dos Homens
Devotos percorrem a Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, durante a Romaria dos Homens. Crédito: Reprodução | Transmissão de A Gazeta

20:45

GALERIA | Confira fotos da Romaria dos Homens

Imagens dos fotógrafos Vitor Jubini e Fernando Madeira, de A Gazeta, mostram a Romaria dos Homens passando pelo Centro de Vitória e pela Segunda Ponte, que liga a Capital aos municípios de Cariacica e Vila Velha. Veja abaixo:

Imagens da Romaria dos Homens na noite deste sábado (23)

Romaria dos Homens reúne milhares de devotos nas ruas de Vitória
Romaria dos Homens no Centro de Vitória. Vitor Jubini
Romaria dos Homens reúne milhares de devotos nas ruas de Vitória
Romaria dos Homens no Centro de Vitória. Vitor Jubini
Romaria dos Homens reúne milhares de devotos nas ruas de Vitória
Romaria dos Homens no Centro de Vitória. Vitor Jubini
Romaria dos Homens reúne milhares de devotos que atravessam a Segunda Ponte
Romaria dos Homens na Segunda Ponte. Fernando Madeira
Romaria dos Homens reúne milhares de devotos que atravessam a Segunda Ponte
Romaria dos Homens na Segunda Ponte. Fernando Madeira
Romaria dos Homens reúne milhares de devotos que atravessam a Segunda Ponte
Romaria dos Homens na Segunda Ponte. Fernando Madeira
Romaria dos Homens na Segunda Ponte
Romaria dos Homens na Segunda Ponte
Romaria dos Homens na Segunda Ponte
Romaria dos Homens na Segunda Ponte
Romaria dos Homens na Segunda Ponte
Romaria dos Homens na Segunda Ponte

20:41

"Podem chamar o cardiologista", brinca Frei Gabriel

Durante a passagem da Romaria dos Homens, o Frei Gabriel destacou que a "emoção estava muito grande" e brincou que já podiam chamar um cardiologista para ele, que segue junto aos romeiros no percurso.


20:37

Romaria dos Homens desce Segunda Ponte

Neste momento, a Romaria dos Homens se encontra na descida da Segunda Ponte, já no município de Vila Velha.

Devotos de Nossa Senhora da Penha tomaram a Segunda Ponte durante a Romaria dos Homens neste sábado (23)
Devotos de Nossa Senhora da Penha tomaram a Segunda Ponte durante a Romaria dos Homens neste sábado (23). Crédito: Reprodução | Transmissão de A Gazeta

20:33

VÍDEO | Reveja início da Romaria dos Homens

Imagens mostram o início da Romaria dos Homens, quando os fiéis ainda se preparavam para o percurso nas proximidades da Catedral Metropolitana de Vitória. Assista:


20:30

Benção a Cariacica, Viana e Região Serrana

"Agora, os romeiros passam exatamente pela bifurcação da Segunda Ponte, que dá acesso ao município de Cariacica. Por isso, pedimos que Nossa Senhora da Penha abençoe o nosso povo de Cariacica, de Viana e da Região Serrana", diz padre Hadeleon Santana.


20:25

FOTO | Segunda Ponte tomada por fiéis

Romaria dos Homens segue pela Segunda Ponte, já chegando ao município de Vila Velha. A via que liga a cidade à Capital está tomada pelos devotos. Veja no clique do fotógrafo Fernando Madeira, de A Gazeta:

Segunda Ponte é tomada por devotos durante a Romaria dos Homens neste sábado (23)
Segunda Ponte é tomada por devotos durante a Romaria dos Homens neste sábado (23). Crédito: Fernando Madeira

20:20

Devotos percorrem 14 km durante Romaria

Atualmente, a Romaria dos Homens tem um percurso de 14 quilômetros, entre a Catedral Metropolitana de Vitória e a Prainha, já nas proximidades do Convento da Penha, em Vila Velha.


20:17

FOTO | Milhares de devotos participam da Romaria

Multidão de devotos acompanha a imagem de Nossa Senhora da Penha. Confira parte dela no registro do fotógrafo Vitor Jubini, de A Gazeta:

Romaria dos Homens
Lanternas iluminam a passagem da Padroeira do Espírito Santo na Romaria dos Homens. Crédito: Vitor Jubini

20:12

"Intercessão por saúde", pede padre Renato

"Por estarmos ainda em um momento de pandemia, muitas pessoas sofreram ou estão sofrendo consequências desses dois anos mais difíceis. Queremos pedir a intercessão de Nossa Senhora da Penha para obter a graça do dom da saúde. Queremos falar da saúde física, da saúde do planeta e da saúde da fé", afirma Renato Criste.


20:07

Romeiros passam pela Segunda Ponte

Neste momento, a imagem de Nossa Senhora da Penha inicia a subida da Segunda Ponte, em Vitória, rumo ao município vizinho de Vila Velha.


20:05

Romaria marca reencontro após dois anos de pandemia

Neste ano, o tema da Festa da Penha é "Saúde dos Enfermos, rogai por nós". A Romaria dos Homens marca o retorno do formato presencial, após dois anos de pandemia. "Hoje estamos retomando. É preciso de novo retomar a nossa estrada e querer prosseguir. Vamos retomar as nossas expectativas rumo a Deus", afirma Hadeleon.


20:03

"Somos todos romeiros", destaca padre Hadeleon

"Talvez você esteja no trabalho ou não possa estar ali junto à imagem, mas somos todos romeiros. A partir de agora, as ruas da Grande Vitória se tornam abençoadas", destaca o padre Hadeleon Santana.


20:01

Padres comandam transmissão da Romaria

A partir de agora, os padres Renato Criste e Hadeleon Santana comandam a transmissão da Romaria dos Homens, diretamente do estúdio de A Gazeta. Acompanhe!


20:00

Romaria iluminada por lanternas a vela

Muitos devotos acompanham a imagem da Nossa Senhora da Penha carregando as tradicionais lanternas a vela. Em uma reportagem, A Gazeta contou a história por trás desta tradição. Clique aqui e confira!


19:55

Devotos passam pelo Parque Moscoso

Romeiros continuam pelas ruas do Centro de Vitória. Neste momento, estão nas proximidades do Parque Moscoso.


19:50

Participe da transmissão!

Quer compartilhar sua história de fé e devoção à Nossa Senhora da Penha? É só participar por meio das redes sociais, usando #agnaromaria e #juntosnafé. Nossa equipe pode ler sua história durante a transmissão da Romaria dos Homens. Participe!


19:45

Romeiros pelo Centro de Vitória

Os romeiros já saíram da Catedral Metropolitana de Vitória e estão próximos da Santa Casa de Misericórdia, ainda no Centro da Capital.


19:40

"Festa marcada pelo reencontro", destaca Frei

"É uma atividade religiosa totalmente aberta ao público. É um momento de graça e de muita bênção. Uma festa marcada pelo reencontro", destaca Frei Djalmo Fuck.


19:35

Casal comemora saúde de filho e agradece à Nossa Senhora da Penha

"Os médicos disseram para nós que o nosso filho era um milagre. Então, o primeiro lugar que nós fomos depois que ele teve alta do hospital foi o Convento da Penha. Meu marido subiu de joelhos para pagar a promessa em março deste ano. Hoje, o nosso filho está com seis meses", comemora o casal Larissa e Braian, na saída da Catedral de Vitória, em mais uma demonstração de fé e agradecimento à Nossa Senhora da Penha.


19:20

Fiéis se preparam para Romaria na Catedral de Vitória

Realizada a partir das 18h na Catedral Metropolitana de Vitória, a missa para bênção da Romaria dos Homens foi encerrada há pouco. Agora, os devotos se preparam para seguir a imagem de Nossa Senhora da Penha pelas ruas de Vitória e Vila Velha. A expectativa é de que 800 mil romeiros façam a caminhada de fé. Os fiéis que estão em casa também poderão acompanhar toda a Romaria ao vivo em A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.