> >
Diarreia é um dos sintomas mais comuns de Covid em crianças, diz médico do ES

Diarreia é um dos sintomas mais comuns de Covid em crianças, diz médico do ES

Em entrevista, o pediatra Rodrigo Aboudib afirmou que crianças podem nem apresentar sintomas quando estão com o vírus, mas a diarreia é um sinal

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 08:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O médico pediatra Rodrigo Aboudib em entrevista à TV Gazeta
O médico pediatra Rodrigo Aboudib em entrevista à TV Gazeta. (Reprodução / TV Gazeta)
Diarreia é um dos sintomas mais comuns de Covid em crianças, diz médico do ES

Covid-19 é uma doença que se manifesta por meio de alguns sintomas, como febre, perda do olfato e paladar. Em crianças, no entanto, os sintomas podem ser quase imperceptíveis. E, quando aparecem, são um pouco diferentes dos observados em adultos.

Em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, o médico pediatra Rodrigo Aboudib afirmou que crianças talvez nem apresentem sintomas. Mas quando a doença se manifesta, ela aparece por meio de problemas intestinais, como a diarreia.

“Talvez as crianças nem apresentem sintomas nenhum. Já foi listado a questão da tosse, dor de cabeça, dor de garganta, a alteração do gosto e do cheiro, a febre. Mas a questão dos sintomas gastrointestinais, em especial a diarreia, na criança, se mostra de uma forma mais efetiva”, disse.

Ainda segundo o especialista, estudos já mostram que a doença se manifesta de uma forma menos intensa em criança do que em adultos. “Enquanto para cada 100 mil casos em adultos, precisa-se de 164,5 leitos, para cada 100 mil casos em crianças, preciso de oito leitos. Se eu for avaliar a faixa etária de 2 a 4 anos, o número é ainda menor, de quatro leitos”, destacou.

Aboudib afirma que a doença é nova e evidências para uma maior imunidade das crianças ainda está aparecendo. Mas alguns estudos já destacam, entre as proteções identificadas, uma interferência viral, que impede a replicação do coronavírus em crianças.

Este vídeo pode te interessar

“Acredita-se que uma enzima chamada de Enzima Conversora de Angiotensina é utilizada pelo vírus para penetrar na célula. E a criança tem uma expressão menor tanto na mucosa nasal como na mucosa pulmonar. Além de, como a criança tem mais patologias, existe uma coisa chamada interferência viral, que um outro vírus impediria a replicação do vírus da Covid-19. Além de uma imunidade nata que a criança já nasce com ela. Então, são várias questões que nos orientam e mostram claramente que as crianças possuem uma expressão menor da doença”, concluiu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais