> >
Decreto garante isenção de IPTU a templos religiosos em Vitória

Decreto garante isenção de IPTU a templos religiosos em Vitória

Templos de qualquer culto, até mesmo os que funcionam em imóveis alugados, ficarão isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano na Capital

Publicado em 17 de agosto de 2022 às 09:22

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Os templos religiosos em Vitória, até mesmo os que funcionam em imóveis alugados, ficarão isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O Decreto 21.172 foi assinado pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, nesta terça-feira, dia 16.

A publicação altera a Lei Municipal 4.476/97, que previa isenção do imposto apenas aos templos religiosos próprios. A medida vale para templos de qualquer culto, ou seja, imóveis alugados de todas as denominações religiosas. O decreto recebeu o nome pastor Hércules Bolívar de Menezes, que morreu em janeiro de 2021.  

"As igrejas desempenham um importante papel humanitário e filantrópico, que ficou ainda mais visível nesse momento de vacinação. Temos o sentimento de gratidão desde o início da gestão. A ação das igrejas chega a quem mais precisa e gera oportunidades, e o recurso economizado com a publicação desse decreto será utilizado para o bem do povo", disse o prefeito.

Sanção do Decreto que isenta templos religiosos do IPTU em Vitória
Sanção do Decreto que isenta templos religiosos do IPTU em Vitória. (Carlos Antolini / PMV)

A Constituição Federal, com o objetivo de proteger a liberdade e o exercício de todas as espécies de religião, determina a imunidade tributária incidente sobre os templos de qualquer culto.

Em decisão recente, o Congresso Nacional ampliou esse entendimento, promulgando a Emenda Constitucional 116, para prever a não incidência sobre templos de qualquer culto do IPTU, ainda que as entidades abrangidas pela imunidade tributária sejam apenas locatárias do bem imóvel.

A Prefeitura de Vitória afirma que, com a publicação, busca aperfeiçoar a legislação municipal, se adequando à mudança na Constituição Federal.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais