Covid-19: secretário de Saúde atualiza informações sobre a pandemia no ES

Nésio Fernandes faz pronunciamento online para atualizar cenário da pandemia da Covid-19 no Espírito Santo a partir das 11h desta terça-feira (17)

Vitória
Publicado em 17/05/2022 às 11h09

11:46

Fim do pronunciamento

Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin encerram o pronunciamento.


11:45

Medicamentos para Covid-19 em junho no ES

Nésio: “Temos a expectativa de, já no mês de junho, ter a disponibilidade de tratamentos específicos com os dois medicamentos sendo incorporados pela Conitec para o tratamento de pessoas infectadas pela Covid-19. Nós entendemos que o impacto em internações e óbitos pode ser amplamente mitigado por qualquer comportamento de oscilação positiva da curva de casos”


11:43

ES terá matriz epidemiológica própria

Nésio: “Nós finalizamos a construção da nova matriz epidemiológica que irá estabelecer padrões e indicadores de alerta para o comportamento da pandemia. Será publicada na próxima semana, de modo que o Estado terá uma matriz própria para fazer a gestão epidemiológica da pandemia. Não se trata de uma nova matriz de risco, de um instrumento que determinará medidas de restrição a atividades econômicas e sociais, mas um instrumento de controle de gestão por parte das autoridades sanitárias”


11:40

Pesquisas vão identificar anticorpos contra a Covid-19 e perfil de pessoas não vacinadas no Estado

Nésio: “Nós iremos fazer um novo inquérito soroepidemiológico para poder identificar na população não vacinada a exposição e a presença de anticorpos para o Sars-Cov-2 na população com menos de 5 anos e também na população adulta. Uma segunda pesquisa fará o perfil da hesitação vacinal no Estado. Queremos saber quais as razões e o perfil das pessoas que não se vacinaram e não retornaram para atualização do esquema de vacinação e que não tem vacinado seus filhos. Temos 97% da população adulta que recebeu pelo menos a primeira dose, no entanto, esses adultos não têm levado seus filhos para se vacinarem, o que tem impacto a cobertura de outras vacinas”


11:36

Nésio recomenda uso de máscaras

Nésio: “Tivemos um crescimento de 57% no número de casos observados em relação às últimas semanas. Esse fenômeno representa, par ao Estado, um alerta de uma nova mobilização de todos pela vacinação, pela testagem e pelo reforço da recomendação para o uso das máscaras. Aqueles que possuem qualquer sintoma devem procurar a testagem, se isolar e, se estiverem confirmados, manter o isolamento de 7 a 10 dias”


11:34

Proposta de intensificação mensal de vacinação no Estado

Reblin: “Nós estamos elaborando uma proposta de resolução para que a cada mês um período de intensificação de vacinação seja efetuado aqui no Espírito Santo. Tem muitas cidades fazendo vacinação à noite, é um exemplo muito bom a ser seguido”


11:31

Nésio pede que população siga testando contra a Covid-19

Nésio: “Temos uma redução da percepção de risco da população também da suspeita dos quadros de Covid-19, em que sintomas leves, característica de uma população amplamente vacinada, transcorrem sem a suspeita de uma possível infecção pelo Sars-Cov-2. Temos uma disponibilidade muito grande de testes no Espírito Santo, por isso, reforçamos a necessidade de ampliação da suspeita diagnóstico. É uma questão de protocolo. Não depende da avaliação do enfermeiro, do médico ou de uma classificação de risco o acesso ao teste da Covid-19. Nosso alerta de que pequenos sintomas respiratórios podem sim ser suspeita de Covid-19 e devem levar a buscar o teste”


11:27

Novas estratégias de vacinação no Estado

Nésio: “Neste cenário, medidas estão sendo preparadas pelas autoridades sanitárias do Estado na perspectiva de reforçar a nossa capacidade de ampliação da cobertura vacinal. Nós pretendemos estabelecer a meta de, em 90 dias, alcançar a meta de 90% de cobertura para cada esquema de vacinação apto às faixas etárias. Estabelecemos com os municípios capixabas uma resolução definindo no mínimo um mutirão estadual por mês até o final deste ano para garantir reforços na capacidade de imunização. Foram ampliadas em 70% as salas de vacina em todos os Estados, atuamos com os municípios na recomposição da capacidade de vacinação em horários diferenciados e mutirões de vacinação que devem ocorrer de maneira individual nos municípios em locais de alto fluxo”


11:25

Vacinados têm menos complicações no pós-Covid

Reblin: “Pesquisas indicam que pessoas vacinadas têm menos complicações depois que tem a Covid. Comprovadamente, quem tem vacina, tem menos complicações depois que passa pela doença. Temos todas as razões para tomar a vacina, porque reduz a transmissão, menos pessoas se infectam. Quando adoece, adoece com menos gravidade. Diminui o risco de morrer e, agora comprovadamente, diminui a complicações”


11:22

Alerta para novas variantes

Nésio: "As vacinas são medidas de prevenção, de controle. Elas devem ser aplicadas principalmente nos momentos em que não temos óbitos, não temos internações e temos poucos casos, para justamente impedir que uma população com uma ampla cobertura vacinal sofra com o descontrole. A Covid-19 já é uma doença imunoprevenível, com vacinas eficazes. As novas variantes representam um risco no mundo e também no Brasil. Nós temos um desfecho da cobertura vacinal reduzindo o risco do escape vacinal das novas variantes a partir das diversas doses de reforço"


11:18

1,4 milhão de capixabas com doses em atraso

Nésio: "Temos um alerta de 1,4 milhão de capixabas com a segunda e a terceira doses em atraso. Os indicadores de curva vacinal vêm representando o resultado esperado no controle da vacinação e dos óbitos no Estado"


11:16

Vacinação lenta de crianças

Nésio: "Nós temos uma média de 4,75 pacientes demandando leitos por semana. Temos uma capacidade assistencial para suportar as demandas e entendemos que o momento necessita de uma atualização da avaliação dos cenários possíveis. Nós praticamente já alcançamos 90% de vacinação com duas doses na população adulta e na população idosa no Estado. Já alcançamos 46% de cobertura da D4 na população idosa, enquanto na população infantil de 5 a 11 anos vamos alcançando 51% de cobertura de D1 e 25% de cobertura de D2"


11:14

Crescimento do número de novos casos

Nésio: "O Estado apresenta um cenário de controle da pandemia em termos de hospitalizações e de óbitos, no entanto, saímos de 331 casos confirmados de Covid há quatro semanas para 919 casos na última semana. Até o primeiro dia dessa semana, já alcançamos 285 casos de Covid-19. A positividade dos testes antígenos saiu da casa de 1% para 7% e dos tetes RT-PCR de menos de 1% para 3%"


11:11

Começa o pronunciamento

Tem início o pronunciamento do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin


11:00

Em instantes

O pronunciamento de Nésio Fernandes vai começar em instantes

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.