Covid-19: Casagrande faz pronunciamento sobre a pandemia no ES

Governador realizou transmissão nesta sexta-feira (25), mas novo mapa de risco será divulgado posteriormente; veja a fala e os principais pontos abordados

Vitória
Publicado em 25/02/2022 às 16h38

16:45

Término do pronunciamento

Depois de aproximadamente dez minutos, o governador Renato Casagrande encerra o pronunciamento desta sexta-feira (25), pedindo atenção e cuidado para quem for pegar estrada no período de Carnaval.


16:44

"Não podemos falar em fim da pandemia"

"Não é possível falar em fim da pandemia ainda. Estamos em uma fase de queda de casos e óbitos, mas não podemos falar em fim. É preciso adotar os cuidados. Tem dois anos que estamos dando orientações para salvar vidas. É preciso que a gente continue preocupado com isso", afirma o governador.


16:43

Taxa de transmissão está em 1,56 no ES

"A taxa de transmissão (RT) que já chegou perto de quatro, agora está em 1,56. Isso significa que cada 10 pessoas estão transmitindo a doença para outras 15, quase 16 pessoas", detalha Casagrande.


16:42

Pico de mortes foi na 2ª semana de fevereiro

"Na segunda semana de fevereiro, tivemos o ápice de óbitos no Espírito Santo desta quarta onda, com 178 óbitos. Na semana que terminou no sábado (19), foram 130 mortes. Até ontem (24), nós tivemos 64 óbitos. Então, também estamos vendo uma redução, mas ainda estamos perdendo 17 pessoas por dia. Na média móvel de 14 dias, teve uma redução de 28,36%", continua Casagrande.


16:39

Média móvel de casos reduziu 74% no ES

"O pico dos casos foi na última semana de janeiro. Somamos, naquela semana, 113.807 casos de Covid-19. Um número recorde. Na semana passada, que terminou no sábado (19), confirmamos 19.587 casos. De domingo (20) até ontem (24), nós tivemos 7.455 casos. Nós não chegaremos a 10 mil casos nesta semana. Isso mostra que temos uma redução do contágio. A média móvel é de 2.399 casos. Comparada a de 14 dias atrás, houve uma redução de 74%", revela Casagrande. 


16:37

Casagrande pede cuidado durante Carnaval

"Carnaval é um momento de muita confraternização, em que muita gente viaja e tem muita movimentação. É bom que a gente compreenda que, para termos boas notícias sobre a Covid-19, é necessário manter os cuidados. Nossa orientação é para que não haja Carnaval nas cidades e não haja aglomerações. Essa foi a orientação dada a todos os municípios capixabas", reforça o governador.


16:36

Início do pronunciamento

O governador Renato Casagrande dá início ao pronunciamento desta sexta-feira (25). Desta vez, ele não anunciará o novo mapa de risco para o Espírito Santo, elaborado com base em indicadores da pandemia do coronavírus, cuja divulgação acontecerá mais tarde.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.