Covid-19: Casagrande anuncia o novo Mapa de Risco do ES

O governador faz um pronunciamento, nesta sexta-feira (2), para anunciar as novas medidas de contenção da transmissão do coronavírus no Estado

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 02/04/2021 às 18h05

18:31

Fim da transmissão

Casagrande encerra a transmissão: "Desejo uma boa noite, que a gente possa ter uma Páscoa em que Cristo renasça nos nossos corações e que nosso amor faça com que a gente possa cumprir nossas obrigações, salvar vidas e vidas de quem a gente gosta. Uma boa Páscoa para todos"


18:30

"Depende de cada um de nós"

"Nesse mês de abril, vamos ficar muito tristes com a perda de pessoas amadas. Vi notícias de sua mãe e uma filha que perderam a vida um dia após o outro. É um desespero da família e isso está perto de nós. Reduzir a transmissão do vírus depende de cada um de nós"


18:28

"É uma terceira guerra mundial"

"Sei que tem gente que acha que o vírus é uma invenção. Nós nunca imaginamos que fossemos viver o que estamos vivendo. Uma terceira guerra mundial em que o inimigo é o vírus. o mundo todo combate o vírus. Em todos os países do mundo, assistimos os líderes tomando decisões, então não é um problema do Espírito Santo. É fundamental que você considere o seu compromisso de ajudar a reduzir a transmissão do vírus"


18:27

"Peço muito cuidado ao comércio"

"Pode correr o risco de não ter medicamento, kit intubação, o profissional da saúde. a gente depende efetivamente de outros itens para funcionar os leitos. Compramos do privado, parceria com filantrópico, leitos nossos do Estado, mas estamos buscando ampliar mais leitos, para passar esse mês pesado. Estamos intensificando a fiscalização nas praias, nas áreas de lazer. Se a gente quer atividades econômicas funcionando, peço muito cuidado. Isso é fundamental para a gente conter a transmissão do vírus"


18:24

Mais leitos de UTI para Covid

Nós abrimos, no mês de março, em torno de 200 leitos em um mês. Tínhamos um plano de abrir 900 leitos de UTI até abril, chegamos a 905 leitos de UTI em março. Adiantamos em 1 mês nossa meta, mas mesmo assim os hospitais e PAs estão lotados. O índice de transmissão é altíssimo, temos que fazer o trabalho de redução de transmissão. Vamos abrir mais 500 leitos de UTI e enfermaria em abril, 200 leitos de UTI em abril. Vamos chegar a pouco mais de 1100 leitos. Temos 866 pacientes internados com 948 leitos de UTI abertos.


18:22

Testagem em massa

"São essas as decisões que julgo serem importantes. Outras decisões, minha equipe vai estar à disposição. Também é bom que nós possamos reforçar algumas outras medidas no sentido de a gente reduzir o contágio. Distribuímos 60 mil testes rápidos de PCR, que identificam o vírus ativo. Estão sendo distribuídos aos municípios. É ideal que os prefeitos ajudem a isolar os casos ativos e, com isso, termos condições de reduzir a transmissão. Testagem em massa com 310 mil testes. Por isso nosso número de casos ativos tem aumentado"


18:19

Comércio irá funcionar em três dias na semana

"No risco alto, já exige um cuidado muito grande. a medida que vai apertando os indicadores e tornando a transmissão mais perigosa, temos que restringindo atividades. Em risco extremo, o comércio irá funcionar em três dias da semana, quarta, quinta e sexta-feira. Supermercado funcionará até as 20h e fechado em domingos e feriados. Não teremos transporte público aos finais de semana e feriados"


18:17

Escalonamento no transporte público

“Alguns horários de funcionamento de comércio e serviços, na hora que ônibus retornarem, no próximo dia 12, escalonamento da entrada de demanda dos passageiros de ônibus metropolitano. Sugerindo e decidindo, através de decreto, recomendar que trabalhadores da indústria acessem até as 7h. Os serviços, das 7 às 9h, e comércio, da 9 até as 11h”


18:16

Em risco alto:

Em risco alto, bares estão fechados. Restaurantes podem funcionar até 16h. Comércio de rua das 10h até as 18h. E shoppings de meio- dia às 20h.


18:14

Avaliação semanal

“O mapa nos orienta a partir desta segunda-feira e a cada sexta-feira apresenta um novo mapa de risco. Avaliação semanal, mas quando entra nesse grau, alto e extremo, deixa por 14 dias. Toda sexta-feira vamos fazer esse trabalho de detalhar a situação de cada município”


18:13

Grande Vitória toda em risco extremo

Conceição da Barra e Ibitirama em risco moderado. A Grande Vitória toda está em risco extremo. Ao todo, são 37 municípios em risco extremo no ES. “O mapa está praticamente todo vermelho e roxo, então mostra a gravidade da situação”.


18:11

Transporte público segue suspenso

Nós manteremos, na semana que vem, a suspensão do transporte público. Se segunda-feira até domingo, não teremos transporte público na Região Metropolitana. É um foco de transmissão. Os ônibus intermunicipais poderão funcionar com 50% da capacidade. As linhas de transporte estaduais também ficarão suspensas.


18:10

Volta do Mapa de Risco

Estendemos até domingo e disse que, a partir de segunda-feira, nós começaríamos de novo a seguir a Matriz de Risco. Tomamos uma decisão na quarentena abrangente e com efeitos no estado todo. nós precisávamos tomar uma atitude com relação a tentativa de redução da transmissão. A partir de segunda-feira, voltaremos a definir nossas atividades de acordo com a classificação de risco dos municípios.


18:08

"Quarentena produziu efeitos"

No domingo a gente conclui um período de quarentena, serão 18 dias. ela foi definida por nós como uma forma de reduzir a transmissão do vírus. Isso vai ser notado daqui a pouco, porque o efeito de uma quarentena demora um pouco mais de tempo, porque as pessoas que não foram contagiadas deixarão de fazer uma pressão sobre o sistema de saúde. Definimos a quarentena para que pudéssemos reduzir a internação dos hospitais de outras enfermidades. Isso mostrou um resultado efetivo. Um dia após o início da quarentena, nós, em clínicas médicas, tínhamos regulados 21 procedimentos e meio nesses 19 dias. do dia 20 a 31 de março, essa média caiu para 14 procedimentos e meio a cada dia. Isso provou que a gente conseguiu aliviar e reverter leitos para Covid.


18:00

Início do pronunciamento

Casagrande dá início à transmissão do pronunciamento desta sexta-feira (2).

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.