Covid-19: Casagrande anuncia novo mapa de risco e restrições ao comércio

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se pronunciou ao vivo no início da noite desta sexta-feira (12); na ocasião, ele divulgou o novo mapa de risco, vigente a partir da próxima segunda-feira (15)

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 12/03/2021 às 18h14

18:37

Fim do pronunciamento

"É como se a gente tivesse percorrendo uma longa viagem de carro. Viemos bem, tomamos cuidado, viajamos com segurança. Agora, estamos chegando em casa. Falta pouco. Essa é a hora que a gente relaxa e bate o carro. É como viemos até aqui. Estão chegando as vacinas, mais um pouco estaremos imunizados, protegidos. Mais do que nunca, é hora da gente se proteger e proteger o outro para sairmos vitoriosos dessa pandemia. Estou aqui agradecido a quem está nos ajudando, e peço o reforço de todos. Obrigado e um abraço a vocês".

48ª Mapa de Risco do Espírito Santo
48ª Mapa de Risco do Espírito Santo. Crédito: Divulgação/Governo do Espírito Santo

18:34

Governador vai reunir lideranças para falar sobre medidas

"É preciso que a gente esteja junto nesse momento. Essa semana, vou chamar todas as entidades, públicas e privadas. Queremos conversar e fazer um pacto com lideranças para passar por esse vale profundo em que estamos vivendo. Passamos por duas fases perigosas, e agora estamos entrando em uma nova fase, pode ser a mais perigosa por conta das novas variantes. É por isso que essa semana será dedicada a população, para tentar construir um pacto capixaba para nos proteger".


18:32

"Estamos tentando evitar situação de calamidade", diz Casagrande

"O momento exige que nós tenhamos envolvimento da sociedade, não queremos chegar na situação que outros Estados chegaram. Não posso e não consigo proteger a população capixaba sozinho. Preciso que cada um cumpra a sua tarefa e responsabilidade. Estamos tentando evitar uma situação de calamidade, ou de entrar em colapso, sem leitos de UTI. Só abrir leitos não resolve, é muito importante que a gente continue abrindo leitos, mas tem um limite. Faltam recursos humanos, equipamentos e insumos. Vimos que em diversos Estados faltou oxigênio. Tem um limite".


18:29

Casagrande orienta que empresas adotem trabalho remoto

"A orientação é de que 50% das pessoas trabalhem em home office no Governo do Estado. A gente pede, também, que as pessoas também adotem o trabalho remoto para reduzir o impacto da presença das pessoas na rua. Sugiro aos municípios e ao setor privado também. Quem puder coordenar ou organizar o trabalho da sua empresa com atividades remotas, isso ajudará a reduzir o impacto".


18:23

Municípios em risco alto ficarão na mesma classificação por 14 dias

"As cidades que entram em risco alto agora já têm restrições. Atividades de ensino são suspensas presencialmente. Bares proibidos de funcionar, cinemas, teatros e circos também. Espaços de lazer, suspenso o funcionamento. Comércio: de segunda a sexta até às 20h, todos eles, a não ser os essenciais. De sábado, até às 16h. Domingo, nenhum estabelecimento comercial funcionará. Esse horário também vale para shoppings. Para os municípios de risco moderado, o comércio pode funcionar, bares e restaurantes até às 22h também. Também podem funcionar aos domingos. A partir de agora, a partir deste mapa, o município que entrar em risco alto, permanecerá em risco alto por 14 dias".


18:21

17 cidades do ES estão no risco alto de transmissão

"O mapa de risco, que vale a partir de segunda-feira (15), mostra que: 17 cidades do Espírito Santo estão no risco alto de transmissão: Afonso Cláudio, Águia Branca, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, João Neiva, Muqui, Pedro Canário, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Vila Pavão e Vila Velha. Em risco moderado de transmissão: Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vitória. Nenhum município está em risco baixo mais ".


18:19

"Vacinas estão chegando em pequena quantidade", diz Casagrande

"O número de doses das vacinas que estão chegando é um número pequeno. Temos pequena quantidade de doses. O que recebemos do Ministério da Saúde, estamos aplicando imediatamente. Essa semana começamos a vacinar a população acima de 75 anos. As vacinas estão chegando em pequena quantidade. Aquilo que a gente imaginava, que teríamos grande quantidade de vacina, infelizmente não se viabilizou. Vamos ficar o ano todo em um programa de vacinação".


18:18

Taxa de ocupação dos leitos de UTI é crescente no ES

"Temos, hoje, 12 pacientes de outros Estados. Chegamos a ter mais de 50. Agora paramos de receber pacientes de outros Estados. Estamos com uma taxa de ocupação dos leitos de 84,35%. Estamos acima de 80%, e isso causa impacto".


18:15

Casagrande comenta sobre a pandemia no Brasil e no ES

"Vimos que o Brasil passou de 2.300 mortes registradas em um único dia. Vimos o Brasil com quase todo os Estados com os hospitais entrando em colapso, sem leitos de UTI, sem poder atender uma pessoa que depende de respirador. Estamos vendo isso em muitos Estados do Brasil, é o pior momento da pandemia no país. Aqui no Espírito Santo, temos realidade um pouco diferente neste momento porque temos capacidade de atender os capixabas, tanto é que conseguimos receber pessoas de outros Estados. Também estamos vivendo um momento de crescimento da pandemia. O Estado tem indicadores crescentes da pandemia, e isso se observa por diversos indicadores. Taxa de transmissão, por exemplo, estava a baixo de 1 há alguns dias. Agora a taxa já é maior do que 1, tanto na Grande Vitória, como no interior. Temos uma taxa de transmissão crescente".


18:14

Início do pronunciamento

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, dá início ao pronunciamento desta sexta-feira (12). Acompanhe.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.