Covid-19: acompanhe em tempo real a chegada das vacinas ao ES

De acordo com o governado Renato Casagrande, a vacinação começará imediatamente após as doses chegarem ao Espírito Santo nesta segunda-feira (18); estimativa é que o Estado receba cerca de 100 mil doses da Coronavac

Publicado em 18/01/2021 às 18h09
Atualizado em 18/01/2021 às 21h41

21:40

Fim do tempo real

Encerramos agora, às 21h40, a cobertura em tempo real da chegada das vacinas no Espírito Santo. Acompanhe os desdobramentos em www.agazeta.com.br. Até mais!

Coronavac
Coronavac chega ao Espírito Santo. Crédito: Fernando Madeira

21:20

Nésio Fernandes: "O SUS já nos dava orgulho, e agora ainda mais!"

"Enfrentamos muitas polêmicas e mentiras ao longo desse ano e perdemos muitas vidas e nada do que vamos fazer traremos de volta. Mas agora podemos salvar essas pessoas e é um símbolo muito importante. O serviço de saúde está chegando às pessoas. O SUS já nos dava orgulho, e agora ainda mais. Desenvolvemos em pouco tempo uma vacina. Vamos dar saltos muito grandes a partir de agora".

No Aeroporto de Vitória - Chegada da vacina contra a covid - 19, Sars-CoV-2, produzida pelo Instituto Butantan e Sinovac
No Aeroporto de Vitória - Chegada da vacina contra a covid - 19, Sars-CoV-2, produzida pelo Instituto Butantan e Sinovac. Crédito: Fernando Madeira

21:16

"Seguimos lutando para que país adquira outras vacinas", diz secretário

Nésio Fernandes: "Nós acreditamos que a partir de fevereiro a Fiocruz poderá também produzir as vacinas. Nós poderemos receber nas próximas semanas uma pequena quantidade de doses importadas da Índia, mas infelizmente até o presente momento não há um calendário claro de uma agenda de imunização, de uma logística capaz de atender a toda a população neste ano. Seguimos lutando para que o país adquira outras vacinas, é importante negociar com os russos, com a Pfizer e outras soluções, para garantir a imunização de toda a população adulta e idosa ainda este ano e rápido".


21:05

"Não senti nada, nem a picada da agulha", diz profissional vacinada

Técnica de Enfermagem vacinada, Elizelia Bicalho: "Eu fui vacinada! Valeu à pena. Eu tenho 68 anos e tenho comorbidades, arritmia e hipertensão. Tive há muitos anos Hepatite C. Foi uma surpresa, soube agora, mas foi muito bom. A vacina não dói nada. A minha colega tem uma mão abençoada, vai de cada vacinador. Não senti nada, nem a picada da agulha. Eu vacino as pessoas há mais de 32 anos. Foi uma inversão de papéis, mas foi bom. Como a gente tá na linha de frente, queremos que as pessoas com mais de 75 anos, grupo que o governo federal estipulou, eu pensei logo neles, não pensei em mim. Não tive medo, ainda mais se tratando de Butantan e Fiocruz. Perdi a minha madrasta para a Covid, ela tinha diabetes e fazia hemodiálise. Foi agora em dezembro. Realmente a vacina para mim foi abençoada por Deus. Tudo na nossa vida vem dele. Na hora da picada passou um filme, vi minha madrasta, que não teve essa oportunidade. Queria que ela tivesse tido. Não pudemos nem velar, foi direto para o cemitério, com caixão lacrado. Só quem sente é que sabe o que essa vacina significa. Significa vida, esperança. Para todos os brasileiros. Se eu tomo, o outro toma, eu vou proteger quem está a minha volta. Amo o que eu faço, não quero me aposentar, não tem nada melhor do que fazer alguma coisa de bom para alguém".


20:53

Primeira vacinadora da Covid no ES: "Quase não acreditei"

Vacinadora Gabriela Fonseca, 26 anos: "Sou funcionária do Jayme há 4 anos. Há 3 anos exerço a função de imunização, faço vacinas em neonatal. Tive a oportunidade de presenciar esse marco histórico, foi muito gratificante e até agora não estou acreditando. Tremi um pouco na hora de aplicar a vacina. A vacina é aplicada em 0,5ml. Ela só vem nessa quantidade junto ao residual, que fica na pontinha da agulha. Em cada vidrinho tem uma dose. Ontem que eu soube que iria participar da solenidade. Fui a primeira vacinadora da Covid no Estado. Quase não acreditei".


20:47

"Só o SUS aplicará a vacina", esclarece Casagrande

Renato Casagrande: "Só o SUS aplicará a vacina. Neste momento, não há imunizadores para as empresas privadas. Vamos seguir com muita lealdade o Plano Nacional de Imunização (PNI), que considera grupos prioritários. Depois dos primeiros 4 grupos, virão as pessoas de mais idade. Pessoas com 20, 30 anos, sem comorbidade, ficarão mais adiante. Por isso torcemos para ter em larga escala. Tem duas doses, entre 14 e 28 dias. Só neste lote. 101 mil para vacinar 48 mil pessoas. A vacina Coronavac exige duas doses. Por isso que quem vacina tem que cadastrar nome e endereço certinhos".


20:29

Profissionais recebem a primeira dose da Coronavac

Além de dona Iolanda, outros profissionais receberam a primeira dose da Coronavac. São eles:  a fisioterapeuta Thais Fonseca Silva, 37 anos; o médico  Romerson Ribeiro Silva, 32 anos; a enfermeira Eliane Palles Luz, de 51 anos; a auxiliar de serviços gerais Sabrina Bital Martins, de 39 anos. "Vacinação continua amanhã no Jayme Santos Neves para os profissionais que lidam diretamente com os pacientes com a Covid-19", disse o governador.

Jayme Santos Neves
Solenidade de vacinação imunizou 5 profissionais da saúde no ES. Crédito: Carlos Alberto Silva

20:24

Técnica de Enfermagem é vacinada

Iolanda Brito foi vacinada por volta das 20h20. Emocionada, ela agradeceu pela oportunidade."Boa noite para todos. Hoje pela manhã recebi a notícia que seria a primeira profissional da saúde que tomaria a vacina. Fiquei muito feliz, graças a Deus chegou essa solução, depois de tantas mortes. A partir de hoje isso será evitado e não tenho um pingo de medo. Fiquei feliz por contribuir nos dias de luta. Agora sou uma das primeiras a viver os dias de glória. Deus é fiel, glória a ele. Peço que não tenham medo, não dói e evita que venhamos a morrer de coronavírus", disse.

coronavac
Iolanda Brito é vacinada contra a Covid-19. Crédito: Carlos Alberto Silva

20:18

"Conseguimos cuidar de todos, mas nem todos conseguimos salvar", diz Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: "Cumprimento toda a imprensa, todos os trabalhadores da saúde, secretários de Estado. Nós médicos conseguimos cuidar de todos, mas nem todos conseguimos salvar. Somos formados para apostar na ciência, nas evidências científicas. Hoje ao Espírito Santo chegou a Coronavac, depois de muita luta e insistência. Nós temos condições plenas que 100% das pessoas que tomarem não evoluirão à forma grave da doença. Estive em algumas ocasiões no Jayme e há um motivo especial para ser aqui hoje esse momento: foi quando começamos com uma velocidade imensa a preparar o sistema único de saúde".


20:04

Acompanhe: ato simbólico de recebimento da primeira dose da Coronavac

Coronavac

Coronavac

Publicado por A Gazeta ES em Segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Espírito Santo Governo do ES Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo tempo real Vacina Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.