Coronavírus no ES: Casagrande divulga novo mapa de risco

Durante pronunciamento na noite desta sexta-feira (30), o governador Renato Casagrande vai divulgar o novo mapa de gestão de risco, vigente a partir de segunda-feira (03); acompanhe

Vitória
Publicado em 30/04/2021 às 18h28

18:48

Fim do pronunciamento

"Quero terminar dando meu abraço e parabéns a todos os trabalhadores do Estado do Espírito Santo. Obrigado pela riqueza que vocês produzem. Mas hoje vai meu abraço aos trabalhadores na linha de frente. Trabalhadores da Saúde, meu agradecimento e parabéns. Segurança pública, rodoviários, comerciantes. Meu abraço, comerciários. Que a gente tenha um excelente sábado, em família, e preservando a nossa vida. Obrigado e boa noite".


18:45

"Não saia sem máscara se for comprar presente de Dia das Mães", diz governador

"Quero continuar reforçando o apelo de toda semana, todos os dias... Pra continuarmos com a disciplina. A gente tem o desejo de comprar alguma coisa no Dia das Mães, mas não saia sem máscara. Protocolo exige isso. Faço um apelo para o uso das máscaras. Quem tiver uma simples, use duas. Ela evita o contágio. Não aglomere, isso é fundamental. Na semana que vem, a gente deve receber mais vacinas. Devemos normalizar a segunda dose de quem está vencendo o prazo de receber a segunda dose da Coronavac. O apelo é esse".


18:43

Shoppings e comércios de rua terão horários modificados para o Dia das Mães

"Dia das Mães é importante para todos nós, pela questão sentimental e cultura que se estabeleceu das famílias se encontrarem para comemorar. Também temos atividade de comércio muito intenso na semana que antecede o Dia das Mães. Devido a isso, mudaremos excepcionalmente o horário de funcionamento de comércio, tanto de rua, quanto shopping. De segunda a sexta, de 10 às 20h. No sábado, estamos permitindo funcionar de 8 às 18h porque a demanda de transporte público é menor".


18:42

Casagrande detalha sobre funcionamento das escolas a partir do novo mapa

"Quanto às aulas, nos municípios em risco moderado, 50% dos alunos poderão ir para a escola, na sala de aula. Risco alto, permitiremos atendimento individual. Nós estamos discutindo um passo adiante. Temos interesse em dar mais esse passo, buscar atendimento a mais nos municípios em risco alto. Mas primeiro vamos discutir com sindicatos, escolas e trabalhadores. Na semana que vem, certamente, teremos alguma decisão tomada".


18:39

Mapa de risco: 56 municípios em risco alto e 22 em risco moderado

"Nenhum município está em risco extremo neste mapa. Essa semana nós temos 56 no risco alto e 22 no risco moderado".


18:36

"Estudo mostra que, com a quarentena, 875 pessoas foram salvas", diz Casagrande

"Outro dado importante é sobre um estudo que mostra como é bom tomar decisões corretas, e como nos alegra e anima quando tomamos decisões polêmicas e difíceis de serem tomadas, apoiadas pela maioria, mas questionadas. Depois colhemos resultados. O estudo mostra que a decisão tomada da quarentena salvou 875 pessoas. Com as decisões tomadas por nós, com colaboração de todos vocês, conseguimos salvar todas essas pessoas, com base na taxa de letalidade, entre outros dados".


18:33

Casagrande anuncia abertura de novos leitos de UTI no Himaba

"Se não tomarmos cuidado, podemos de novo crescer na pandemia. Enquanto não tem vacina, precisamos tomar cuidados redobrados, senão podemos ter uma nova onda. Taxa de ocupação de leitos de UTI está em 85,5%. Hoje abrimos mais leitos e anunciamos a abertura de mais leitos no Himaba, em Vila Velha. Ficou pronto então, a partir de segunda-feira, mais 15 leitos de UTI e 25 de enfermaria. Teremos 82 novos leitos lá".


18:30

Índice de transmissão do novo coronavírus está abaixo de 1 no ES

"Boa noite, amigos e amigas. Hoje tive condições de anunciar que, mais de depois de 2 meses, temos tendo um RT abaixo de 1. Significa que estamos em queda com relação à pandemia. Uma pessoa contagia menos. O RT está em 0,68, então 100 pessoas contagiam 68 pessoas. Fazemos essa medição semanalmente para ver, de fato, a taxa de transmissão. O óbito é o último dado a reduzir mais. A nossa expectativa é de que nos próximos dias a gente consiga reduzir ainda mais esse número. Hoje foram 56 pessoas. Precisamos torcer e trabalhar para reduzir cada vez mais o contágio e, assim, reduzir os óbitos nos próximos dias. As taxas ainda estão altas, então precisamos tomar todo cuidado possível".


18:27

Em instantes...

O governo do Estado anunciou o início do pronunciamento para às 18h30. O governador Renato Casagrande vai divulgar o novo mapa de gestão de risco, válido a partir de segunda-feira (03), que classifica o grau de risco dos municípios na transmissão do novo coronavírus. Acompanhe.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.