Coronavírus: Casagrande fala sobre últimas medidas no ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, falou sobre as últimas ações em combate à Covid-19 no Estado; veja o que foi dito

Publicado em 06/08/2020 às 17h13
Atualizado em 06/08/2020 às 18h04

18:03

Fim da transmissão

"Nosso pedido continua para todos os capixabas, para que a gente possa zerar óbitos no Estado referentes à Covid-19. Abraço a todos".


18:02

Retomada do futebol

"Os times que estão na série D voltam agora. Em setembro, voltam os campeonatos estaduais".


17:59

Restaurantes

"Estamos dando um tratamento diferente aos restaurantes. Estamos dando um passo de cada vez. Tínhamos o funcionamento proibido até um certo tempo. À noite, boa parte dos restaurantes se transformam em restaurantes e bares e há uma aglomeração alta de pessoas. Então, um passo de cada vez para ir com segurança para não retroceder nas medidas. Ainda não voltamos atrás em nenhuma medida, por isso a cautela".


17:50

Retorno dos servidores ao trabalho

Secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro: "Servidores retomaram trabalho alternado entre presencial e remoto desde segunda-feira, dia 3 de agosto. Percebemos um grande fluxo de servidores, mas sempre alternando. Um grupo vem na segunda, outro na terça, para essa retomada gradual do funcionamento presencial. Em relação à idade, 60 anos para nós não é afastado automaticamente desde o início. Somente 60 anos com comorbidade. Nossos servidores elegíveis, que podem fazer trabalho remoto, estão alternando... Mas quando tem acima de 60 com comorbidade, eles trazem o comprovante e atestado médico e são colocados permanentemente em trabalho remoto".


17:48

Protocolo para as escolas

"O protocolo está pronto, não foi anunciado ainda. Temos uma dúvida com relação à educação infantil. O protocolo está avaliando com os técnicos como tratar a educação infantil, que nível de interação pode haver nas instituições. Tem um grupo de trabalho concluindo as ações. Nos próximos dias, no meio do mês, com certeza esse protocolo será divulgado para debatermos com a sociedade e com as escolas".


17:47

Crianças não podem entrar nos shoppings

"A entrada de crianças nos shoppings continua proibida. Existem muitas dúvidas ainda, estudos dizem que risco da criança ser contagiada e transmitir é pequena, mas tem estudo que mostra que a possibilidade é grande".


17:45

Teste sorológico gratuito para doadores de sangue

"Eu não sei se um teste gratuito sorológico é viável. Aquilo que o governo do Estado puder fazer, vai fazer. Na hora que determinamos uma ação pro setor privado, temos que ver se é institucional ou não. O teste sorológico é importante, mas mede muito mais se a pessoa tem o anticorpo. Na hora que você tem um sintoma, o mais adequado é o PCR, que mede a identificação do vírus naquele momento. Tem questão legal e a de saúde".


17:44

Índice de isolamento social

"É um apelo que fazemos. Nós começamos oficialmente em março. Até junho nós crescemos. Em julho começamos a estabilizar. O tempo de subida é mais ou menos o tempo de descida. A descida pode ser mais longa, dependendo do comportamento das pessoas. Não dá mais pra gente trabalhar o isolamento como única medida. Vamos continuar pedindo por ele, mas pedimos que se preocupem com coisas importantíssimas: quem puder ficar isolado, fique. Mas especialmente pedimos distanciamento social, é fundamental. Pedimos o uso de máscara, protocolos de higienes. Tudo isso dentro de protocolos estabelecidos para atividades que liberamos".


17:38

Migração de leitos

"Nós trabalhamos sempre com a gestão de leito em uma referência estadual, nunca regional ou municipal. Em alguns momentos, uma região teve ocupação maior e nós transferimos pacientes de uma região para outra... Essa é a gestão. Se você olhar o painel hoje, acho que estamos em 66% do número de leitos que podem estar disponíveis. O que estamos transferindo de leito é da região metropolitana".


17:37

Velocidade da transmissão

"Nós estamos em queda. Vamos continuar identificando muitos casos de pessoas com coronavírus no Estado até chegarmos ao número total. Os municípios estão testando mais, nós estamos crescendo o número de pessoas identificadas com a Covid-19. É importante a gente avaliar que a velocidade de transmissão está caindo, e avaliar o número de óbitos, que também está caindo. Isso é uma vitória de uma batalha, temos muito pela frente ainda".


17:29

Retorno das aulas

"Temos muita vontade de voltar com as aulas presenciais, mas ainda estamos em dúvida. Temos algumas regiões do Estado, como o litoral Sul por exemplo, em que temos uma transmissão acima de 1. Não é só o índice de transmissão que estamos atentos. Ainda temos uma letalidade alta, ainda temos número de pessoas que perdem a vida muito alto. Ainda estamos no dia 6, precisamos avançar um pouco mais para tomar medidas. Estamos na expectativa de que em setembro a gente possa voltar, mas ainda não posso bater o martelo".


17:28

Contribuição do comércio

"Quero anunciar que devido à contribuição do comércio neste processo todo, quase cinco meses, estamos extraordinariamente, mesmo nos municípios de risco alto, tomando todos os cuidados. Estamos autorizando que em todos os municípios, neste sábado, o comércio possa funcionar das 9 as 15h".


17:25

Comércio para risco alto

"O comércio vai funcionar cinco dias da semana. O município pode escolher se quer funcionar de segunda a sexta ou de terça a sábado. O funcionamento dos restaurantes será de segunda a sábado. Domingo ainda não estamos em condições de permitir para municípios de risco alto. Shoppings terão as mesmas restrições".


17:22

Comércio para risco moderado

"Para os municípios com risco moderado poderá funcionar o comércio de segunda a sábado. No sábado, estamos pedindo que funcione de 9 as 15h. Podem funcionar 6 horas, e escolher o horário de funcionamento desde que não passem das 18h. Com relação a restaurantes e bares, inclusive Shopping Center, podem funcionar todos os dias da semana até as 18h. Nosso limite é o horário. Bares continuam proibidos, mas restaurantes podem funcionar todos os dias. Isso vale a partir deste final de semana. Estamos liberando também as atividades aeróbicas individuais nas academias".


17:19

Comércio para risco baixo

"Cautelosamente, mantendo todas as orientações, nós achamos que é hora de fazer mudanças nas medidas qualificadas. Estamos, então, nessas novas medidas qualificadas, considerando que elas possam valer a partir de sábado agora, por ser Dia dos Pais este final de semana. Para municípios com risco baixo, as atividades são normais. O que muda é o funcionamento dos restaurantes e bares. Pode funcionar o comércio em horário normal em todos os dias da semana. Ainda estão proibidos aglomerações e eventos. Atividades econômicas tradicionais estão permitidas".


17:18

"É preciso manter disciplina"

"Vocês estão vendo que estamos conseguindo êxito, estabilizamos a demanda por leito hospitalar, conseguimos atender a todos que dependeram de leitos de UTI, vamos deixar pós-pandemia um legado extraordinário de infraestrutura para o sistema de saúde no Estado. Conseguimos êxito na pandemia, na transparência... Conseguimos êxito também na redução de óbitos, mas o número ainda é grande. Precisamos evitar aglomeração e manter todas as orientações, é o caminho que temos para continuar reduzindo o contágio, número de pessoas com coronavírus, e que a gente continue aumentando os curados".


17:17

Velocidade do contágio

"Estamos para o 5º mês de pandemia. Nosso topo aconteceu entre o dia 10 e 20 de junho, foi quando chegamos ao ápice. De julho para cá começamos em um processo de queda, reduzimos o crescimento da velocidade do contágio. Algumas regiões conseguimos estabilizar, outras começamos a decrescer, mas outras ainda tem o contágio crescendo. Tomamos medidas, de lá para cá, dentro de uma matriz de risco e agora vamos aperfeiçoar".


17:15

Nova matriz de risco

"Temos hoje diversos passos dados, isso levou a gente a construir um plano de convivência com a pandemia. Ele estabelece medidas qualificadas para risco baixo, médio, alto e extremo. Mas não precisamos chegar as medidas de risco extremo. Mantida a matriz atual para essa semana, nossa equipe técnica trabalha para o aperfeiçoamento de uma nova matriz, que deve sair nos próximos dias, com novos parâmetros".


17:13

Início da transmissão

"Boa tarde, amigos e amigas. Vamos fazer mais uma palavra dirigida aos capixabas sobre a pandemia".

Covid-19
Covid-19. Crédito: Pixabay

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.