Coronavírus: Casagrande fala sobre últimas medidas no ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (5); veja o que foi dito

Publicado em 05/06/2020 às 17h21
Atualizado em 05/06/2020 às 19h47

17:58

Fim da transmissão

"Obrigado a todos. Recebo informação aqui que abriremos mais 30 leitos de UTI no Jayme dos Santos Neves, na Serra. Este é mais um suporte às pessoas. Leito de UTI é muito importante, mas não salva vidas. O que salva é o distanciamento social. Obrigado a vocês e bom final de semana. Felicidades".


17:55

Cidadão que desrespeitar decretos poderá ser punido?

"A punição direta ao cidadão é possível, mas é muito difícil de ser executada efetivamente. O que temos feito nesses três meses, desde março, é um apelo às pessoas. Lógico que na hora que tivermos que tomar medidas de risco extremo, vamos aumentar essa cobrança".


17:51

Isolamento social

"Renda mínima é responsabilidade do governo federal. Estou vendo muita gente fazendo esporte coletivo nas praias, passeando, aglomerando nas montanhas. Mas a renda mínima é uma tarefa do governo federal, nós estamos ajudando, disponibilizando cesta básica para alunos... Mas não temos capacidade de fazer renda mínima. Quando ao aumento do isolamento, a matriz de risco vai apontando em uma direção. Tem as exigências do uso de máscaras, distanciamento social, outras regras... Isso no risco baixo. Agora com risco moderado temos as modificações nas atividades econômicas. No risco alto, funcionamento do comércio em dias alternados... Tudo isso na busca de aumentar o distanciamento e reduzir a interação. Se nada disso adiantar, chegaremos no risco extremo, que teremos a paralisação total do comércio. Essa semana, com o novo mapa de risco, com base na matriz, talvez consigamos reduzir interação, aumentar distanciamento. A matriz vai mostrando a medida que o risco vai aumentando".


17:49

PMV anuncia criação de hospital de campanha

"Essa medida da Prefeitura de Vitória é muito boa. Acho que Serra vai fazer também. É bom porque consegue fazer um atendimento de forma isolada, das pessoas com Covid. Se puder fazer isso, é uma decisão importante porque conseguimos deixar o paciente ali até conseguir fazer o teste, e ver se está com o vírus ou não. Mas é uma decisão boa e tem todo o nosso apoio".


17:47

Leitos em hospitais particulares

"O Ministério Público Estadual tem esses dados. A Secretaria de Saúde está buscando essas informações diariamente. É um esforço que a gente tem, por exemplo, de número de leitos de UTI hoje, ocupados no setor privado. 154 leitos de UTI estão ocupados no setor privado. Temos 372 no serviço público. Temos esses dados diariamente, é por isso que eu penso que o MPF pode colaborar na divulgação desses dados para a sociedade capixaba".


17:44

Hospitais de campanha

"Vou fazer um exame sorológico semana que vem, de sangue. Quanto aos hospitais de campanha, gerenciamos alguns hospitais nessa semana que passou. Fizemos parcerias com as entidades filantrópicas no Espírito Santo. Faremos ampliação provisória para leito de isolamento em Barra de São Francisco e São José do Calçado. Já fizemos isso no Silvio Ávidos em Colatina. Estamos com diversos hospitais abrindo serviços novos e isso, com certeza, representa muito mais do que 10 hospitais de campanha".


17:42

Limite deve ser perto de 800 leitos

"Nós estamos rompendo nosso limite todos os dias. Mas eu considero que, hoje, a gente tem 572 leitos de UTI, considero um esforço muito grande, não por falta de equipamento, mas por falta de um conjunto. Respiradores que ainda receberemos dão uma certa segurança. Se não faltar nenhum medicamento nesse tempo, poderemos chegar em torno de 800 leitos de UTI para a Covid".


17:40

Leitos de UTI

"No nosso mapa, tem 572 leitos de UTI. Vamos abrir agora, até o final da semana que vem, mais 100 leitos de UTI. Chegaram 60 respiradores na semana passada, 100 respiradores nessa semana, compramos da Itália 350 respiradores. O esforço que a gente fez para comprar respiradores deu certo, conseguimos comprar 110 aqui, localmente. Em junho e julho, serão entregues os outros. Ter respirador não quer dizer que a gente consiga abrir imediatamente leitos de UTI. Precisamos de profissionais, outros equipamentos e insumos que estão sendo mandados para o Estado todo".


17:38

Comércio em São Mateus

"Estamos abertos a conversar com os comerciantes. Quando reduzimos o tempo no comércio, é um sinal claro de que é preciso que as pessoas não se exponham nas ruas. Quanto mais tempo de comércio aberto, mais tempo das pessoas estarem expostas nas ruas. Por isso reduzimos o número de horas de comércio aberto. Se tiver que ir à rua comprar algo essencial, vá em um bate e volta com toda cautela e medidas necessárias de prevenção. Mas estamos abertos a conversa com a associação comercial".


17:36

Matriz de risco

"A primeira matriz de risco foi levado em consideração o coeficiente de incidência. Depois, avançamos para número de leitos de UTI e agora, na terceira fase, pessoas com mais de 60 anos. Pode ser que a gente tenha se aperfeiçoado. Ela é um sinal claro de alerta para a sociedade capixaba, é uma matriz que está nos ancorando, apoiando e direcionando para nossas ações".


17:34

Medidas de risco extremo

"Não chegamos ao risco extremo, não uso a palavra 'lockdown'. Se chegarmos ao risco extremo, vamos desenvolver medidas para isso. Essas medidas ainda não estão validadas completamente porque não chegamos nela. Mas semana que vem teremos mais detalhes sobre isso. Eu não tenho como apresentar ainda".


17:33

Ação do MPF

"Nós somos campeões em transparência. Estamos em uma posição de vanguarda na transparência. Não aceito que o MPF questione os dados. É inconcebível que eles levantem suspeitas sobre os dados dos leitos que estamos abrindo no Estado do Espírito Santo".


17:29

Atividade econômica

"Já não há mais município com risco baixo. Se isolamento não aumentar, a tendência é caminharmos para o risco extremo. Os dados vão dizer isso. Estamos abrindo leitos de UTI, comprando respiradores, fazendo esforços gigantescos. A doença está no nosso calcanhar. Se a gente quiser conciliar atividade econômica com atendimento no sistema de saúde, precisamos abrir mão de algumas coisas. Uma parte da sociedade não quer abrir mão do lazer então, quem terá que sofrer, vai ser a atividade econômica. Essa é a realidade".


17:26

Mapa do ES em vermelho e amarelo

"36 municípios ficarão em risco alto e 42 em risco moderado. Esse mapa poderá ser alterado, porque ainda teremos um número de testes que será lançado hoje. Pode ser que algum município saia do risco alto e vá para o moderado, ou vice-versa. Esse não é o mapa que será publicado amanhã. De qualquer maneira, o mapa será todo vermelho e amarelo. O importante é a mensagem nesse mapa: quanto maior a interação, maior é o risco. Está claro que a interação está alta aqui no Estado, a demanda de saúde é alta e o risco vai aumentando. Nesses 36 municípios, comércio deverá funcionar em dias alterados. Nos demais municípios, funcionará de segunda a sexta. A partir de amanhã, com o novo mapa, 52 municípios não abrirá o comércio aos sábados".


17:24

Leitos de UTI

"Estamos entre 80 a 90% de leitos de UTI ocupados. Hoje estamos esperando mais resultados de testes, estamos com atraso por conta da falta de insumos no Lacen. Um pouco dos testes foram para o Paraná e já começaram a ser lançados no sistema".


17:23

Matriz de risco

"O que vamos apresentar rapidamente para vocês é sobre a matriz de risco, indicando de 80 a 85%. Ela leva em consideração a coeficiência de incidência em cada município, pessoas infectadas, letalidade, grau de isolamento por município e o percentual de pessoas acima de 60 anos de idade. São as ameaças, que podem fazer com que o município seja de leve, moderada, alta e extrema ameaça".


17:21

Início da transmissão

"Boa noite. Tem um tempo que não faço entrevista coletiva. Ontem concluí meu 14 dias de sintomas, portanto, eu teoricamente, a partir de hoje, estou fora da transmissão do vírus. Estou imune. Ainda não estou me relacionando com a normalidade que eu poderia. Ainda este final de semana ficarei em quarentena, mas já passei da fase dos sintomas da doença, não sofri muitos os sintomas, alguns leves, graças a Deus. Estou na fase fora dos 14 dias. Também quero agradecer quem esteve orando e torcendo, enviando energias positivas para mim, minha esposa e minha mãe".

Amostra laboratorial do coronavírus, que pode causar desde resfriados comuns até SARS e MERS
Coronavírus. Crédito: Center for Desease Control and Prevention

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Renato Casagrande Governo do ES SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo Pandemia Isolamento social Lockdown

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.